Nosso Blog

Time de alta performance: quais as vantagens e como chegar lá

A busca pelos melhores resultados é um tema que instiga profissionais das mais diversas áreas. A verdade é que existem várias orientações sobre como chegar lá, mas grande parte delas são muito abrangentes e aí fica difícil saber por onde começar, não é mesmo? Por isso, queremos mostrar como ter um time de alta performance na prática – e como nós podemos te ajudar nisso. Você vai entender porque os serviços da Umentor são um investimento com retorno certo.

 

O que esperar de um time de alta performance?

Apesar de cada equipe ter um estilo diferente, há um padrão de comportamento dentro dos times de alta performance. Neles, há um alto grau de competência, comprometimento, engajamento e sinergia em busca de um propósito que todos compartilham. No entanto, mesmo que entre o time haja valores e uma visão em comum, isso não exclui a individualidade dos integrantes. Afinal, a força desse time também está nos conhecimentos, habilidades, opiniões e ideias particulares e únicas de cada pessoa.

A performance está ligada à capacidade que as equipes têm de apresentar determinado resultado, alinhado ao planejamento estratégico da empresa. Pode ser valor em vendas, novos clientes, número de visitas ou tempo de entrega, por exemplo.

No entanto, esse “ambiente” não nasce naturalmente. É preciso instigar a sua equipe ao seu máximo potencial e resultados até então nunca alcançados. Com os recursos certos à mão, o setor de RH cumprirá essa missão com eficiência.

A Umentor entende os desafios de gerir recursos humanos – e nossas soluções são direcionadas a eles. São ferramentas que dão apoio desde a fase de seleção e recrutamento do seu time, até a análise de performance de cada colaborador. A seguir você vai entender melhor como esses recursos se relacionam à busca pela melhor performance da sua equipe.

Troque ideias com alguém que saiba lhe direcionar

É um engano pensar que contratar pessoas para uma equipe é o primeiro passo para ter um time de alta performance. Na verdade, para contratar as pessoas mais adequadas você precisa primeiramente saber qual é o norte da sua empresa. Afinal, onde você quer chegar com ela? Quais os objetivos e valores pelos quais você preza na sua gestão?

Pode haver alguma dificuldade nessas definições. Por isso, é importante ter alguém que saiba como lhe guiar nesse caminho, pois nessa etapa é impossível dar uma “receita” que vá servir para todas as empresas, de todos os ramos. Cada empresa é única e cheia de particularidades – e no meio disso está o seu diferencial e os seus desafios.

 

Selecione os melhores profissionais para o seu time

Depois de ter claro qual o seu objetivo, é hora de escalar os companheiros para essa missão: o seu time. É preciso buscá-los nos lugares certos, com a estratégia correta. Com um funil de recrutamento e seleção, esse processo será muito mais assertivo.

Além disso, por ser uma ferramenta digital, o controle é unificado e você poderá manter um banco de talentos sempre atualizado. Também contará com filtros que cruzarão dados e lhe ajudarão na seleção. Ainda, você terá apoio para realizar a análise do perfil profissional dos candidatos.

Com todo esse suporte, fica muito mais fácil garantir que você encontrará profissionais que somarão no seu time!

 

Forneça conhecimento para lapidar seus talentos

Um time de alta performance é formado por profissionais que estão sempre à frente, ligados em tendências de mercado. Logo, o conhecimento é matéria-prima imprescindível para equipes alcançarem os melhores resultados. Só assim seus colaboradores estarão preparados para enfrentar dificuldades, abraçar novos desafios e voar mais longe.

Isso pode ser feito por meio de cursos, workshops, treinamentos, mentorias… No entanto, embora haja capacitações em temas que sirvam para toda a empresa, é interessante lembrar que os integrantes de um time têm diferentes habilidades e níveis de conhecimento. Assim, é muito mais eficiente fornecer cursos e treinamentos personalizados.

A plataforma online da Umentor é uma solução que também supre essa necessidade. São mais de 120 cursos ofertados em diferentes áreas como: gestão de pessoas, marketing e vendas, agronegócio, programação neurolinguística, entre outros. Ademais, você pode ter uma universidade corporativa, 100% personalizada com conhecimentos focados especialmente no seu negócio.

O resultado de aplicações de instrumentos como esses são colaboradores alinhados, com suas habilidades potencializadas e convertidas em resultados. Dessa forma, se sentirão mais seguros e capazes para tomar decisões e executar suas atividades.

 

Analise a performance do seu time e direcione suas estratégias

Não adianta apenas querer que seu time tenha uma alta performance e achar que apenas cobrá-los será o suficiente. Você precisa criar as condições para isso, gerindo o processo. Logo, é fundamental monitorar o desempenho de seus colaboradores.

O objetivo dessa ação é fundamentar estratégias, e não criar uma forma de pressionar o time a ter resultados. A partir desse monitoramento é possível colher informações que vão mostrar quais as maiores dificuldades, forças, talentos… e, a partir daí, lapidar essa equipe. Em outras palavras, através dessa análise se identifica as possibilidades de crescimento e as melhores estratégias para isso acontecer.

Algumas das ferramentas disponíveis na Umentor para dar esse up na performance do seu time são a análise de resultados e metas e realização de feedback. Ainda, a plataforma indica quais os cursos são os mais indicados para o crescimento da sua empresa diante do cenário atual em que ela está.

 

Vantagens de ter um time de alta performance

Os resultados positivos de todas estratégias vão muito além dos resultados em números. Num time de alta performance há um sentimento de empatia uns pelos outros e pertencimento à instituição onde trabalham. Eles também se sentem mais motivados e comprometidos com os objetivos traçados para a empresa.

Assim, se estabelece o que nós costumamos chamar de crescimento convergente. Em suma, esse conceito explica o crescimento conjunto de colaboradores e empresa, numa equipe onde todos sentem que fazem parte de um propósito maior.

Além disso, ter um time de alta performance é realmente um diferencial frente aos concorrentes. Eles podem até copiar seus produtos, seu preço, seu modelo de negócio… mas você estará sempre à frente com sua equipe. Afinal, cada colaborador tem suas habilidades e conhecimentos, com ideias únicas a oferecer. Explorá-las corretamente é uma grande vantagem competitiva!

 

Se você quer melhorar a performance do seu time e está com dificuldades para chegar lá, entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer a plataforma Umentor. Nossas ferramentas vão te ajudar a chegar muito mais rápido aos resultados que deseja para a sua empresa.

 

Continue acompanhando nossos conteúdos pelo blog e nos siga nas redes sociais.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias