Nosso Blog

8 características de um chefe inspirador

Cada empresa oferece um serviço ou produto diferente para o mundo. Mas todas elas são movidas pelo mesmo combustível: pessoas. Por isso, uma das grandes chaves para o sucesso na esfera corporativa é um grande líder. São as características de um chefe inspirador que, em grande medida, determinam o perfil de uma equipe.

Um chefe inspirador com certeza conhece bastante da sua fatia de mercado, sabe a respeito de indicadores econômicos e também domina habilidades em gestão. Mas a grande verdade é que, sobretudo, ele sabe sobre pessoas. Afinal, com um líder que sabe como engajá-las e motivá-las, as equipes podem chegar em resultados incríveis!

Apesar de existir vários estilos de gestão, são comuns algumas características de um chefe inspirador. São elas que os levam a fazer pessoas de diferentes personalidades se mobilizarem em busca de um objetivo em comum e crescerem juntas no mesmo sentido.

Se você está com dificuldades em gerir sua equipe, observar esses pontos pode ser um bom começo para a mudança desse cenário.

1. Um chefe inspirador sabe como impulsionar pessoas

Quem trabalha com um grande líder, geralmente é feliz e confiante dentro e fora da empresa. Isso porque ele busca extrair as melhores características de cada pessoa. Ele as impulsiona, encontrando maneiras de fazer com que elas enxerguem seu valor e potencial. Assim, elas passam a acreditar em si mesmas e se sentem capazes de encarar novos desafios – tanto no trabalho, quanto fora dele.

Para isso, além de um bom relacionamento interpessoal, um bom chefe se vale de ferramentas para capacitar e acompanhar a evolução dos seus talentos. Algumas delas você pode encontrar no portfólio de serviços da Umentor! Se você sente que precisa melhorar o nível de conhecimento e habilidade do seu time, mas não sabe por onde começar, nós podemos lhe ajudar a dar esse primeiro passo.

2. Aposta na sua equipe

Um líder de verdade sabe como incentivar e motivar um time, mostrando que realmente faz parte dele. Isso porque, uma das características de um chefe inspirador é saber que não é o dono da verdade. Então, ele estimula a equipe conversando e desenvolvendo, em conjunto, as melhores soluções.

Mais do que isso, ele costuma trabalhar muito para desenvolver seus liderados, buscando por oportunidades de crescimento para cada um. Isso porque não busca sucesso apenas para si, mas para todos os integrantes da equipe. Afinal, além do benefício que isso traz para a vida de cada um, essa satisfação se converte em bons resultados para a empresa.

3. Não tem problemas em delegar

Chefes com perfil centralizador geralmente não alcançam bons resultados. Isso porque ao tentar tomar todas as tarefas para si, não conseguem realizar nenhuma com qualidade. Por isso, um bom líder sabe que delegar funções e tarefas é fundamental. Assim, a rotina de trabalho se torna mais saudável e eficiente, com tempo para tomar decisões com qualidade.

4. Uma das principais características de um chefe inspirador é saber tomar decisões com confiança

É claro, um chefe inspirador acredita no coletivo. No entanto, também sabe tomar para si a responsabilidade de decisões importantes. Além disso, ele transmite confiança, pois têm capacidade para negociar e buscar a melhor solução diante dos problemas.

5. É um exemplo para seus liderados

A equipe de uma empresa é o reflexo de seu líder. Um chefe inspirador é, antes de tudo, um exemplo para seus liderados. Se ele nunca chega no horário, não cumpres suas obrigações e tem um comportamento pessimista, provavelmente assim também será a sua equipe. O chefe deve ser a primeira pessoa a demonstrar bom comportamento, representando apoio e incentivo.

Além disso, uma das fortes características de um chefe inspirador é a coerência. Ele age respeitando os mesmos valores tanto dentro, quanto fora do ambiente corporativo. Além disso, não obriga seus colaboradores a contrariarem as próprias crenças e valores. Ainda, não tem problemas em admitir que errou e tem humildade para aprender com essas situações.

6. Um chefe inspirador se comunica bem

Lidar com pessoas requer uma comunicação assertiva. Assim, fica mais fácil delegar, orientar, corrigir, ensinar… sem cair em ofensas ou ser mal interpretado. Por isso, uma das características de um chefe inspirador é se comunicar de forma clara, objetiva e sempre com respeito.

7. Sempre oferece feedback

Um bom líder também dá feedbacks aos profissionais da empresa em relação às atividades desempenhadas. Ele faz isso frequentemente, não apenas quando quer consertar algum comportamento. Também utiliza o feedback como uma forma de valorizar e reforçar atitudes positivas. Afinal, saber reconhecer o bom desempenho de um funcionário faz parte da tarefa de um bom líder.

8. É presente e põe a mão na massa

Finalmente, uma grande característica de um chefe inspirador é estar sempre por perto e disposto a trabalhar junto com a equipe. Ele não deve ser alguém que apenas fica numa sala gerenciando números. Mas deve conviver dia a dia com sua equipe, entendendo seus sucessos e desafios.

Também deve estar por perto para orientar sempre que necessário e ser um ponto de apoio para a equipe. Além disso, nos momentos em que é preciso desenvolver estratégias que requeiram a sua experiência, ele não hesita em ajudar.  Essas atitudes geram proximidade com a sua equipe e a estimula a gerar melhores resultados.

Com quais dessas características você se identificou? Se você ocupa um cargo de liderança, com certeza buscar aprimorar algumas delas vai refletir nos resultados da sua equipe. No entanto, independente do cargo, qualquer profissional com esse perfil com certeza vai se destacar. Para mais conteúdos que vão lhe ajudar ainda mais no processo de liderança, confira os conteúdos do nosso  blog e nos siga nas redes sociais!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias