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Soft Skills: o que são e como desenvolver?

As soft skills são as habilidades comportamentais relacionadas a como lidamos com o nosso emocional em diferentes situações.

 

Em um contexto de rápidas transformações sociais e tecnológicas, o mercado de trabalho está cada vez mais buscando profissionais aptos a lidar com as relações humanas. 

 

Isso mesmo! As habilidades ligadas ao nosso comportamento já são um dos ativos mais importantes para o exercício das atividades profissionais neste século. 

 

Na gestão de pessoas, essas habilidades possuem nome: são as soft skills. Já ouviu falar?

 

Veja aqui: Habilidades de liderança: como estimular essa soft skill nos gestores de equipe?

 

As soft skills estão relacionadas a como lidamos com o nosso emocional em diferentes situações. Ou seja, são qualidades subjetivas, ligadas à personalidade de um indivíduo e sua capacidade de comunicação e trabalho em equipe

 

O que são as soft skills?

 

As soft skills são classificadas como habilidades relevantes para o ambiente de trabalho no contexto contemporâneo. Isso porque elas auxiliam no atendimento das demandas tecnológicas, das transformações na cultura organizacional e na integração globalizada dos negócios. Ou seja, as soft skills são habilidades altamente responsivas aos avanços tecnológicos e ao desenvolvimento do mercado de trabalho.

 

Mas para compreender o lugar das Soft Skills na gestão de pessoas, é necessário entender também o que são as Hard Skills. 

 

Soft Skills X Hard Skills 

 

As Hard Skills são as habilidades técnicas, elas consistem no apanhado de  conhecimentos necessários para o exercício de um trabalho. Esse tipo de habilidade é conquistável através de experiências, conhecimento e nível de especialização. As Hard Skills são específicas, mensuráveis e podem ser aprendidas e aperfeiçoadas no decorrer dos anos. São os nossos diplomas, certificados, cursos e especializações.

 

Por muito tempo, essa competência foi considerada a mais relevante para uma carreira, porém esse cenário já se transformou, e atualmente as Soft Skills tomam maior protagonismo na hora do recrutamento.

 

Conforme a pesquisa realizada pelo site de recrutamento CareerBuilder, 63% dos empregadores disseram que uma das principais perguntas que tentam responder ao procurar candidatos é “quais são suas Soft Skills?”.

 

A pesquisa  Global Talent Trends 2019 do Linkedin mostrou que 92% dos recrutadores concordam que os candidatos com fortes habilidades pessoais – soft skills –  são cada vez mais importantes.

 

E tem mais: o Google conduziu um estudo em 2017 e descobriu que “entre as oito qualidades mais importantes dos seus principais funcionários,  todas são habilidades sociais”. 

 

Então, quais são algumas das soft skills que os empregadores consideram importantes para seus funcionários atuais e futuros? Vamos ver a seguir:

 

6 Principais soft skills segundo especialistas

 

Separamos aqui o que alguns especialistas de carreira dizem ser as principais habilidades sociais em funcionário de sucesso:

 

  1. Sede de conhecimento. Os empregadores valorizam muito os candidatos que têm a capacidade de aprender. Durante o processo de contratação, é importante avaliar se os candidatos têm agilidade de aprendizado e vontade de se desenvolver profissionalmente.

 

  1. Trabalho em equipe. Saber respeitar e lidar com essas diferenças é fundamental para construir relações saudáveis e para o crescimento profissional. 

 

  1. Flexibilidade e comprometimento e Resiliência. Demonstrar a habilidade de respeitar os prazos e compromissos, bem como a sua flexibilidade diante das possíveis alterações, ou seja, capacidade de se adaptar facilmente. Já a resiliência está relacionada à resposta ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão.

 

  1. Gerenciamento de projetos. Não importa o tipo de função que você esteja procurando, os gestores de RH estarão procurando um candidato que seja organizado,  possa permanecer na tarefa e trabalhar sob pressão. Outro aspecto importante nesse processo é a comunicação. Você precisa ser capaz de atualizar outras pessoas e dar alertas quando surgirem problemas.

 

  1. Inteligência emocional. A capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções do outro. Reconhecer emoções não evidentes e lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros. Estar ciente de como suas palavras e ações são transmitidas, sejam elas intencionais ou não, é a base para uma liderança de sucesso.

 

  1. Comunicação assertiva. Capacidade de explicar a motivação de suas decisões e persuadir os outros membros da equipe a apresentarem seus pontos de vista. Há uma grande diferença na execução quando toda a equipe se entende e acredita no que está fazendo, em vez de receber uma tarefa que não entendem ou concordam com o significado. O resultado de uma equipe altamente comunicativa é que as informações são compartilhadas com mais rapidez e toda a equipe pode atuar com mais convicção e menos conflitos. 

 

 

 

 

Essas habilidades trazem o melhor das pessoas. Isso porque  seus comportamentos e competências são moldados para se adequar à estratégia da organização, ao clima de trabalho e ao contexto imprevisível das transformações.

 

Como desenvolver soft skills nos colaboradores?

 

No âmbito do recrutamento e seleção, é possível identificar facilmente as soft skills por meio das entrevistas. Mas será possível desenvolver essas habilidades nos talentos que já fazem parte da organização?  

 

Pode parecer um grande desafio, já que elas são habilidades sociais e dizem respeito ao emocional, mas com as técnicas corretas e o incentivo da organização, é possível ajudar os colaboradores a desenvolverem suas soft skills

 

Algumas dicas: 

 

  • Busque incluir as soft skills como habilidades importantes para a cultura organizacional;
  • Promova reflexões e feedbacks a respeito das habilidades individuais de cada colaborador e como seria possível desenvolvê-las. 
  • Invista no desenvolvimento das soft skills, oferecendo uma universidade corporativa com o objetivo de educar as equipes de trabalho.
  • Demonstre o acompanhamento dos resultados de seus colaboradores. Dê mais responsabilidades e os estimule a proatividade.
  • Priorize o trabalho em equipe, pois a colaboração em prol de objetivos em comum é uma excelente maneira de desenvolver e aprimorar as habilidades sociais.

 

Quais estratégias podem ser usadas no desenvolvimento de soft skills?

 

 

É fundamental investir em ferramentas que auxiliem no desenvolvimento das soft skills. Elas podem ser aplicadas tanto no ambiente de trabalho quanto a distância, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficiente. 

 

  1. Universidade Corporativa

Essa ferramenta de aprendizagem a distância permite que os próprios colaboradores gerenciem seu tempo de aprendizagem e tenham acesso aos melhores conteúdos das melhores empresas e instituições do mundo, sem precisar deslocar-se grandes distâncias para isso.

 

Além disso, a ferramenta permite o uso de vídeos, onde os aprendizes podem observar comportamentos com mais atenção, podendo assistir quantas vezes for preciso para absorver seus conteúdos. Na Universidade corporativa da Umentor, por exemplo, são mais de 200 cursos que auxiliam no desenvolvimento das habilidades comportamentais.

 

  1. Plano de desenvolvimento individual

Com o plano de desenvolvimento individual, é possível firmar um acordo entre gestor e colaborador para o desenvolvimento de habilidades. Assim como Universidade Corporativa, a plataforma da Umentor também oferece o desenvolvimento de PDI’s, juntamente com feedbacks instantâneos. O objetivo, os meios e as metas são definidos previamente, e o profissional busca cumprir suas etapas e tarefas enquanto é acompanhado e avaliado por seu gestor. 

 

O desenvolvimento de soft skills contribui para a construção de uma uma equipe de trabalho de alta performance. Mas isso vai muito além, pois, quando as organizações investem nas habilidades sociais de seu capital humano, elas também influenciam positivamente no ambiente externo, já que contribui para que as pessoas se tornem seres humanos melhores.

 

 

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