Nosso Blog

6 dicas de gestão de pessoas que dão ótimos resultados

É fato: toda empresa pode melhorar seu desempenho com os recursos que já possui. E isso não tem nada a ver com estender horas no expediente ou trabalhar num ritmo insano. Na verdade, é uma questão de otimizar o tempo com técnicas e ferramentas certas. Seguindo apenas algumas dicas de gestão de pessoas, você vai melhorar significativamente a eficiência da sua equipe.

1. Identifique gargalos que roubam a produtividade

Antes de tudo, tire um tempo para analisar a sua empresa e perceber onde estão os maiores gargalos de eficiência. Então, reveja os processos para identificar o que pode ser melhorado. Fazer uma reunião com a sua equipe e perguntar o que eles já identificam e quais dificuldades eles sentem é um bom começo.

2. Tenha um plano de ação estratégico para um trabalho mais assertivo

Depois disso, uma das dicas de gestão de pessoas é criar um plano de ação, com metas bem definidas. Essa é uma boa forma de aumentar a eficiência do seu time. Faça isso junto com os seus colaboradores, para que todos se sintam representados nesse planejamento. Assim, fixem objetivos e datas para alcançá-los, atribuindo responsáveis pelas ações. Contudo, não se esqueça de registrar por escrito e disponibilizar esse arquivo a todos os envolvidos. Pode parecer banal, mas assim o comprometimento é maior.

3. Construir juntos é uma das grandes dicas de gestão de pessoas

Construir metas junto aos seus colaboradores é interessante porque isso fortalece o relacionamento entre eles. Também aumenta o sentimento de pertencimento à empresa. Só isso já os deixa mais motivados para atingi-las. No entanto, desenvolver o espírito de liderança em cada um dos integrantes do time é fundamental para ter bons resultados. Afinal, comportamentos de líder (independente do cargo) faz com que o colaborador tome a frente de seus trabalhos, seja mais responsável, abrace novos desafios e contagie a equipe.

Para isso, invista em capacitações e treinamentos. Quem recebe esse tipo de conteúdo se sente mais valorizados e satisfeito com o próprio trabalho e, é claro, tem um rendimento melhor.

4. Capacitar seu time é uma valiosa estratégia de gestão de pessoas

Para capacitar e treinar o seu time, você também pode aproveitar recursos que já têm. Entre em contato com os núcleos comerciais que a sua empresa faz parte, ou com os próprios fornecedores. Alguns deles possuem cursos e treinamentos gratuitos, muitas vezes não aproveitados, por exemplo.

Além disso, empresas como a Umentor oferecem educação corporativa online para empresas, nas mais diversas áreas de conhecimento. Também oferecem ferramentas desde a seleção de colaboradores e criação de banco de talentos, até a análise de performance após a contratação. Investimentos como esse dão amparo total à gestão de pessoas da sua empresa e qualificam muito os seus recursos humanos. Tudo isso numa ferramenta só.

5. Valorize pessoas da casa

Entre as dicas de gestão de pessoas, essa é uma das mais importantes: esteja atento aos talentos da sua empresa. Em muitos casos, é possível ajustar a função de um funcionário para aproveitar melhor suas habilidades. Ao invés de contratar um novo gerente, por que não apostar naquela sua colaboradora que está brilhando no time? Ou então, que tal abrir um processo de recrutamento interno para descobrir um talento que pode estar escondido?

Estratégias como essa costumam melhorar o engajamento dos funcionários, pois eles percebem que têm lugar para crescer na empresa se sentem valorizados. Além disso, os resultados são muito vantajosos. Afinal, quem ocupará um cargo de liderança é alguém que já conhece bem a empresa, tem boa relação com o restante dos funcionários e vai se adaptar muito mais rapidamente à função.

6. Finalmente, outra das dicas de gestão de pessoas é: aposte no digital.

Existem muitos serviços digitais gratuitos e que são deixados de lado. Eles, aliás, são uma oportunidade de melhorar o fluxo de trabalho e otimizar processos. Isso significa, portanto, economia de tempo e dinheiro.

Google

O Google disponibiliza diversas ferramentas gratuitas e muito úteis para empresas. Algumas delas são:

  • Drive: Para armazenar e compartilhar arquivos na nuvem.
  • Docs: Utilize para criar online documentos de texto, planilhas, apresentações e formulários de pesquisa.
  • Meet: Ferramenta para videoconferências.
  • Agenda: Serviço online de agenda para equipes. Ótimo para organizar compromissos do time e receber lembretes.

Aplicativos

Uma ótima maneira de otimizar tempo certamente é utilizar aplicativos que vão facilitar a sua gestão. Fica muito mais fácil compartilhar informações, organizar o fluxo de trabalho ou receber respostas com mais rapidez, por exemplo. Alguns aplicativos úteis são:

  • Dropbox: Um dos aplicativos mais utilizados para compartilhar e armazenar arquivos na nuvem. Nele, você pode guardar documentos, vídeos, fotos e capturas de tela na nuvem, além de organizar tudo em pastas.
  • Trello: Essa é uma ótima opção para gerenciar projetos ou mesmo a rotina de trabalho. Com uma estrutura em listas semelhante ao kanban, pode ser ajustado de acordo com cada projeto. Assim, ao bater o olho, já é possível entender as ações a serem feitas. O Trello pode ser usado por uma pessoa só ou em equipes. Também está disponível para usar no navegador.
  • Agendor: Aplicativo muito útil para organizar vendas e rotinas com clientes. Ele permite que você cadastre os seus clientes e receba lembretes para acompanhar a jornada de compras deles. Também centraliza dados importantes dos seus leads. Ademais, pode ser acessado do celular pelo aplicativo, ou pelo navegador no seu computador.
  • Medite-se: Quando estamos com a cabeça no lugar, o trabalho rende muito mais, não é mesmo? Esse é um ótimo aplicativo para organizar as ideias e melhorar a concentração por meio da meditação. Em resumo, nele há áudios que vão lhe ajudar numa introdução à meditação.

Enfim, essas são apenas algumas dicas de gestão de pessoas para melhorar a rotina de trabalho do seu time e conquistar resultados ainda melhores. Se você quer ajuda para avaliar os processos do seu negócio e pensar em soluções personalizadas, entrem em contato com a Umentor. Não se esqueça de acompanhar os demais conteúdos do blog e também nossas redes sociais.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias