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Benefícios da pesquisa de clima organizacional.

Benefícios da pesquisa de clima organizacional.

Os efeitos são melhor entendidos se olharmos para os indicadores mais diretamente atingidos pelas boas práticas. O valor da pesquisa de clima pode ser visto em diferentes ganhos para a empresa.

1. Produtividade 

Não é novidade dizer que funcionários pouco motivados ou pouco conectados com a missão da empresa costumam apresentar um desempenho inferior — e o inverso é verdadeiro. 

2. Rotatividade 

Satisfação com o ambiente de trabalho, com o gestor direto e com os colegas tem tudo a ver com turnover, questão que é um grande problema para muitas empresas. 

3. Atração de talentos 

Uma empresa que tem autoconhecimento e que se preocupa genuinamente em escutar a opinião de quem faz o negócio acontecer, também conhece as necessidades de cada departamento e, portanto, a demanda por mão de obra. 

4. Competitividade 

Uma empresa com bom clima organizacional reflete diretamente no posicionamento no mercado e na marca como empregadora. 

Como aplicar a pesquisa de clima?

A estrutura da pesquisa fica a critério da empresa. Perguntas abertas ou fechadas, de múltipla escolha com campos abertos destinados a comentários e sugestões. Deve-se deixar a pessoa livre para acrescentar algo que não havia sido pensado pelos gestores, essa autonomia é essencial. E tudo isso você consegue fazer dentro da nossa plataforma.

Aplicar a pesquisa de clima envolve sapiência da área de Recursos Humanos já que a comunicação e a sensibilização bem-feita contribuem para que os colaboradores entendam qual a razão e a importância desse processo. Deve-se garantir o sigilo das respostas evitando que elas não condizam com a realidade por deixar a pessoa inibida.

Levando em consideração que cada indivíduo tem seu mapa de mundo e suas percepções, o RH pode encontrar soluções para conflitos e melhorar a relação pessoal entre colaboradores. Tornando a convivência mais tranquila e o dia a dia de trabalho menos estressante.

Mais importante do que obter as respostas, a organização deve gerar ações relevantes para criar um ambiente de trabalho saudável. Quando a organização opta por realizar uma pesquisa de clima organizacional e não agir em nenhum aspecto, o processo cai em descrédito. Na aplicação seguinte, as respostas podem não ser tão verdadeiras.

Divulgar os resultados para todos — mesmo que eles não sejam favoráveis — é parte do processo. Mas somente publicar os percentuais obtidos em cada aspecto questionado não é suficiente para uma mudança, nem nas atitudes das equipes ou na cultura institucional.

Quando não há um canal de comunicação efetivo, a pesquisa de clima serve como repositório de toda insatisfação das pessoas

A falta de reconhecimento e feedback rotineiro geram uma insatisfação generalizada com a empresa, mesmo que ela oferece bons benefícios e salário acima da média. Quando a empresa envolve os colaboradores para buscar juntos soluções, ela se depara com colaboradores satisfeitos e se torna atraente para novos talentos.

Se você quer melhorar a pesquisa e o clima organizacional da sua empresa ?

Está com dificuldades para chegar lá, entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer plataforma Umentor. Nossas ferramentas vão te ajudar a chegar muito mais rápido aos resultados que deseja para a sua empresa.

 

 

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