Nosso Blog

O que é Educação corporativa: como implementar e quais são seus principais benefícios?

Incrementar a capacitação individual e gerar níveis mais altos de competência para toda a organização, essa é a lógica por detrás da educação corporativa

 

A educação corporativa é uma prática da gestão de pessoas que promove o engajamento e a motivação dos profissionais no ambiente de trabalho a partir da sua capacitação por meio de estratégias de aprendizado. Isso gera profissionais melhor preparados e estimulados para manutenção e desenvolvimento da cultura organizacional. 

 

Neste artigo vamos entender o que é educação corporativa, como implementar e quais seus principais benefícios. 

 

O que é educação corporativa?

 

Incrementar a capacitação individual e gerar níveis mais altos de competência para toda a organização, essa é a lógica por detrás da educação corporativa

 

A educação corporativa é um recurso ligado à gestão de pessoas com a finalidade de promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais a partir da geração de conhecimentos gerais e específicos atrelados aos objetivos e estratégias da organização. 

 

Ela representa o esforço das organizações em estimular as habilidades tanto profissionais quanto pessoais de seus colaboradores por meio de treinamentos, cursos, palestras e vivências. 

 

Entre as finalidades da educação corporativa estão:

  • o ensino e a reciclagem de competências necessárias para executar funções na organização;
  • a aprendizagem e conhecimento por meio das missões, visões e valores organizacionais; 
  • a promoção do autodesenvolvimento dos trabalhadores;
  • o engajamento e a motivação contínua dos profissionais na cultura organizacional.

 

Por que a educação corporativa é transformadora? 

 

Como é possível perceber, a educação corporativa é um processo que visa articular de maneira coerente e eficaz as competências individuais dos colaboradores no contexto mais amplo da organização, visando a inovação e os bons resultados. 

 

Com a educação corporativa, é possível promover a gestão de conhecimento. Isso permite transformar, progredir e consolidar conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da organização como um todo.

 

Associada a este resultado, ela fornece uma rede de conhecimento bem estruturada, com a possibilidade de gerar crescimento profissional e maior índices de produtividade, como mostram os dados da Abed, que indicam um aumento de 10% no capital investido na empresa como um todo, corresponde a um incremento de 3,4% na produtividade

 

Como implementar a educação corporativa?

 

Agora que já sabemos o conceito e as finalidades da educação corporativa, podemos partir para sua implementação. 

 

No Brasil, essa prática iniciou nos anos 1990 e desde lá tem tido crescimento exponencial. Conforme pesquisa de 2016 da Deltoide, 28% das organizações pesquisadas já possuem uma universidade corporativa. Dos 72% que não o fazem, mais de um quarto (28%) demonstrou interesse em dar início ao investimento nos próximos anos.

 

Mas se a sua empresa ainda não possui diretrizes de educação corporativa, o primeiro passo é definir o que se pretende alcançar com os treinamentos, ou seja quais são seus objetivos? Isso porque a prática deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. O que estamos precisando? 

 

1) A capacitação é uma ferramenta valiosa na gestão de pessoas e por esse motivo deve estar atrelada também às necessidades da equipe. Estratégias como a pesquisa de clima organizacional contribuem para uma percepção mais holística de quais habilidades estão em falta entre os colaboradores. 

 

Outras questões que necessitam de atenção: 

 

Os procedimentos estão defasados? O relacionamento interpessoal é bom ou afeta o trabalho em grupo? Todos dominam as tecnologias necessárias para sua função? Há compreensão de trabalho em grupo?

 

2) Com isso resolvido, em seguida é preciso desenhar o propósito dos treinamentos, eles podem ser de diversos formatos como cursos, seminários, palestras, aulas intensivas etc. Os treinamentos podem ser online ou presenciais, isso dependerá muito da estratégia adotada pela empresa. Nos últimos anos, as capacitações online vem ganhando forte destaque no meio organizacional, essa prática permite maior flexibilidade para o colaborador, que pode definir o melhor horário e dispositivo para acessá-lo. 

 

Uma pesquisa recente realizada pela WTC São Paulo Business Club em parceria com a CrossKnowledge  demonstrou que 73% dos colaboradores entrevistados preferem o formato híbrido com foco no digital para treinamentos, desenvolvimento de equipes e webinars oferecidos pelas corporações. 

 

3) Definidos os formatos e modalidades de treinamento, o próximo passo é busca por profissionais capacitados para a construção das aulas. Nesta etapa é muito importante procurar profissionais qualificados nas áreas de interesse da sua organização. Essa busca pode ser realizada internamente, aproveitando o conhecimento e o know how da própria equipe, bem como com o auxílio de colaboradores externos. 

 

Empresas especializadas em gestão de pessoas como a Umentor oferecem, com qualidade, treinamentos e capacitações por meio de uma Universidade Corporativa online para organizações, em diferentes áreas do conhecimento.  

 

 

 

 

Os 3 principais benefícios da educação corporativa

 

Até aqui já foi possível perceber o quão valiosa é a educação corporativa para as organizações. Essa prática favorece e incentiva o crescimento convergente dentro da empresa, melhora o trabalho em equipe, incentiva o crescimento profissional, além de garantir a retenção de talentos

 

Dentre seus principais benefícios estão: 

 

O melhor entendimento das estratégias e objetivos da empresa

 

Por ser baseada no planejamento estratégico da organização, a educação corporativa está ancorada nas metas da empresa. Favorecendo, assim, o reconhecimento e a ação de seus colaboradores tendo como base a missão, valores e visão da empresa. Isso significa que os objetivos da empresa estão mais claros, assim como os caminhos necessários para executá-los. A educação corporativa pode também ser um bom caminho para redefinição desses objetivos, buscando treinamento e capacitação sob essa nova ótica. 

 

Colaboradores melhor preparados

 

Este seja talvez um dos principais benefícios da educação corporativa, isso porque os profissionais se sentem contemplados por meio de suas habilidades, construindo um ambiente de trabalho mais efetivo para organização. Por mais que os colaboradores tenham currículos bons e desejáveis para ocupar o cargo, eles não chegam completamente preparados para os fins daquela organização. Isso significa que o papel da educação corporativa é fornecer os meios necessários para o desenvolvimento desse profissional dentro da cultura organizacional. Isso gera importantes resultados e consequentemente sustenta o processo de  employer branding, mantendo a equipe em alto nível, com ganhos para todos. 

 

Produtividade e engajamento 

 

Como resultado da preparação e treinamento dos profissionais para seus cargos, temos o aumento da qualidade dos trabalhos executados, devido a maior segurança na sua produção. Além disso, com o conhecimento adquirido existem menos dúvidas sobre os processos, que passam a se tornar mais eficazes e até mesmo mais rápidos, pois são executados com maior facilidade e destreza. No mesmo sentido, o engajamento entre a equipe e a empresa se tornam muito mais efetivos, já que os trabalhadores se sentem parte do investimento e do crescimento da organização, pois encontram ali oportunidades de desenvolvimento profissional.

 

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias