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4 habilidades importantes para desenvolver em 2022

Anotem aí: essas 4 habilidades serão a moeda de troca no seu local de trabalho em 2022, e você ouviu primeiro aqui na Umentor

 

Mas vamos começar do começo. 

 

Que contexto é este que estamos vivendo no mercado de trabalho?

 

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial publicado em outubro do ano passado, a rápida aceleração da automação e a incerteza econômica causada pela pandemia mudará a divisão do trabalho entre humanos e máquinas, causando 85 milhões de empregos a serem deslocados e 97 milhões de novos a serem criados em 2025. 

 

Essa é uma realidade que sinaliza uma grande oportunidade para quem trabalha no RH. Isso porque agora temos a chance de criar uma verdadeira e contínua cultura de aprendizado e desenvolvimento nos locais de trabalho de todos os tipos!

 

E como sempre, tudo começa com as habilidades necessárias para ocupar os cargos que serão criados e remodelados. Portanto, para os gestores, essa é a hora!

 

Precisamos ajudar nossas equipes a desenvolver suas habilidades: colaboradores, gerentes, executivos, todos juntos necessitam estar focados em uma cultura de aprendizagem para habilidades de alta demanda!

 

Mas quais são essas habilidades? 

 

O Relatório 2021 Workplace Learning Report do LinkedIn revelou que 59% dos líderes de RH e gestores de 27 países estão colocando como prioridade a qualificação e requalificação dos colaboradores para 2022, um aumento de 15% em relação este ano.

 

Portanto, saber quais são as habilidades que estão em voga agora pode ajudá-lo a se desenvolver, manter-se à frente dos demais. 

 

Veja aqui:Desenvolvimento de pessoas: a importância para o RH estratégico 

 

Vamos à lista?

 

Aqui estão as habilidades que serão mais exigidas em 2022!

 

  1. Gerenciamento de mudanças

 

As coisas mudaram nestes dois últimos anos, mas é importante lembrar que a mudança é contínua! E, embora o ritmo possa mudar, é improvável que a evolução pare! Daí por que as pesquisas recentes listaram o gerenciamento de mudanças como uma das principais habilidades.

 

Seja influenciando a mudança ou reagindo a ela, é importante que sejamos responsivos e flexíveis! Desenvolver habilidades de gerenciamento de mudança significa ser mais sistemático e eficaz, entendendo como você pode influenciar pessoas, equipes e organizações durante os períodos de fluxo.

 

60% dos funcionários pesquisados em todo mundo acreditam que o aprendizado é a arma secreta que os torna mais capazes de mudar!

 

 

  1. Fluência digital

 

Nomeada entre as duas habilidades mais importantes em todos os países no Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho de 2021 do LinkedIn. Mas o que seria fluência digital?

 

Fluência deriva da palavra‘ fluxo ’e quando pensamos em ser‘ fluente ’em qualquer contexto, refere-se a ser flexível, preciso, eficiente e apropriado. Em outras palavras, a maneira como usamos as habilidades, a linguagem e a fala flui de maneira natural e fácil. Em um contexto digital para aprendizagem, fluência envolve o uso de tecnologias. 

 

No local de trabalho, isso significa a capacidade de identificar a tecnologia certa e usá-la de forma eficaz para atingir objetivos, transformar a forma como trabalhamos, inovar e colaborar. 

 

Empresas digitalmente fluentes têm 2,7 vezes mais probabilidade de ter experimentado alto crescimento de receita (mais de 20%) nos últimos três anos e 5,4 vezes mais probabilidade de ainda projetar alto crescimento de receita nos próximos três anos. 

 

  1. Colaboração e comunicação

 

Bem, essa habilidade provavelmente está em todas as listas desde o início dos tempos, mas, sem dúvida, estamos entrando na era mais importante de colaboração que podemos nos lembrar! 

 

Com as pessoas gastando em média 65,2% do tempo trabalhando em casa e 34,8% no escritório, a forma como nos comunicamos e colaboramos deve ser sincronizada com formas híbridas de trabalho!

 

Desde como fazemos perguntas e trabalhamos juntos diariamente até como compartilhamos e armazenamos conhecimento, 2022 é o ano para cimentar novas maneiras de trabalhar, em vez de voltar ao tradicional.

 

Os resultados do relatório do LinkedIn, revelaram a importância de aprendermos juntos nesta era digital e colaborarmos usando a tecnologia.

 

“Aprender juntos aumenta o engajamento. Os alunos que usam recursos sociais – perguntas e respostas, compartilhamentos de cursos e grupos de aprendizagem – assistem 30 vezes mais horas de conteúdo de aprendizagem do que alunos que não usam ”.

 

Se você está planejando construir uma base de conhecimento compartilhada e criar uma cultura de aprendizagem social em 2022, fale com alguém de nossa equipe hoje e nós mostraremos como!

 

Veja aqui:  Soft Skills: o que são e como desenvolver?

 

  1. Pensamento crítico e analítico

 

Quem tem pensamento crítico está em alta, isso porque as empresas sempre precisam de melhores soluções. Mais especificamente, o pensamento crítico no trabalho ajuda você a:

 

  • Melhore a tomada de decisão, analise a validade de um argumento e seu impacto potencial;
  • Forme suas próprias opiniões sobre um tópico, desenvolva sua ética e confiança pessoais;
  • Envolva-se em um nível mais profundo e intelectual com seus colegas de trabalho e supervisores para formar relacionamentos de trabalho mais fortes;
  • Avalie seu próprio trabalho para determinar maneiras de melhorar a qualidade e a eficiência;
  • Desenvolva melhores habilidades de compreensão, tanto em conversação quanto em leitura. 

 

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