Nosso Blog

Desenvolvimento de pessoas: a importância para o RH estratégico

O cenário atual de globalização e tecnologia exige que as organizações passem a dar maior importância para o desenvolvimento de capital humano. 

 

Esse contexto exige das empresas uma constante preocupação com as mudanças e adaptações, e  para  tanto, orienta para a necessidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento de seus colaboradores. 

 

Isso quer dizer que um dos objetivos da gestão de pessoas na atualidade é criar times de alta performance!

 

Mas como isso é possível?

 

Para formar equipes de alta performance a principal estratégia é o investimento em aprendizagem e desenvolvimento humano. 

 

Isso mesmo! Treinamento e desenvolvimento são as ferramentas essenciais do RH do futuro.

 

Na sua empresa, treinar e desenvolver os profissionais é visto como uma despesa ou investimento?

 

Caso sua resposta tenha sido a primeira opção, acredite: você não está sozinho. Muitos RHs passam pelo mesmo obstáculo ao tentar implantar um plano de treinamento e desenvolvimento, mesmo tendo todas as informações e dados necessários sobre a sua importância.

 

Quer reverter o cenário e potencializar suas equipes através de um planejamento eficaz?

 

Investir no desenvolvimento de pessoas contribui efetivamente para gerar altos níveis de conhecimentos e habilidades que possibilitam o envolvimento dos profissionais em tarefas complexas e não rotineiras. Realizando estas funções com maior eficiência e qualidade e, consequentemente, agregando maior valor para as corporações. 

 

Organizações que investem em desenvolvimento e capacitação possuem a percepção de que: os colaboradores são a ligação entre a empresa, o mercado e o cliente.

 

Isso porque colaboradores bem preparados e devidamente desenvolvidos, fortalecem a relação entre a organização e a sociedade, e comunicam positivamente informações em prol da empresa – employer branding

 

 

Esta é uma das melhores formas de reter talentos, alcançar a melhor performance e obter resultados de alto impacto. 

 

Por isso, neste artigo você vai aprender a planejar e executar esse processo da melhor forma na sua organização.

 

Diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas

 

Para iniciar, primeiramente, é importante entender que há uma diferença básica entre treinar e desenvolver pessoas.

 

O treinamento pode ser definido com uma prática de  educação  profissional   com   objetivo   de preparar uma pessoa para ocupar determinada ocupação  na  organização,  ou  ainda,  um processo educacional de curto prazo  que  utiliza  procedimentos  sistemáticos  e organizados  pelos  quais  as  pessoas aprendem   conhecimentos   e habilidades técnicas para um propósito definido. 

 

Chiavenato   (2009)   cita   três   principais objetivos que necessitam de observação, sendo eles: 

 

  • Preparar  as  pessoas  para  realizar  suas atividades em imediato;
  • Oferecer oportunidades para o desenvolvimento  pessoal,  não  apenas  para  o cargo   atual,   mas   também   para   possíveis promoções;
  • Proporcionar  mudança  de  atitude  a  fim de  favorecer  o  ambiente  de  trabalho  e  o  clima entre as pessoas.

 

Resumindo: o  treinamento é pontual e está relacionado aos aspectos técnicos de uma função, possuindo uma curta duração. 

 

Já o desenvolvimento de pessoas está mais relacionado  com  a  educação  e  com  a orientação   para   o   futuro.   O desenvolvimento está mais focado  no   crescimento   pessoal do colaborador  e visa  à  carreira futura  e  não apenas o cargo atual. 

 

O desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo. Isso quer dizer que ele envolve a aprendizagem de competências relacionadas aos  processos   mais profundos  de  formação  da  personalidade profissional e humana   da melhoria    da    capacidade    de compreender e interpretar o mundo.

 

Resumindo: o principal objetivo do desenvolvimento é tornar o profissional cada vez mais valioso para a corporação, traçando um olhar para o futuro, antecipando tendências, oportunidades e demandas.

 

Vamos descobrir o passo a passo para implementar um projeto eficaz de desenvolvimento de pessoas?

 

4 etapas para criar um programa de desenvolvimento de pessoas 

 

  1. Mapeamento das necessidades

 

Antes de tudo, um programa para o desenvolvimento de pessoas exige a compreensão das necessidades ou dores da organização. 

 

Caso a sua empresa ainda não possua diretrizes sobre desenvolvimento de pessoas, o primeiro passo é definir o que se pretende alcançar, ou seja quais são seus objetivos? Essa prática deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. O que estamos precisando? 

 

Entender as lacunas de habilidades que a empresa precisa preencher a médio e longo prazo e entender o que cada colaborador deseja para a carreira. 

 

A capacitação e desenvolvimento de pessoas é uma ferramenta valiosa na gestão de pessoas e por esse motivo deve estar atrelada às necessidades da equipe. Estratégias como a pesquisa de clima organizacional e os planos de desenvolvimento pessoal (PDI)  contribuem para uma percepção geral de quais as necessidades entre os colaboradores. 

2. Defina as metodologias e os recursos

 

Em seguida, é preciso desenhar quais metodologias e recursos podem ser utilizados de acordo com as necessidades levantadas. Quando falamos em desenvolvimento de pessoas estamos tratando do aperfeiçoamento pessoal para o progresso de carreira. 

 

Portanto, as técnicas aplicadas para tal objetivo devem ser muito bem pensadas. 

 

Por isso, é preciso entender quais  metodologias são as melhores para cada indivíduo ou grupo de pessoas. 

 

Por exemplo, a geração Z tem uma forma de aprendizado mais digital do que os millennials. Separamos alguns exemplos de métodos de desenvolvimento:

 

  • Educação corporativaé um recurso ligado à gestão de pessoas com a finalidade de promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais a partir da geração de conhecimentos gerais e específicos atrelados aos objetivos e estratégias da organização. 
  • Feedback – ter um retorno sobre as entregas é essencial para que o colaborador melhore seu desempenho;
  • Mentoria –  o programa de mentoria auxilia, principalmente, no desenvolvimento de novos líderes.

 

Além da metodologia, é preciso definir os recursos necessários. Que podem ser:

 

  • Treinamentos específicos em soft skills;
  • Leituras;
  • Projetos;
  • Entre muitos outros.

 

  1. Engaje seus colaboradores

 

Logo após definir as metodologias, é preciso engajar seus colaboradores para o processo de desenvolvimento. 

 

Faça um trabalho de instrução a respeito dos benefícios do programa de desenvolvimento. Estimule a participação dos líderes e gestores no processo. Faça comunicações constantes sobre o programa e sua importância através de e-mail ou ferramentas de comunicação interna.

 

  1. Acompanhe os resultados

 

Este passo é muito importante! Colher os resultados do programa de desenvolvimento é a etapa mais importante, pois é a partir dela que você poderá readequar as metodologias utilizadas e criar novas. 

 

Além disso, você terá dados importantes sobre o progresso dos colaboradores que poderão ser apresentados aos gestores. 

 

Para isso, recolha feedbacks, faça pesquisas e anote informações

 

Não se esqueça de avaliar o custo total, o número de colaboradores que aderiram ao programa e o desempenho. Os KPIs analisados vão depender muito de área para área e os líderes podem ajudar neste acompanhamento.

 

Benefícios do desenvolvimento de pessoas

 

Os benefícios de um programa de desenvolvimento de pessoas são inúmeros e melhoram o desempenho de todos. Dentre os principais estão:

 

  1. Retenção de talentos – cerca de 44% dos funcionários permanecem em uma empresa onde encontram oportunidade de crescimento, segundo artigo do GPTW Brasil. Ou seja, investir no desenvolvimento é de extrema importância para garantir talentos na sua companhia e diminuir as taxas de turnover.
  2. Melhoria de desempenho – ao desenvolver pessoas, conseguimos extrair o melhor do seu potencial e, com isso, conseguimos atingir melhores desempenhos no dia a dia. 
  3. Formar times de alta performance – como vimos ao longo do texto, o desenvolvimento de pessoas está relacionado a capacidades técnicas e pessoais, com isso, é possível formar times de alta performance, afinal, os funcionários aprendem a se relacionar melhor, focam em resolver os problemas e alcançar melhores resultados. 

 

E que tal uma plataforma online na qual você consiga construir este projeto?

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Em plataforma LMS como a da Umentor, por exemplo, você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

Nosso plus:

 

  • Avaliação de desempenho: A plataforma LMS da Umentor permite criar indicadores e gráficos de avaliação de desempenho; PDI; Pesquisa de clima; Pesquisa de liderança; Pesquisa pulse; Controle de metas e objetivos; Feedback Estruturado.

 

  • Recrutamento e seleção: A plataforma conta com um Banco de Talentos compartilhado onde todos os candidatos passam por um teste de perfil profissional tornando a busca mais assertiva. Dentre outras funcionalidades, é possível fazer uma Landing page de trabalhe conosco personalizada; Indicadores; Filtros avançados; Geração de currículo automático; Funil de Contratação; Match de candidatos;  Envio automático de feedbacks para os candidatos.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Esse post nos ajudou a entender o Treinamento e desenvolvimento como ferramentas essenciais para os RH’s de empresas que pensam no futuro.

Que tal solicitar uma demonstração e fazer parte da Umentor? 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias