Soft Skills: o que são e como desenvolver?

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Soft Skills: o que são e como desenvolver?

Soft Skills: o que são e como desenvolver?

As soft skills são as nossas habilidades comportamentais e estão relacionadas a como lidamos com o nosso emocional em diferentes situações, principalmente ligadas ao ambiente de trabalho. 

 

Em um contexto de rápidas transformações sociais e tecnológicas, o mercado de trabalho está cada vez mais buscando profissionais aptos a lidar com as relações humanas. Isso mesmo! As habilidades ligadas ao nosso comportamento já são um dos ativos mais importantes para o exercício das atividades profissionais neste século. 

 

O Stanford Research Institute International descobriu que  75% do sucesso de um funcionário vem de habilidades interpessoais, enquanto apenas 25%  vem de suas habilidades técnicas. Essas estatísticas são suficientes para mostrar a importância absoluta do treinamento de soft skills para administrar um negócio de sucesso.

 

Por essa razão, é importante desenvolver as habilidades relacionadas ao nosso emocional em diferentes situações. Ou seja,  desenvolver qualidades subjetivas, ligadas à personalidade e a capacidade de comunicação e trabalho em equipe. 

 

O que são as soft skills?

 

As Soft skills são traços de caráter e habilidades interpessoais que caracterizam o relacionamento de uma pessoa com outras pessoas. No ambiente de trabalho, as soft skills são consideradas um complemento das hard skills, que se referem aos conhecimentos e habilidades ocupacionais de uma pessoa.

Sociólogos e pensadores podem usar o termo “soft skills” para descrever o quociente de inteligência emocional (QE) de uma pessoa em oposição ao quociente de inteligência (QI)

 

Portanto, para compreender a importância das Soft Skills na gestão de pessoas, é necessário entender também o que são as Hard Skills. 

 

Soft Skills X Hard Skills 

 

As Hard Skills são as habilidades técnicas, elas consistem no apanhado de  conhecimentos necessários para o exercício de um trabalho. Esse tipo de habilidade é conquistável através de experiências, conhecimento e nível de especialização. As Hard Skills são específicas, mensuráveis e podem ser aprendidas e aperfeiçoadas no decorrer dos anos. São os nossos diplomas, certificados, cursos e especializações.

 

Por muito tempo, essa competência foi considerada a mais relevante para uma carreira, porém esse cenário já se transformou, e atualmente as Soft Skills tomam maior protagonismo na hora do recrutamento.

 

Conforme a pesquisa realizada pelo site de recrutamento CareerBuilder, 63% dos empregadores disseram que uma das principais perguntas que tentam responder ao procurar candidatos é “quais são suas Soft Skills?”.

 

A pesquisa  Global Talent Trends 2022 do Linkedin mostrou que 92% dos recrutadores concordam que os candidatos com fortes habilidades pessoais – soft skills –  são cada vez mais importantes.

 

E tem mais: o Google conduziu um estudo em que descobriu que “entre as oito qualidades mais importantes dos seus principais funcionários,  todas são habilidades sociais”. 

 

As soft skills têm mais a ver com quem as pessoas são do que com o que elas sabem. Como tal, eles abrangem os traços de caráter que decidem o quão bem alguém interage com os outros e geralmente são uma parte definida da personalidade de um indivíduo.

 

Em um mercado de trabalho competitivo, os funcionários que demonstram ter uma boa combinação de hard e soft skills geralmente veem uma demanda maior por seus serviços.

 

Então, quais são algumas das soft skills que os empregadores consideram importantes para seus funcionários atuais e futuros? Vamos ver a seguir:

 

Tipos de Soft Skills


Sem dúvida,  as hard skills são necessárias para qualquer força de trabalho, uma vez que são os requisitos mais básicos para exercer uma profissão. Mas as soft skills são essenciais para o sucesso de qualquer indivíduo.

Vamos dar uma olhada mais de perto nos diferentes tipos de soft skills necessárias em um ambiente de trabalho: 

 

  • Habilidades de liderança
  • Trabalho em equipe
  • Habilidades de comunicação
  • Inteligência emocional
  • Habilidades para resolver problemas
  • Flexibilidade
  • Adaptabilidade
  • Gerenciamento de tempo
    positividade
  • Habilidades organizacionais
  • Habilidades de pensamento crítico
  • Escuta ativa

 

6 Principais soft skills segundo especialistas

 

Separamos aqui o que alguns especialistas de carreira dizem ser as principais habilidades sociais em funcionário de sucesso:

 

  1. Adaptabilidade. Os empregadores valorizam muito os candidatos que têm a capacidade de aprender. Durante o processo de contratação, é importante avaliar se os candidatos têm agilidade de aprendizado e vontade de se desenvolver profissionalmente.

 

  1. Trabalho em equipe. Saber respeitar e lidar com essas diferenças é fundamental para construir relações saudáveis e para o crescimento profissional. 

 

  1. Flexibilidade e comprometimento e Resiliência. Demonstrar a habilidade de respeitar os prazos e compromissos, bem como a sua flexibilidade diante das possíveis alterações, ou seja, capacidade de se adaptar facilmente. Já a resiliência está relacionada à resposta ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão.

 

  1. Gerenciamento de projetos. Não importa o tipo de função que você esteja procurando, os gestores de RH estarão procurando um candidato que seja organizado,  possa permanecer na tarefa e trabalhar sob pressão. Outro aspecto importante nesse processo é a comunicação. Você precisa ser capaz de atualizar outras pessoas e dar alertas quando surgirem problemas.

 

  1. Inteligência emocional. A capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro. Reconhecer emoções não evidentes e lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros. Estar ciente de como suas palavras e ações são transmitidas, sejam elas intencionais ou não, é a base para uma liderança de sucesso.

 

  1. Comunicação assertiva. Capacidade de explicar a motivação de suas decisões e persuadir os outros membros da equipe a apresentarem seus pontos de vista. Há uma grande diferença na execução quando toda a equipe se entende e acredita no que está fazendo, em vez de receber uma tarefa que não entendem ou concordam com o significado. O resultado de uma equipe altamente comunicativa é que as informações são compartilhadas com mais rapidez e toda a equipe pode atuar com mais convicção e menos conflitos. 

 

Essas habilidades trazem o melhor das pessoas. Isso porque  seus comportamentos e competências são moldados para se adequar à estratégia da organização, ao clima de trabalho e ao contexto imprevisível das transformações.

 

Como desenvolver soft skills nos colaboradores?

 

No âmbito do recrutamento e seleção, é possível identificar facilmente as soft skills por meio das entrevistas. Mas será possível desenvolver essas habilidades nos talentos que já fazem parte da organização?  

 

Pode parecer um grande desafio, já que elas são habilidades sociais e dizem respeito ao emocional, mas com as técnicas corretas e o incentivo da organização, é possível ajudar os colaboradores a desenvolverem suas soft skills. 

 

Algumas dicas: 

 

 

Quais estratégias podem ser usadas pelo RH no desenvolvimento de soft skills?

 

É fundamental investir em ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das soft skills. Elas podem ser aplicadas tanto no ambiente de trabalho quanto a distância, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficiente. 

 

1- Treinamento e Desenvolvimento Contínuos: 

 

Essa ferramenta de aprendizagem  permite que os próprios colaboradores gerenciem seu tempo de aprendizagem e tenham acesso aos melhores conteúdos , sem precisar deslocar-se grandes distâncias para isso, pois são oferecidos pela própria organização.

Além disso, a ferramenta permite o uso de vídeo-aulas, onde os aprendizes podem observar comportamentos com mais atenção, podendo assistir quantas vezes for preciso para absorver seus conteúdos. O Sistema de RH da  Umentor, por exemplo, oferece como solução uma plataforma de T&D com +200 cursos disponíveis que auxiliam no desenvolvimento das habilidades comportamentais.

 

2- Plano de desenvolvimento individual

 

Com o plano de desenvolvimento individual, é possível firmar um acordo entre gestor e colaborador para o desenvolvimento de habilidades. Assim como T&D, o Sistema da Umentor também oferece o desenvolvimento de PDI’s, juntamente com feedbacks instantâneos. O objetivo, os meios e as metas são definidos previamente, e o profissional busca cumprir suas etapas e tarefas enquanto é acompanhado e avaliado por seu gestor. 

 

O desenvolvimento de soft skills contribui para a construção de uma uma equipe de trabalho de alta performance. Mas isso vai muito além, pois, quando as organizações investem nas habilidades sociais de seu capital humano, elas também influenciam positivamente no ambiente externo, já que contribui para que as pessoas se tornem seres humanos melhores.


7 razões pelas quais as soft skills são necessárias no local de trabalho


Você sabia que, de acordo com uma pesquisa do LinkedIn Learning, quase 57% dos líderes seniores disseram que as habilidades interpessoais são mais importantes do que as habilidades técnicas? Além disso, em 2019, a pesquisa enfatizou o aprimoramento de habilidades interpessoais de empatia, criatividade e colaboração.

Aqui estão sete razões que explicam por que as soft skills são necessárias para administrar um negócio de sucesso:

 

1. Soft Skills Melhoram a Tomada de Decisão


CEOs e gerentes estão sobrecarregados com a responsabilidade de tomar decisões cruciais que afetam toda a organização. As decisões que eles tomam estão diretamente relacionadas às habilidades de escuta. Muitas vezes, muitos líderes deixam de liderar porque não têm boa capacidade de ouvir e acabam tomando decisões sem estudar a fundo as necessidades atuais de sua organização.

Mas ter boas habilidades de escuta não se limita apenas aos líderes seniores. Os gerentes de equipe também devem incorporar uma boa escuta para garantir que as ideias inovadoras recebam a voz necessária e que cada membro da equipe se sinta ouvido.

 

2. Soft Skills Impulsionam Mudanças Positivas


A falta de comunicação pode levar a confusão e grandes perdas para sua organização, causando ineficiência. É necessário um excelente canal de comunicação para eficiência no trabalho, e essa comunicação não deve existir apenas dentro da equipe, mas também em vários departamentos para alinhamento de metas.

Uma comunicação clara pode ajudar sua organização a alcançar o alinhamento de metas em diferentes departamentos de trabalho. Com isso, os funcionários estão cientes dos desafios enfrentados pelo negócio e podem oferecer soluções inovadoras para enfrentar esses problemas que trarão mudanças positivas.

 

3. Habilidades interpessoais contribuem para um ambiente de trabalho saudável


Embora ouvir e se comunicar sejam essenciais para liderar uma força de trabalho, ter empatia com os desafios enfrentados por seus funcionários é igualmente importante. A empatia nutre um ambiente de trabalho favorável e positivo e elimina a competição prejudicial. Nesse ambiente, os funcionários estão mais preparados para arriscar e subir.

Os funcionários se sentem mais capacitados para expressar seus pensamentos em um local de trabalho onde a empatia é praticada e é mais provável que se sintam capacitados para fornecer feedback honesto para a organização. Esses insights são valiosos para simplificar processos e descobrir mais eficiências operacionais.

 

4. Soft Skills ajudam você a resolver problemas com mais eficiência


O desenvolvimento de soft skills, como comunicação e escuta, tornará os funcionários proativos no reconhecimento de problemas e barreiras para seus objetivos. Além disso, eles identificarão problemas e implementarão soluções ou correções precisas.

 

5. Soft Skills Melhoram o Atendimento ao Cliente


Com soft skills, seus funcionários ouvirão ativamente e identificarão problemas de forma eficaz e estabelecerão soluções de acordo com as necessidades de seus clientes. Eles canalizarão mais compaixão e empatia ao lidar com os problemas de seus clientes, o que impactará positivamente seu atendimento ao cliente.

 

6. Soft Skills Aumentam as Vendas


Desenvolver soft skills em seus funcionários beneficiará sua equipe de vendas durante o processo de negociação. Os funcionários podem usar a competência para interagir pessoalmente com os clientes sem violar o código de conduta profissional.

 

Quando seus funcionários têm boas habilidades de comunicação, eles podem se conectar com o cliente e discutir seus pontos problemáticos. Por meio dessa discussão, seus funcionários combinam a solução certa para eles, aumentando suas vendas.

 

7. Soft Skills Melhoram a Retenção de Funcionários


A taxa de retenção da sua organização aumenta quando você começa a se preocupar em potencializar as soft skills dos seus colaboradores. Com isso, seus funcionários perceberão que você se preocupa com o crescimento profissional deles e decidirão apoiá-lo.

 

Pensamentos finais


Resumindo, as soft skills não substituem as hard skills, mas são definitivamente necessárias no novo normal. Desenvolver as soft skills dos funcionários é o caminho para melhorar de forma eficiente o local de trabalho e reter grandes talentos em sua organização.

Sua organização oferece treinamento de soft skills para os funcionários? Se não, então o que você está esperando? Solicite uma demonstração do Sistema de RH completo da Umentor

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