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O que é Cultura organizacional e por que ela é importante?

A Cultura organizacional é um conjunto de elementos (crenças, valores e normas) que constroem o ambiente organizacional.

 

Esse tipo de construção é importante pois constitui e alinha pontos relevantes para conduzir o comportamento de todos os membros da organização ou empresa. 

 

Neste artigo vamos entender um pouco mais a fundo sobre o que é a cultura organizacional e por que ela é importante para gestão de pessoas. 

 

Mas, afinal, o que é cultura organizacional?

 

Cultura organizacional se refere à estrutura profunda da organização, ela é fundamentada nos valores, crenças e ideais dos membros da empresa. A cultura organizacional é transmitida e socializada através de uma variedade de rituais e processos que fazem parte do dia a dia de trabalho. 

 

 A cultura organizacional participa da construção da identidade da organização, isso porque a partir dela é possível que colaboradores, clientes e concorrentes a reconheçam por meio do seu comportamento, estilo de trabalho e mentalidade.

 

Assim, a cultura organizacional apresenta um forte e crescente impacto no desempenho da organização.

 

Pode-se dizer que os princípios da cultura organizacional são formados pelos valores éticos e morais, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional.

 

Como reconhecer a cultura organizacional?

 

É possível saber o que é a cultura organizacional através das regras, normas e parâmetros que são comuns a todos os colaboradores e gestores. São as diretrizes que orientam as premissas para o comportamento organizacional. 

 

Geralmente, a cultura organizacional é desenvolvida pelos gestores, e seus valores e ensinamentos são reflexo de políticas que vão sendo construídas ao longo da gestão da organização. 

 

A cultura organizacional só estará estabelecida a partir do momento que se torna uma guia do comportamento cotidiano da empresa, e, assim, atinge os objetivos organizacionais. 

 

A cultura organizacional pode ser pensada em três aspectos dentro de uma organização: 

 

  • Propósito
  • Pessoas
  • Valores 

 

Como definir a cultura organizacional?

 

A cultura organizacional nasce da mentalidade de quem a cria, ou seja, dependem significativamente da visão de mundo e dos valores dos líderes da organização, com base em seus ideais e crenças. 

 

Ou seja, cada empresa possui uma cultura e uma identidade únicas. 

 

No entanto, existem alguns fatores que podem ser pensados para definir a cultura da sua organização:

 

  • Valores organizacionais: fenômenos que orientam o comportamento geral;
  • Poder organizacional: a capacidade de determinar resultados na organização;
  • Jogos políticos: como as pessoas influenciam decisões com sistemas de poder
  • Ritos: atividades que demonstram os valores na prática;
  • Mitos: acontecimentos manifestos em forma de histórias, símbolos e metáforas.

 

 

Defina os três pilares: Missão, Visão e Valores

 

Missão, visão e valores são os pilares que organizam uma empresa, como um documento oficial que define a cultura organizacional.

 

Com esses três princípios totalmente integrados a cultura da empresa terá um propósito forte e inspirador, e, assim, sucesso em engajar seus colaboradores em torno dos objetivos da empresa.

 

O que querem dizer: 

 

  • Missão:  razão de existência da sua empresa e seu papel no mercado
  • Visão: destino da empresa, o lugar onde ela se enxerga no futuro
  • Valores: são os princípios inegociáveis que funcionam como um mantra.
  •  

Ao longo do tempo, esses pilares podem – e devem – ser ajustados para acompanhar a evolução das metas e perspectivas da organização. 

 

Um outro fator interessante, é que a cultura organizacional – assim como os pilares – pode ser redefinida de acordo com as novas práticas e olhares de seus líderes.

 

Para isso, existem instrumentos que podem ajudar nessa construção, como a pesquisa de clima, questionários, entrevistas e reuniões.

 

A cultura organizacional ajuda a construir a identidade da empresa 

 

A cultura de uma empresa tem o papel de fundamentar as relações entre os membros e permitir a construção da identidade da empresa.

 

Essa identidade é consolidada ao longo do tempo, em um processo que define certos valores, práticas e atividades.

 

Assim, os colaboradores podem se identificar com as representações da empresa, o que gera engajamento e sensação de pertencimento.

 

É somente a partir da identidade constituída que estratégias importantes como employer branding.

 

Veja aqui 5 estratégias de Employer Branding para empresas atualizadas

 

Os benefícios de uma cultura organizacional forte

 

Os benefícios de uma cultura organizacional forte vão desde o aumento de produtividade dos colaboradores até o fortalecimento da marca.

 

 A cultura organizacional é crucial na retenção de talentos, pois motiva os colaboradores a alinharem seus valores pessoais com os propósitos da empresa.

 

O resultado são profissionais que enxergam os objetivos da empresa como se fossem suas próprias metas de vida, que obviamente se dedicam muito mais aos seus empregos.

 

Em tempos de valorização central do capital humano, as empresas ganham imensa vantagem competitiva com a cultura organizacional – e transformam o engajamento em lucratividade.

 

A cultura de uma empresa pode influenciar positivamente na consecução dessas exigências de maneira satisfatória. Constitui-se de um mecanismo de padronização e previsibilidade do comportamento das pessoas.

 

Por que ela é tão importante para os gestores de recursos humanos?

 

A gestão dos recursos humanos é um dos aspectos mais importantes de uma organização antenada com o futuro. Conforme a pesquisa Tendências globais de capital humano 2021 realizada pela Deloitte, uma das grandes tendências é mudar o papel do RH da padronização e aplicação de políticas laborais para uma nova responsabilidade de re-arquitetar o trabalho em toda a empresa. 

 

O objetivo da cultura organizacional é auxiliar nesses processos, direcionando as relações internas e permitindo que os colaboradores trilhem um caminho comum.

 

Dessa forma, a cultura organizacional deve ser vista pelos gestores como um recurso que contribui para alcançar as metas estabelecidas, tanto para as equipes quanto para o negócio como um todo.

 

Ainda pensando os processos que envolvem a gestão de pessoas nessas transformações no mercado de trabalho, a plataforma de gestão de pessoas da Umentor contribui de forma significativa para fortalecer a cultura organizacional através da união entre Universidade Corporativa, Avaliação de desempenho e banco de talentos. São processos automatizados que ajudam a definir o lugar estratégicos dos profissionais de RH na cultura organizacional.

 

 

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