Nosso Blog

Dicas para líderes de RH: como superar as 5 principais objeções ao propor mudanças?

Os líderes de RH frequentemente enfrentam objeções ao propor novas soluções para resolver um problema específico ou melhorar a eficiência do setor.

 

Neste artigo, vamos discutir os principais desafios que o setor de RH enfrenta na tomada de decisões  e como superá-los. 

 

Como o RH pode gerenciar a mudança?

 

Os líderes de RH podem frequentemente se encontrar em desvantagem ao propor soluções novas ou diferentes para lidar com os pontos problemáticos ou simplesmente melhorar a eficiência do setor para a organização.

 

Muitas vezes, essa desvantagem surge na forma de objeções relacionadas ao valor das propostas de melhoria e projetos de gestão de pessoas. O gerenciamento de mudanças é uma das áreas mais dolorosas para as empresas. 

 

Os especialistas afirmam que as estratégias de gerenciamento de mudanças falham em até 70% das vezes. Ainda assim, nenhuma organização pode seguir em frente sem mudança. 

 

Essas falhas podem ser evitadas com a compreensão das armadilhas que a maioria das organizações enfrenta ao lidar com mudanças. Freqüentemente, esses erros envolvem a abordagem de projetos a partir de uma perspectiva de atualização, enquanto se espera atingir as metas de negócios.

 

 No entanto, a atualização deve ser abordada simultaneamente como uma oportunidade para revisar e otimizar os processos de negócios subjacentes. Um projeto de gerenciamento de mudança verdadeiramente bem-sucedido dependerá de tecnologia, processo e elementos humanos. Então, como os profissionais de RH podem advogar internamente pela mudança e, ao mesmo tempo, garantir a melhor chance de sucesso? 

 

Abaixo estão algumas das objeções mais comuns ao gerenciamento de mudanças no setor de RH, dicas para superar essas objeções e defender soluções atualizadas. 

 

Objeção nº 1: É muito cara!

 

Solução: reserve um tempo para fazer a lição de casa quando olhar os custos reais atuais. Certifique-se de levar em consideração o nível de serviço, tempo e custo de recursos internos, oportunidade perdida, etc. Mapeie o negócio de forma clara e concisa, para que os tomadores de decisão tenham um entendimento claro antes de olhar para as soluções como uma mudança direta e dispensável. Por exemplo, apresente o custo de uma má contratação ou da perda de um colaborador por falta de estratégias de retenção ou desenvolvimento.

 

Veja aqui: O que é uma RH tech?

 

Objeção nº 2: Dá muito trabalho. Enfrentar essa mudança agora não é possível.

 

Solução: divida o projeto em estágios de fácil compreensão. Identifique todos os recursos necessários dentro da organização para cada estágio. Trabalhe com uma RH tech que adote uma abordagem de serviços profissionais para fornecer, complementar e gerenciar essas solicitações de recursos. Defina as expectativas para as solicitações de recursos em cada fase da forma mais clara possível.

 

Isso significa localizar uma empresa que possua bons antecedentes. A empresa deve ser capaz de identificar necessidades e desafios e auxiliar no pré-planejamento, integração e revisão e otimização pós-lançamento.

 

Veja aqui: As 5 prioridades para gestores de RH em 2022

 

Objeção nº 3: Incorporar uma nova solução será muito desafiador! Qual o objetivo?

 

Solução: entenda e prepare um plano de desenvolvimento de pessoas. Um bom fornecedor ajudará a criar um planejamento que atenda ao processo atual da empresa. É importante focar em quatro níveis distintos de suporte e serviço enquanto se aprende uma nova solução: defesa, implementação, integração e supervisão. Uma vez que um plano esteja alinhado com a organização, os times podem ser facilmente atualizados com essa nova solução em uma transição perfeita e bem-sucedida.

 

Veja aqui: Desenvolvimento de pessoas: a importância para o RH estratégico

 

Objeção nº 4: “Mas o nosso foco não é esse no momento”

 

Solução: Há conforto no familiar, portanto, ficar como está é uma escolha pragmática. Pode não ser, no entanto, o melhor para otimizar a situação atual de uma empresa. As organizações precisam ser ágeis e flexíveis quando confrontadas com o gerenciamento de mudanças e gestão de pessoas. 

 

Em uma onda de contratações, por exemplo, é fundamental possuir uma plataforma de automação que ajude na triagem de um número cada vez maior de candidatos a empregos.

 

Em um processo de atualização de cargos e treinamento específicos, é de grande relevância possuir uma Universidade Corporativa que atenda essas necessidades de forma rápida e objetiva.

 

Também, com um mercado cada vez mais competitivo, cuidar do ciclo de vida do colaborador é muito é um grande diferencial! Nesse sentido, possuir meios tecnológicos de realizar avaliação de desempenho e planos de desenvolvimento individual (PDI) é a maneira mais eficaz de retenção de talentos e aumento do nível de produtividade. 

 

Veja aqui: O que é Employee Experience e como realizar na minha empresa?

 

Portanto,  apresentar uma visão estratégica clara do impacto positivo proposto na organização com a solução é fundamental. Criar entusiasmo e defesa em torno do projeto desde o início será a chave para seu sucesso final.

 

Veja aqui: O que é Plano de Desenvolvimento individual (PDI) e como desenvolver?

 

Objeção no. 5: Quanto tempo até que os resultados sejam evidentes? Vale a pena fazer isso agora? 

 

Solução: em última análise, a solução trata de atingir um objetivo de negócios. Portanto, crie objetivos claros, de curto e longo prazo; definir o que significa sucesso para cada departamento e como a solução atende a esses parâmetros. Veja a solução de uma variedade de ângulos e mostre como ela resolve o problema de cada departamento. 

 

É importante mostrar como uma solução irá reduzir a carga de trabalho de RH, melhorar a experiência do candidato, economizar custos de contratação de longo prazo, reduzir a rotatividade negligente e integrar-se perfeitamente à cultura da organização

 

A SOLUÇÃO DO RH É IMPORTANTE, PORQUE AS PESSOAS SÃO O PRINCIPAL ATIVO DA SUA ORGANIZAÇÃO!

 

Ser capaz de responder a essas objeções ajudará qualquer profissional de RH a traçar metas e investimentos financeiros e de recursos para a liderança organizacional. Este exercício ajuda a desenvolver uma visão melhor de como a tecnologia, o processo e a equipe podem ser utilizados para o melhor resultado possível.

 

Quais objeções você enfrenta atualmente ao propor mudanças? E como você está resolvendo isso? 

 

Que tal uma plataforma online na qual você consiga construir este projeto?

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Em plataforma LMS como a da Umentor, por exemplo, você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

O DIFERENCIAL DA UMENTOR:

 

Avaliação de desempenho: A plataforma LMS da Umentor permite criar indicadores e gráficos de avaliação de desempenho; PDI; Pesquisa de clima; Pesquisa de liderança; Pesquisa pulse; Controle de metas e objetivos; Feedback Estruturado.

 

Recrutamento e seleção: A plataforma conta com um Banco de Talentos compartilhado onde todos os candidatos passam por um teste de perfil profissional tornando a busca mais assertiva. Dentre outras funcionalidades, é possível fazer uma Landing page de trabalho conosco personalizada; Indicadores; Filtros avançados; Geração de currículo automático; Funil de Contratação; Match de candidatos;  Envio automático de feedbacks para os candidatos.

 

Gostou desse conteúdo? 

 

Que tal solicitar uma demonstração e fazer parte da Umentor na transformação do seu RH?

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias