Nosso Blog

Software de recrutamento e seleção: quais as vantagens para a empresa

Um software de recrutamento e seleção é o pilar da transformação do burocrático para o estratégico. Além de automatizar tarefas em larga escala, a tecnologia traz inteligência para o processo e ajuda nos seus principais desafios.

Muitas organizações têm dificuldades para encontrar a pessoa certa para o lugar certo dentro da empresa. E, mesmo quando conseguem o melhor candidato, frequentemente, o prazo de fechamento da vaga e os custos envolvidos estão distantes do ideal.

 

Quais são as funcionalidades de um software de recrutamento e seleção de pessoas?

O ponto de partida do software de recrutamento e seleção de pessoas é a gestão do processo de ponta a ponta. Todas as etapas e as tarefas são centralizadas em uma única plataforma.

Digitalização do processo

A digitalização é o primeiro recurso relevante. Ao eliminar planilhas, vários currículos impressos e outros processos analógicos, liberamos os especialistas do RH para a análise dos candidatos.

Abertura de vagas

As inovações começam na abertura de vagas. No software da Umentor, por exemplo, o próprio gestor do departamento pode abrir uma requisição e participar ativamente do processo seletivo. 

Banco de talentos compartilhado

O armazenamento de dados será centralizado e com garantias de segurança da informação, especialmente a adequação à LGPD. O sistema salva os cadastros, currículos, teste de perfil e sistema representacional, isso faz com que aumente a chance tanto do candidato de obter outras propostas quanto do recrutador de encontrar mais opções de candidatos.

Cruzamento entre candidato e vaga

Essa mudança vem acompanhada de inteligência para o processo. Segundo o nosso Chief Operating Officer, Ismael Wimmersberger, o principal diferencial de um excelente software é fazer o cruzamento entre candidatos e vagas. É o que garante o fit entre profissional e empresa, o match é excelente e faz com o RH consiga otimizar o tempo na hora de recrutar.

 

Que benefícios a tecnologia oferece para a empresa?

As ferramentas de automação e de inteligência ajudam os recrutadores a otimizarem o processo e a superarem os seus desafios. Por isso, o software de recrutamento e seleção apresenta um excelente retorno do investimento, que pode ser visto nas vantagens para a organização.

Encontrar talentos aderentes à vaga

A ferramenta aumenta o percentual de acerto nas contratações. Você potencializa a tomada de decisão dos recrutadores, que identificam pessoas com uma maior aderência ao cargo e aos valores da organização com os recursos disponíveis.

Reduzir o tempo de fechamento da vaga

Um ponto relevante é o equilíbrio entre precisão e tempo. Na prática, conseguimos alcançar uma lista curta de candidatos com um alto nível de compatibilidade, a partir de processos enxutos, de um rápido acesso à informação, de ferramentas de análise e de outros recursos tecnológicos. E a agilidade, por sua vez, leva ao fechamento no prazo.  

Melhorar a experiência do candidato

O processo adquire fluidez e visibilidade para os dois lados. Recrutadores e candidatos conseguem saber qual é a etapa atual e quais são os próximos passos. Essa comunicação garante uma maior confiabilidade para ambas as partes, evitando ruídos durante a experiência do candidato com a empresa.

Aumentar a maturidade do R&S

Os processos de recrutamento e seleção são formalizados e adquirem padrões claros para todos os envolvidos. Além disso, contamos com o feedback dos dados coletados para cada uma das vagas em aberto.

Essa maturidade de processos coloca a melhoria contínua como um dos pilares do RH. Serão mais claros quais são os pontos fortes e os pontos de atenção, permitindo ajustes contínuos para estar cada vez mais próximo da excelência.  

Reduzir custos 

As vantagens dos processos digitalizados terão reflexos em custos de curto, médio e longo prazo. No curto prazo, temos a redução de horas de trabalho, erros, etapas e atividades para contratar.

No médio prazo, enfrentamos o turnover recente — que, muitas vezes, é reflexo de erros de contratação e de expectativas desalinhadas. E, no longo prazo, talentos com fit cultural tendem a estar mais satisfeitos e a permanecer na empresa.

 

Por que escolher um software específico?

O software de recrutamento e seleção da Umentor é uma das nossas soluções. Logo, os processos dessa área são priorizados, buscando as melhores práticas, tendências de mercado e inovações do setor. 

Sendo assim, todo o esforço está voltado para uma única missão: encontrar candidatos adequados às vagas, reduzindo custos e tempo nos processos. O software de recrutamento e seleção, aliado ao atendimento consultivo e estratégico, será o motor de mudanças importantes. Afinal, reduzir custos, fechar vagas no prazo e contratar o talento certo é um dos benefícios de um processo digitalizado. Para falar com um especialista em R&S e conhecer o software da Umentor, entre em contato com o nosso time!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias