Nosso Blog

O que é uma RH tech?

RH tech –  ou tecnologia de recursos humanos –  é um termo amplo que se refere à tecnologia de software e hardware usada para automatizar uma variedade de funções essenciais de RH. Assumindo o papel de copiloto de RH, a RH tech usa digitalização e automação para realizar com eficiência tarefas normalmente cansativas como:

 

  • Recrutamento e seleção;
  • Gestão de talentos;
  • Gerenciamento de metas individuais;
  • Avaliação de Desempenho;
  • Treinamento e desenvolvimento contínuos;
  • Armazenamento, organização e análise de dados.

 

Portanto, RH tech é um termo abrangente para os software e hardware que permite a automação em RH.

 

Por que os líderes de RH devem contratar uma RH tech?

 

A tecnologia está mexendo com as nossas vidas. Seja pela maneira como trabalhamos, relaxamos, viajamos ou administramos nosso dinheiro, as novas tecnologias mudaram profundamente a maneira como nos movemos pelo mundo no dia a dia.

 

E o setor de RH não ficou fora dessas transformações! 

 

Os serviços de uma RH tech transformam com sucesso os departamentos de RH atulhados de papel e cheios de ruídos do passado em ambientes de trabalho menos propensos a ter dados estratégicos para organização. 

 

As inovações tecnológicas e soluções oferecidas por uma RH tech liberam os profissionais de RH de suas cargas de trabalho em nível técnico e administrativo, para que possam se concentrar em processos como:

 

  • recrutamento e seleção de qualidade;
  • engajamento e retenção de talentos;
  • aumento de produtividade;
  • avaliação de desempenho e PDI entre outros…

 

Veja aqui: O que é Plano de Desenvolvimento individual (PDI) e como desenvolver?

 

Que efeito a ruptura digital de uma RH tech causará no seu negócio?

 

Acertar nas escolhas das soluções digitais nunca foi tão importante – especialmente quando se trata do gerenciamento do seu pessoal. Uma tecnologia de RH eficaz (RH tech) pode ser a grande diferença entre uma força de trabalho engajada ou insatisfeita. 

 

Já é fato que gerenciar mudanças organizacionais em direção às novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento de pessoas e a qualidade de trabalho, como afirmam pesquisas recentes das consultorias Deloitte e Gartner.

 

Ao mesmo tempo, a tecnologia causa uma verdadeira ruptura no cotidiano de trabalho. Essa ruptura também proporciona que os líderes mudem as suas perspectivas sobre o trabalho, precisando também se ajustar às novas lógicas de domínio e apropriação de tecnologias além de resolver problemas por meio do digital. 

 

Mas, afinal, quais são os benefícios de uma RH tech? Vamos entender nos tópicos abaixo:

 

RH tech e People Analytics

 

O People Analytics também pode ser conhecido como Talent analytics or HR analytics, e sua função no setor de RH é, essencialmente, reunir e avaliar os dados sobre Pessoas com a finalidade contribuir com uma melhor tomada de decisão por meio da aplicação de estatísticas e outras técnicas de interpretação de dados. 

 

Compreender melhor o desempenho e a performance de seus colaboradores é uma das peças fundamentais para o futuro da sua organização. As ferramentas e possibilidades de uma RH tech permitem diferentes formas de captação e análise de dados. E, à medida que as plataformas se tornam mais sofisticadas, é preciso também que haja melhor entendimento dos objetivos dessa tecnologia e sobre o que se quer medir e analisar.

 

Portanto, o uso da tecnologia de uma RH tech depende também do nível de maturidade da sua organização.

 

Possuir dados e relatórios objetivos ajudará o setor de RH a resolver problemas que podem levar à insatisfação e desligamento de funcionários.

 

Gestão e Avaliação de desempenho 

 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante na gestão de pessoas que tem por objetivo analisar a performance dos colaboradores. Através da avaliação de desempenho é possível medir e analisar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. 

 

Com automatizações de RH anteriormente manuais, as RH tech também abraçam a ideia de monitorar o desempenho dos colaboradores continuamente, em vez da tradicional revisão anual cheia de papéis.

 

Os módulos de gerenciamento de desempenho dentro de plataformas de RH oferecem recursos interativos que permitem o feedback dos funcionários em um processo denominado de avaliação de desempenho contínua.

 

A análise da força de trabalho usa gerenciamento de desempenho individual e constrói o PDI dos colaboradores juntamente de dados sobre as suas habilidades para otimizar a alocação e o desenvolvimento do capital humano, além de identificar a necessidade de novos departamentos e cargos.

 

Educação e Universidade corporativa 

 

Com uma RH tech os programas corporativos de treinamento e educação migram para  plataformas interativas online.

 

Seja usando vídeo em tempo real, assíncrono ou comunicação baseada em texto, é possível usar um software de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que pode personalizar programas de treinamento e monitorar a conclusão e o desempenho dos funcionários. Um LMS também pode fornecer aos alunos a capacidade de usar recursos interativos, como discussões encadeadas, videoconferência e fóruns de discussão.

 

Treinamento e desenvolvimento contínuo e RH tech andam de mãos dadas. Fornecer aos colaboradores a chance de aprender novas habilidades à luz das mudanças tecnológicas requer um compromisso com o treinamento em todos os níveis da sua organização. 

 

Uma educação corporativa eficaz também pode ajudar a abordar questões sociais mais amplas, como mobilidade social, inclusão e criação de uma força de trabalho mais diversificada.

 

Um compromisso com a educação corporativa na era digital também é essencial para as equipes de liderança. Todos os membros da equipe devem dominar, aprender e incluir novas habilidades tecnológicas e soft skills em sua agenda de aprendizagem.

 

Isso porque uma organização digitalmente hábil possuirá inúmeras vantagens competitivas para enfrentar os próximos anos.

 

Employer branding 

 

Se você tiver uma RH tech prepare-se para ter colaboradores mais engajados

 

As plataformas usam uma variedade de abordagens para manter os colaboradores interessados e entusiasmados com seus trabalhos.

 

Entre eles estão os recursos de postagem e comentários semelhantes a mídia social, plataformas de comunicação que permitem a divulgação de informações divulguem informações e técnicas de gamificação que buscam motivar os funcionários tornando os aprendizados mais divertidos.

 

Outras estratégias de engajamento incluem programas de reconhecimento de funcionários, como rankings com recompensas.

 

Recrutamento e seleção e Gestão de talentos 

 

A gestão de talentos é o processo de recrutamento, desenvolvimento, avaliação e remuneração dos colaboradores. Por muito tempo, esse processo foi manual e analógico. 

 

Hoje, com uma RH tech é possível desenvolver várias formas para recrutar e avaliar os candidatos antes da entrevista e acompanhá-los durante o ciclo de contratação.

 

Intimamente relacionada ao recrutamento e seleção está a aquisição de talentos, o processo estratégico de encontrar e contratar os colaboradores certos para ajudar a atingir os objetivos de uma organização. 

 

Algumas tecnologias incluem: 

  • Banco de Talentos;
  • Teste de Perfil Profissional e sistema representacional;
  • Landing page de trabalhe conosco personalizada;
  • Indicadores;
  • Filtros avançados;
  • Geração de currículo automático;
  • Funil de Contratação;
  • Match de candidatos; 
  • Envio automático de feedbacks para os candidatos.

 

Veja aqui: Banco de talentos: por que ter um na sua empresa?

 

Implementando automação e a RH tech em seu negócio

 

Uma pesquisa conduzida pelo Capita Group descobriu que tanto os empregadores quanto os funcionários estão cientes da necessidade de lidar com a tecnologia disruptiva.

 

Cerca de 72% dos líderes de negócios veem a transição para uma “força de trabalho híbrida” (uma força de trabalho que coexiste com automação) como o desafio mais importante que os negócios enfrentam nos próximos cinco anos. Mais da metade dos funcionários entrevistados disseram que deixariam suas organizações se a mudança não fosse bem administrada. Criar um ambiente onde a tecnologia funciona para todos é de extrema importância.

 

De uma perspectiva comercial, os líderes devem perguntar: a automação está afetando positivamente nossa produtividade e resultados financeiros? Principalmente se estiver afetando a experiência do cliente. Do ponto de vista da experiência do colaborador, os líderes devem se perguntar como podem aproveitar a mudança trazida pela RH tech para criar novas oportunidades de aprendizagem para sua equipe.

 

O impacto na tecnologia de RH na função de RH

 

Como essas tecnologias mudam especificamente a função de RH? Como mencionamos anteriormente, à medida que as tecnologias em torno da análise de pessoas se desenvolvem, a função de RH se concentrará cada vez mais em como projetar um local de trabalho que coexista com novas tecnologias.

 

Mas mais ainda: os dados e a automação trazidas pela tecnologia de um RH tech, fazem do setor de RH um lugar estratégico na organização.

 

Essa nova tecnologia permite, além disso, a constante inovação, já que torna-se possível repensar formas de trabalho e objetivos organizacionais de maneiras novas e estimulantes. Em vez de se tratar apenas de reagir é possível construir e inovar com a tecnologia.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias