Nosso Blog

Treinamento online de colaboradores: 5 pontos de atenção cruciais para o RH

É inegável a importância do treinamento de colaboradores nas empresas, sejam elas micro ou grandes corporações. Investir em educação corporativa é uma forma de acelerar a execução da estratégia da sua empresa, melhorando o clima organizacional, retenção de talentos, produtividade e, como resultado, o retorno financeiro.

Com a facilidade da internet, os treinamentos não precisam mais ser presenciais, economizando recursos e facilitando o acesso ao colaborador e a empresa.

Porém, o treinamento online também traz alguns pontos de atenção que devemos olhar com cuidado.

Quantidade não é qualidade

Vivemos a era da informação, praticamente todo o conhecimento do planeta está a uma pesquisa de distância. Isso traz os benefícios óbvios, mas também acarreta em um problema, a falta de foco e o aumento de ansiedade.

É comum vermos colaboradores perdidos, atirando para todo lado, fazendo um curso ou treinamento que talvez não seja o que ele precise naquele momento. É o papel do gestor da empresa, ou se a empresa tiver um RH do diretor da área, entender o perfil de cada profissional e dar o direcionamento necessário.

Isso também gera ansiedade nos colaboradores, por vezes ficam perdidos, não sabendo se estão no caminho certo, e o que fazer para evoluir na carreira e dentro da organização.

Cultura organizacional

Uma cultura de aprendizado contínuo é fundamental para a retenção de colaboradores em todos os negócios.

Ainda mais quando falamos de treinamentos online, se a cultura não for forte e carregar os colaboradores, o estudo acaba ficando em segundo plano e por conta de cada um individualmente, sem o senso do todo, e definitivamente, não vai funcionar.

O RH pode utilizar de sua posição dentro da empresa para trabalhar a propagação dessa cultura, favorecendo o desenvolvimento pessoal e a autogestão. Produzindo eventos sobre a importância da evolução constante, definindo metas e objetivos conjuntos e individuais para cada colaborador.

Feedback constante

A ansiedade e a falta de feedback podem levar muitos colaboradores a terem o sentimento de desconexão com a equipe e empresa. E isso pode acarretar desde uma baixa produtividade até a perda de um talento.

É papel fundamental do gestor e RH ter periodicamente momentos para dar e receber feedbacks das suas equipes.

Mensure os resultados

Entender quais colaboradores estão performando melhor e se capacitando é fundamental para a gestão de uma equipe. No caso do treinamento online, utilizando uma plataforma como a Umentor, por exemplo, você tem disponível o mapeamento de diversos indicadores de sucesso.

Essa é a força do eLearning, a capacidade de mapear individualmente cada ação e analisar como isso vai impactar nos KPIs do negócio.

Antes de iniciar os treinamentos, defina qual será a meta e quais serão os indicadores de sucesso, assim você consegue ter uma visão clara do que está ou não funcionando.

Bônus e incentivo a capacitação

Como é possível facilmente medir os resultados e entender onde cada colaborador avançou ou regrediu, fica fácil bonificar e recompensar por metas alcançadas.

Com uma cultura de aprendizado contínuo e bonificação por metas pode ter certeza que a sua equipe vai crescer de forma exponencial.

Conclusão

A implementação do treinamento online nas empresas é primordial atualmente, as empresas que não investirem nisso vão ficar para trás.

Além de capacitar e qualidade a equipe é uma maneira de incentivar o crescimento pessoal e profissional individualmente, trazendo muito mais motivação e senso de pertencimento para a empresa.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para implementar um treinamento na sua empresa, deixe um comentário abaixo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias