Nosso Blog

Gamificação na educação corporativa

Engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas, esse é um dos objetivos da gamificação na educação corporativa

O termo Gamificação vem do inglês gamification e diz respeito à utilização de técnicas e mecanismos de jogos com a finalidade de despertar o interesse do público alvo, promover aprendizado e solucionar problemas. 

 

A gamificação é uma metodologia que se diferencia dos métodos tradicionais, sobretudo pela forma de encorajar pessoas a adotar um comportamento mais ativo e facilitar a mensuração dos seus resultados. 

 

Por essa razão, essa estratégia vem sendo adotada na educação corporativa, já que envolve a definição de metas que estejam de acordo com os objetivos da organização contribuindo para a fidelização e capacitação de seus colaboradores. 

 

A relevância da gamificação na educação corporativa 

 

Na rotina diária das empresas uma das questões mais relevantes para gestão de pessoas é: como manter os colaboradores interessados e motivados nos treinamentos em meio a responsabilidades e desafios diários?

 

A gamificação é uma resposta estratégica, pois possibilita despertar o engajamento dos colaboradores de diferentes gerações a partir de  dinâmicas de jogos como: criação de regras específicas, sistemas de pontuação, rankings, prêmios e recompensas para alcançar determinados objetivos em seus treinamentos. 

 

Utilizar a lógica dos games possibilita tornar conteúdos tradicionais em materiais mais acessíveis e interessantes, facilitando os processos de aprendizado e motivação, já que a lógica dos games instiga a absorção de conteúdos e gera melhor desempenho na finalização das tarefas. 

 

A gamificação na educação corporativa traz benefícios concretos para a capacitação dos colaboradores, já que incentiva a conclusão dos treinamentos e a competitividade em nível pessoal e profissional. 

 

Por que utilizar a gamificação?

 

A gamificação aumenta a motivação dos colaboradores e contribui estrategicamente na retenção de talentos. Isso porque é uma forma de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na educação corporativa.

 

Com um game personalizado, é possível analisar e metrificar os resultados e o desempenho dos colaboradores em sua jornada, identificando pontos a serem reforçados e estimulados.

 

O crescimento no ambiente de trabalho é também uma das grandes vantagens da gamificação na educação corporativa, já que com ela é possível obter resultados imediatos e feedbacks instantâneos. 

 

Além disso, a assimilação dos conteúdos dos treinamentos passa a se tornar mais estimulante, o que transforma a capacitação em uma atividade instigante, na qual o colaborador será encorajado a manter resultados positivos de forma ativa, ou seja, a partir de sua própria jornada e experiência. 

 

Vejamos agora alguns dos principais benefícios da gamificação como estratégia na educação corporativa:  

 

Engajamento

A cada novo aprendizado o colaborador é estimulado a passar para o próximo nível do jogo, aumentando sua pontuação no ranking de participantes. A gamificação torna-se, assim, uma estratégia de relacionamento, incentivando o contato entre as pessoas. O engajamento ocorre de forma gradativa e natural, contribuindo, principalmente, na motivação diária. 

 

Produtividade e aproveitamento

A gamificação aumenta consideravelmente a adesão aos treinamentos propostos pela educação corporativa, e por essa razão contribui para o melhor aproveitamento dos conteúdos. As atividades em formato dinâmico promovem uma capacitação de maneira voluntária e ativa. 

 

Retenção de conhecimento

Como a capacitação se torna um processo ativo, a retenção de conhecimento torna-se mais efetiva. Isso porque dentre os fatores que impedem o aprendizado estão a falta de motivação e o desinteresse. Na gamificação, o incentivo é contínuo, já que as estratégias didáticas funcionam por ranking e recompensas, o que reabastece o ânimo e a motivação dos colaboradores. 

 

Sensação de conquista

A gamificação também desperta e valida o sentimento de conquista, já que há uma competição saudável sendo experienciada. Nesse processo, a confiança torna-se um sentimento comum a cada etapa. O resultado é uma equipe entusiasmada para alcançar seus objetivos, que são os mesmos objetivos da organização,um dos pontos fundamentais para garantir crescimento e consolidação

 

Dados relevantes para avaliação de desempenho

A união entre educação corporativa e gamificação gera resultados rápidos e eficientes sobre o desempenho dos colaboradores durante a experimentação dos conteúdos. Por meio dos sistemas de pontuação e rankings, é possível mensurar o desempenho dos participantes e determinar possíveis pontos de melhoria em assuntos específicos. 

 

E quando a gamificação está atrelada a uma plataforma online como a Universidade Corporativa da Umentor, esses resultados e feedbacks são imediatos e detalhados. Sendo possível produzir uma avaliação de desempenho precisa dos colaboradores em todo o processo, já que o gestor pode obter dados relevantes com facilidade. 

 

Com a gamificação, muitas variáveis poderão ser analisadas de perto, contribuindo com o aprimoramento contínuo e com a apresentação de resultados. 

 

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias