Nosso Blog

Banco de talentos: por que ter um na sua empresa?

Ser assertivo e eficiente na seleção de candidatos para uma vaga da empresa é um dos maiores desafios e prioridades dos recrutadores. O banco de talentos é uma das ferramentas estratégias que auxiliam neste processo.

O que é um banco de talentos para empresas?

O banco de talentos é uma ferramenta, preferencialmente digital, que armazena informações sobre pessoas que já se candidataram para alguma vaga da empresa. 

Ele é essencialmente útil nos processos de recrutamento e seleção, pois além de otimizar o trabalho do RH, também garante mais assertividade na escolha dos candidatos. Ao selecionar as competências necessárias para uma determinada vaga da empresa, o banco de talentos servirá como norte para conhecer os profissionais que estão disponíveis no mercado e até mesmo adiantar a triagem antes mesmo de divulgar a vaga, entrando em contato com algum dos candidatos do banco de talentos.

As informações armazenadas nele variam entre:

  • informações básicas sobre perfil: nome, idade, profissão, etc.
  • histórico de atuação: experiências e projetos anteriores,
  • informações de contato;
  • principais competências e habilidades (técnicas e comportamentais);
  • considerações sobre o(a) candidato(a).

Ademais, a ferramenta funciona como um currículo de candidatos, com a possibilidade de incluir comentários a respeito do candidato depois de já conhecê-lo, dependendo do formato e da forma que a gestão optou por criar o banco de talentos.

Além de manter dados de pessoas externas (candidatos que não foram contratados), também é interessante ter uma base dados os colaboradores atuais e que já passaram pela empresa. Para facilitar a tomada de decisão sobre promoções, por exemplo, ou possibilidades de terceirização de serviço.

Assim, você pode acompanhar o desenvolvimento da carreira dos colaboradores, medindo o crescimento de cada um e podendo oferecer bonificações com precisão.

Por que ter um banco de talentos na empresa?

Diminuição de custos

Para fazer armazenamento, pode-se utilizar ferramentas e softwares gratuitos. Existem no mercado plataformas pagas, mas tudo depende do objetivo e da disponibilidade de verba destinada à melhorar estes processo.

Além disso, os gastos com divulgação são menores se você já tiver uma boa base de candidatos adequados à vaga, já triados para entrevistas. 

Otimização de tempo

Encontrar os candidatos adequados pode levar um tempo, especialmente se a vaga é nova na empresa.

O período entre divulgação e triagem é otimizado já havendo um banco de talentos, pois através dele você pode selecionar alguns dos candidatos e verificar se ainda há interesse em trabalhar na empresa.

Facilidade de acesso

O banco de talentos é dividido por categorias, o que facilita a navegação e encontrabilidade das pessoas certas.

Buscar diretamente pelas competências desejadas para uma vaga dentro do banco de talentos irá direcionar a seleção. Um processo muito mais rápido do que abrir gavetas com pastas de currículos impressos separados pelo nome dos candidatos, certo?

Cuidados e dicas com o banco de talentos

Por fim, para construir um banco de talentos eficiente, é preciso tomar alguns cuidados. 

  1. Armazene os dados virtualmente:

Isso otimiza a busca pelas informações e garante que fiquem salvas. 

  1. Mantenha o banco atualizado

Assim você estará explorando seu potencial ao máximo com dados reais e atuais.

Muitas empresas costumam receber currículos mesmo que não haja vagas abertas. Não ignore estes candidatos, salve no banco de talentos e mantenha ele atualizado.

  1. Faça back-up

Assim você garantirá a segurança das informações.

Se está em busca de otimizar seu processo de recrutamento e seleção sendo ainda mais assertivo, veja aqui como a plataforma da Umentor pode auxiliar nisso.

Então, se você achou este conteúdo útil, compartilhe com seu gestor ou demais colegas gestores. Confira mais conteúdos como este em nosso blog e nas nossas redes sociais.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias