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Avaliação de Experiência do Colaborador: como fazer

Avaliação de Experiência do Colaborador: como fazer

 

A avaliação de experiência do colaborador é uma ferramenta que nos ajuda a identificar se um ou mais de nossos talentos têm fit cultural com a nossa empresa e estão aptos a desempenhar suas tarefas.

Fazer a avaliação é muito importante porque conseguimos alinhar melhor as expectativas (tanto da nossa empresa como do colaborador), fortalecer o relacionamento com nossos talentos e facilitar a adaptação dos funcionários que estão ingressando no time.

Muitos profissionais de RH sabem a importância de fazer a avaliação, mas deixa eu contar um segredo: muitos também têm dúvidas sobre como aplicá-l. 🫣 Esse é o seu caso? 

Hoje, separei esse artigo para mostrar um passo a passo simples de como fazer a avaliação de experiência do colaborador, então se você estiver com dificuldade de aplicar na sua empresa, continue no conteúdo que eu mostro como proceder! 💜 

 

Como fazer a avaliação de experiência do colaborador

 

 

1- Defina o objetivo da avaliação

 

O primeiro passo que devemos tomar é obter clareza sobre o que queremos alcançar com a avaliação. 

No seu caso, é…

  • Identificar os pontos fortes e áreas de melhoria dos colaboradores?
  • Avaliar a compatibilidade cultural e a adaptação deles à empresa?
  • Mensurar o desempenho e a produtividade dos talentos?
  • Ou, coletar feedbacks para aprimorar seus processos internos?

Definir um objetivo específico será importante para mantermos o foco naquilo que buscamos, e poderá, inclusive, nos ajudar a selecionar as perguntas mais adequadas para a nossa avaliação.

2- Liste as perguntas a serem feitas na avaliação de experiência do colaborador

Depois de definir o objetivo, precisamos separar as perguntas que serão feitas aos nossos colaboradores.

Abaixo eu deixo uma série de perguntas que eu e o time da Umentor consideramos importantes, com base nos critérios: competências técnicas, competências comportamentais, alinhamento cultural ou adaptação ao ambiente.

Competências técnicas

  • Quais habilidades técnicas você mais utiliza no seu dia a dia? Existe alguma área em que você gostaria de se desenvolver mais?
  • Pode compartilhar um exemplo de como você aplicou seu conhecimento técnico em um projeto recente?
  • Você já enfrentou algum desafio técnico no trabalho? Como você resolveu isso?
  • Como você se sente em relação ao aprendizado de novas tecnologias? Que tipo de apoio você gostaria para continuar aprendendo?

Competências comportamentais

  • Como você descreveria sua experiência trabalhando com nossa equipe? O que mais te agrada nesse trabalho em conjunto?
  • Você já tomou a iniciativa em algum projeto recentemente? Pode nos contar mais sobre essa experiência?
  • Como você avalia sua comunicação com seus colegas e gestores? Há alguma coisa que poderíamos fazer para melhorar essa comunicação?
  • Você se sente capaz de gerenciar seu tempo e cumprir prazos? Que técnicas você usa para manter tudo em dia?

Alinhamento cultural 

  • Quais valores da nossa empresa mais te inspiram? Como você os incorpora no seu trabalho diário?
  • Você se sente alinhado com os nossos padrões éticos e culturais? Pode nos dar um exemplo de como isso se reflete nas suas decisões?
  • O que mais te motiva na nossa missão e objetivos? Como você se vê contribuindo para eles?
  • Como você se sente em relação às mudanças na nossa cultura ou políticas? Pode compartilhar uma situação recente em que você teve que se adaptar?

Adaptação ao ambiente

  • Você se sente bem-vindo e integrado ao nosso time? O que mais ajudou nessa integração?
  • Você acha que é fácil se adaptar a diferentes situações e desafios aqui na empresa? Pode nos contar um exemplo?
  • Como você se sente em relação ao seu papel e ao ambiente de trabalho? O que poderíamos fazer para tornar sua experiência ainda melhor?
  • Como você lida com o estresse e os desafios no trabalho? Tem alguma estratégia que usa para se manter resiliente?

3- Planeje a aplicação da avaliação

Após definir os objetivos e listar as perguntas, precisamos criar um plano de ação para certificar que a avaliação de experiência do colaborador será aplicada como tem que ser.

Nesse planejamento, devemos definir um cronograma de todas as atividades que serão realizadas, quais colaboradores, times ou departamentos serão avaliados, e quais os profissionais responsáveis por aplicar a avaliação e coletar os dados. 

Aqui também definimos qual método será usado para aplicar a avaliação, se online (a partir de questionários e formulários) ou offline (reuniões ou entrevistas presenciais).

4- Aplicação dos testes

Chegou a hora de colocar a avaliação de experiência do colaborador em prática! Esse é um momento muito importante, pois é quando realmente vamos entender como os nossos talentos estão se saindo e se sentindo em relação ao ambiente organizacional.

Como mencionei acima, a aplicação da avaliação pode ser feita de forma online, através de questionários e formulários, ou offline, por meio de reuniões ou entrevistas presenciais. O importante, independentemente do formato, é garantir que todos se sintam à vontade para responder às perguntas com sinceridade.

5- Análise dos dados

Depois de coletar todas as respostas, será hora de fazer a análise desses dados. Nesse momento, devemos procurar por padrões e tendências que indiquem áreas de força e de melhoria dentro da nossa empresa, e olhemos além dos números, considerando também o contexto por trás das respostas. 

Conversas adicionais com os colaboradores podem ajudar a esclarecer pontos que não ficaram tão evidentes no questionário. 

6- Sugestão de melhorias

Feita a análise dos dados? Poderemos então começar a formular sugestões de melhorias que realmente farão diferença para a experiência dos nossos talentos. 

Se após a aplicação da avaliação você identificar que há necessidade de treinamento e desenvolvimento em uma determinada área técnica, por exemplo, você pode planejar workshops ou oferecer cursos específicos para aprimorá-los.  

Já se a avaliação de experiência do colaborador apontou gargalos de comunicação dentro do time, pode trabalhar em iniciativas para melhorar essa interação.

7- Acompanhamento dos talentos

Acompanhar a performance dos nossos talentos é a última etapa da avaliação e ela também é importante porque vai nos ajudar a garantir que as sugestões de melhorias (que identificamos anteriormente) estão funcionando, e que todos estão alinhados e caminhando na direção certa. 

Esse acompanhamento pode ser feito através de reuniões periódicas, onde discutimos os avanços e desafios, ou por meio de avaliações de desempenho regulares.

 

 

Claro que você poderá personalizar e adaptar a sua avaliação de experiência do colaborador, inserindo também etapas adicionais como aplicação de dinâmicas de grupo ou avaliações 360 graus. Mas se você seguir os passos acima, podemos certificar que a sua empresa já vai ter um ótimo resultado com a avaliação.

 

Gostou desse conteúdo? Então continue com a gente e leia também “14 perguntas para aplicar em sua reunião one-one” 😃

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