Nosso Blog

Por que investir em treinamento deve ser sua maior prioridade em 2022?

Investir nos colaboradores é uma das estratégias mais assertivas em termos de retenção e desenvolvimento de talentos e mão de obra qualificada para sua empresa. Pesquisas recentes apontam o treinamento e desenvolvimento de capital humano como uma das grandes prioridades para o crescimento das empresas nos últimos 5 anos. 

 

Conforme os dados da revista exame, a tendência crescente das universidades e espaços de educação corporativa nas organizações deve crescer e se consolidar em 2022

 

“Para 2022, o fenômeno de formação de mão de obra com base em iniciativas do setor privado deve ganhar força. Isso porque o chamado déficit de profissionais de tecnologia continua a crescer.

Há pelo menos cinco anos, o aumento da digitalização das economias mostrava que a demanda dessas profissões era maior que a oferta. Com a pandemia, este déficit piorou e diversas empresas têm começado a investir na educação das comunidades e setores em que atuam.

Apesar de não ter dados sobre a formação de profissionais por meio de bootcamps, dentro das empresas e edtechs, Sergio Paulo Gallindo, presidente da associação de empresas do setor Brasscom, acredita que o mercado ouviu o alerta da falta de profissionais e está investimento mais “fora de casa”.”

 

Portanto, se você tem uma empresa, precisará investir na qualificação das habilidades de seus funcionários para se manter competitivo no mercado. 

 

QUAIS SÃO AS MELHORES HABILIDADES PARA OS FUNCIONÁRIOS?

 

Existem diferentes tipos de  habilidades importantes que cada equipe deve ter no local de trabalho. Essas habilidades podem ser divididas entre hard e soft skills.

 

As soft skills são as habilidades pessoais como empatia, capacidade de resolução de problemas, escuta, adaptação a novos conceitos e entrega motivada. Por outro lado, as hard skills são habilidades técnicas, um aspecto crucial para realizar um determinado trabalho, elas podem estar relacionadas a conhecimentos de informática, leitura de dados ou conhecimentos de software que são necessários para concluir as tarefas.

 

Veja aqui: Soft Skills: o que são e como desenvolver?

 

Ao investir em todas essas habilidades, você ajuda a criar um profissional capaz de resolver  todos os desafios do seu cargo. Isto porque eles estarão mais organizados, mais preparados para situações inesperadas e mais felizes. 

 

Conforme a pesquisa realizada pelo site de recrutamento CareerBuilder, 63% dos empregadores disseram que uma das principais perguntas que tentam responder ao procurar candidatos é “quais são suas Soft Skills?”.

 

 

A pesquisa  Global Talent Trends 2019 do Linkedin mostrou que 92% dos recrutadores concordam que os candidatos com fortes habilidades pessoais – soft skills –  são cada vez mais importantes.

 

E tem mais: o Google conduziu um estudo em 2017 e descobriu que “entre as oito qualidades mais importantes dos seus principais funcionários,  todas são habilidades sociais”. 

 

E se você ajudar o seu colaborador  se desenvolver e se tornar um profissional melhor e mais bem preparado, você terá o respeito e a dedicação desse profissional. 

 

POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR NO DESENVOLVIMENTO DE FUNCIONÁRIOS?

 

Ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, você cria uma base sólida para o sucesso futuro da empresa. Seu time estará mais preparado para os desafios que surgirem e você ficará mais calmo porque sabe que eles compreenderão e responderão a essas situações desafiadoras.

 

Veja aqui: A importância de desenvolver o capital humano na sua organização

 

Ao mesmo tempo, você ajudará a criar uma cultura organizacional na qual será possível:

 

  • Identificar os líderes de equipe em potencial – você notará os funcionários que dedicam cem por cento de seu esforço para aprender coisas novas e aplicá-las no negócio. Essas pessoas são líderes de equipe em potencial e podem tomar iniciativas no processo de criação e conclusão de projetos.
  • Melhoria do desempenho dos funcionários – Quando você decide investir nas habilidades dos seus colaboradores, você pode notar a melhoria no desempenho deles no trabalho. Eles estarão mais qualificados para fazer as tarefas necessárias e isso ajudará a empresa a crescer. Ao mesmo tempo, eles ficarão mais satisfeitos ao ver que seu trabalho ajuda a empresa a atingir altos padrões de produtividade e desempenho.
  • Aumentar o engajamento se seus colaboradores forem treinados com sucesso para fazer as tarefas, eles interagem melhor uns com os outros. Eles podem compartilhar mais suas opiniões e podem resolver os problemas de uma maneira melhor. A comunicação deles está em um nível superior porque eles podem entender as tarefas que são relevantes para o sucesso da empresa. Dessa forma, mostram a melhor  perspectiva da organização para o restante das pessoas. 
  • Melhor eficiência e qualidade – Quando seus funcionários são qualificados para fazer as tarefas da melhor forma, há maior eficiência nas entregas. Eles são mais produtivos e seu trabalho está em um nível superior. Funcionários mais qualificados aumentam a qualidade do trabalho e, com isso, criam melhores resultados para o negócio. Quando seu pessoal é qualificado, a empresa que você administra tem mais sucesso.

 

CONCLUSÃO: INVISTA EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA

 

As empresas que investem em seus funcionários têm melhores chances de se tornarem líderes no setor em que atuam, pois possuem uma equipe mais motivada e mais qualificada para produzir um trabalho de qualidade. 

 

A importância de investir nos colaboradores nunca deve ser subestimada e essa prática deve ser aplicada em todas as empresas. Dessa forma, temos um mercado onde a mão de obra é altamente qualificado para a função que desempenha. Isso leva as empresas que investem em educação corporativa  ao sucesso nos negócios.

 

 Se você quer desenvolver o capital humano, dê a devida importância para a capacitação e treinamento dos seus colaboradores. Para um bom capital humano, as pessoas devem evoluir de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Dessa maneira, é muito importante fornecer os meios para que eles aprimorem suas competências. 

 

Com uma educação corporativa bem estruturada, os profissionais se sentem contemplados, construindo um ambiente de trabalho mais efetivo para organização. 

 

Isso significa que o papel da educação corporativa é fornecer os meios necessários para o desenvolvimento desse profissional dentro da cultura organizacional. Esse investimento gera  importantes resultados e consequentemente sustenta o processo de  employer branding, mantendo a equipe em alto nível, com ganhos para todos. 

 

Como resultado da preparação e treinamento dos profissionais para seus cargos, temos o aumento da qualidade dos trabalhos executados, devido a maior segurança na sua produção. Além disso, com o conhecimento adquirido existem menos dúvidas sobre os processos, que passam a se tornar mais eficazes e até mesmo mais rápidos, pois são executados com maior facilidade e destreza.

 

No mesmo sentido, o engajamento entre a equipe e a empresa se tornam muito mais efetivos, já que os trabalhadores se sentem parte do investimento e do crescimento da organização, pois encontram ali oportunidades de desenvolvimento profissional. 

 

E que tal uma plataforma online na qual você consiga construir este projeto?

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Na plataforma da Umentor você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias