Modelo de avaliação de desempenho: você conhece os principais?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para o RH que busca tomar decisões assertivas e garantir o sucesso da empresa. Descubra quais são os modelos de avaliação de desempenho disponíveis!
O objetivo da avaliação de desempenho é medir e avaliar a performance dos colaboradores em relação aos objetivos da organização e seus objetivos individuais.
Quando aplicada corretamente, as empresas podem alcançar inúmeros benefícios com as avaliações, que vão desde identificar potenciais líderes até maior competitividade e redução de turnover.
Ainda assim, uma pesquisa da Falconi descobriu um cenário alarmante: 36% das empresas brasileiras não possuem avaliação de desempenho. Por que isso ocorre?
Para os especialistas, questões ligadas à falta de maturidade dos negócios e de práticas de RH estão entre os principais motivos que desencorajam as empresas de realizar a gestão de performance dos funcionários.
Se você chegou até essa parte do conteúdo, é porque você quer ficar longe dessas estatísticas e assegurar todos os benefícios da avaliação de desempenho, não é?
Continue com a gente para entender quais são os modelos de avaliação de desempenho mais utilizados e como aplicar as avaliações em poucos passos!
O que é um modelo de avaliação de desempenho?
O modelo de avaliação de desempenho nada mais é do que uma estrutura que usamos para avaliar o desempenho dos nossos colaboradores.
Nesse modelo podemos incluir informações, como:
- Padrões ou características que serão avaliados;
- Métodos e processos pelos quais a avaliação será conduzida;
- Frequência que as avaliações serão realizadas;
- Sistemas de classificação usados para atribuir uma pontuação ao desempenho.
Quanto mais detalhado for o modelo, melhor será para aplicar as avaliações e garantir bons resultados.
Tipos de modelos de avaliação de desempenho
Existem diferentes tipos de modelos de avaliação de desempenho que podemos aplicar na empresa, mas aqui focaremos nos principais e mais importantes:
1- Autoavaliação
Neste modelo, os colaboradores se analisam sozinhos e compartilham suas perspectivas com os gestores. Após preencher o questionário, as respostas são analisadas cuidadosamente, e usadas como base para estabelecer planos e metas de crescimento para o profissional.
2- Avaliação 90 Graus
Aqui, apenas o gestor analisa o desempenho do colaborador e faz isso com base em indicadores pré-definidos. Esse modelo costuma ser um dos mais aplicados, pois o gestor está geralmente familiarizado com o trabalho diário do funcionário.
3- Avaliação 180 Graus
Nesse caso, tanto o gestor quanto o colaborador participam da avaliação. A resposta de ambas as partes proporciona uma visão mais equilibrada sobre o desempenho, uma vez que considera diferentes perspectivas sobre as experiências do colaborador no ambiente de trabalho.
4- Avaliação 360 Graus
É considerado o modelo de avaliação de desempenho mais abrangente, pois além do gestor e do próprio colaborador, outros que interagem com o talento também são entrevistados.
Esse tipo de avaliação é recomendado para líderes que desejam feedback completo sobre o desempenho dos funcionários.
5- Avaliação de Desempenho da Equipe
A avaliação de desempenho da equipe foca no relacionamento e no alinhamento do time, medindo o progresso através de reuniões ou formulários. É recomendado para melhorar o clima organizacional e identificar oportunidades de treinamento.
6- Avaliação de Desempenho do Líder
Nesse modelo de avaliação de desempenho, a performance do líder é avaliada, desde suas competências até a gestão de equipe.
As respostas obtidas com essa avaliação podem ajudar a empresa a identificar pontos fortes e de melhoria dos líderes, além de aprimorar o relacionamento com os colaboradores.
7- Satisfação de Funcionários
Mede o grau de satisfação dos talentos em relação ao trabalho, cultura da empresa e ambiente interno. Esse modelo é muito indicado para as organizações que desejam construir um ambiente saudável e harmonioso, e aumentar a retenção de funcionários.
Exemplos práticos de avaliação de desempenho
Para ajudá-lo a entender melhor como funciona o processo de avaliação, veja os exemplos que preparamos, um direcionado à autoavaliação e outro à avaliação 90°:
Avaliação de desempenho por autoavaliaçãoNome do colaborador: Ana Silva Período de avaliação: Janeiro a Dezembro de 2023 Autoavaliação de Ana Silva: Pontos fortes:
Áreas de melhoria:
Plano de desenvolvimento:
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Avaliação de desempenho pela avaliação 90°Nome do colaborador: João Santos Período de avaliação: Janeiro a Dezembro de 2023 Avaliação de desempenho por 90° (realizada pelo gestor): Avaliação do gestor: Pontos fortes:
Áreas de melhoria:
Plano de desenvolvimento:
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LEIA TAMBÉM | Avaliação de Desempenho: quais seus principais objetivos?
Etapas da avaliação de desempenho
Agora que já vimos a parte teórica da avaliação de desempenho e os seus principais modelos, vamos analisar as etapas necessárias para aplicar as avaliações.
Aqui, recomendamos a aplicação das seguintes fases:
1- Definir os objetivos da avaliação
O que sua empresa espera alcançar com a avaliação de desempenho?
É importante definir os objetivos e alinhados com os objetivos estratégicos da organização, além de comunicá-los de forma clara a todos os colaboradores.
Esses objetivos podem incluir, por exemplo:
- Melhorias no desempenho individual de cada talento;
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento de funcionários;
- Promover uma cultura de feedback.
2- Elaborar o instrumento de avaliação
Como a avaliação de desempenho será realizada?
Precisamos também desenvolver o instrumento de avaliação de desempenho, que poderá ser um questionário estruturado, uma entrevista, ou então uma combinação de ambos.
3- Aplicar a avaliação
Depois de definir os objetivos da avaliação de desempenho e elaborar o instrumento, devemos aplicar a avaliação, na prática. Aqui, é importante que a aplicação siga um cronograma, para que prazos sejam cumpridos e evitar qualquer tipo de interrupção na rotina dos colaboradores.
4- Analisar os resultados
Logo após aplicar a avaliação, precisaremos analisar os resultados obtidos para identificar os pontos fortes e as áreas de melhoria de cada colaborador. Essa análise também será importante para descobrirmos os padrões gerais de comportamento e performance dentro da sua equipe.
5- Oferecer devolutiva
Devemos também fornecer feedback construtivo a todos os nossos talentos, de modo a incentivar o crescimento individual deles e o aprimoramento contínuo. Para oferecer esse tipo de feedback, leia nosso material: Feedback construtivo: como fazer e exemplos!
6- Definir um plano de ação
Com base nos resultados da avaliação de desempenho, precisaremos desenvolver um plano de ação personalizado para cada indivíduo que foi avaliado.
Esse plano poderá incluir:
- Metas de desenvolvimento;
- Sugestões de treinamentos e cursos;
- Ou outras ações importantes para melhorar o conhecimento e a performance do colaborador.
Qual a melhor ferramenta para avaliação de desempenho?
Existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho dos talentos, mas certamente nenhuma se compara à plataforma de RH da Umentor.
A tecnologia integra diferentes módulos, desde avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, até pesquisa de clima organizacional.
Para saber mais sobre como a plataforma Umentor pode ajudar a sua empresa a aplicar os modelos de avaliação de desempenho acima, fale agora mesmo com o nosso time expert.
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Outras dúvidas frequentes
Qual a frequência ideal para realizar uma avaliação de desempenho?
A frequência para realizar uma avaliação de desempenho pode variar de acordo com a cultura e as necessidades da empresa. No entanto, recomenda-se que seja realizada pelo menos uma vez por ano.
Quem deve participar da avaliação de desempenho?
A participação na avaliação de desempenho geralmente envolve o colaborador, seu gestor ou líder e, em alguns casos, colegas de trabalho ou outros membros da equipe.
Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho oferece uma série de benefícios, como maior desenvolvimento profissional, melhor engajamento dos colaboradores, rápido alinhamento de expectativas, construção da cultura de feedback e retenção de talentos.