Tipos de avaliação de desempenho: qual o melhor para você?
Se você quer saber quais são os tipos de avaliação de desempenho e como utilizá-los, você veio ao lugar certo. Aqui na Umentor somos especialistas nessa etapa tão importante para a gestão de performance das empresas.
Com uma boa avaliação de desempenho você pode aumentar em 80% o ENGAJAMENTO e a RETENÇÃO dos colaboradores
A Avaliação de desempenho não é simplesmente um processo anual. Uma boa avaliação de desempenho é uma colaboração contínua e positiva entre colaboradores e gerentes. Ao permanecer conectado com o supervisor durante todo o ano, o colaborador pode fazer ajustes em seu desempenho de trabalho conforme necessário, e o supervisor pode avaliar e apoiar seu desempenho e capacidade de atingir suas metas anuais.
Tipos de avaliação de desempenho e o seu Planejamento
Antes de iniciar uma avaliação de desempenho é preciso que haja um planejamento entre equipes e supervisores, esta é uma discussão sobre metas de trabalho para o ano.
A discussão pode incluir:
- Uma revisão da descrição do seu trabalho.
- Uma lista de metas para o próximo ano. As metas devem estar vinculadas às metas departamentais e à descrição do seu trabalho.
- Uma avaliação das habilidades e conhecimentos necessários para atingir os objetivos.
- Uma discussão sobre objetivos profissionais de longo prazo. Este é um bom momento para oportunizar o crescimento profissional da equipe por meio de treinamento e oportunidades de desenvolvimento.
- As metas precisam ser documentadas por meio de um formulário.
É necessário que todos estes pontos estejam organizados e esclarecidos para o desenvolvimento da avaliação de desempenho e do PDI dos colaboradores
Veja aqui: O que é Plano de Desenvolvimento individual (PDI) e como desenvolver?
Quais são os objetivos da Avaliação de Desempenho?
A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Seus objetivos básicos são:
– tornar dinâmico o planejamento da organização;
– conseguir melhorias voltadas à produtividade, à qualidade e à satisfação;
dos clientes, bem como em relação aos aspectos econômicos e financeiros;
– estabelecer os resultados esperados das pessoas na organização;
– obter o comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados pela organização;
– melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos na organização, criando um clima de diálogo construtivo e eliminando dissonâncias ansiedades e incertezas;
– dar orientação constante sobre o desempenho das pessoas, buscando melhorias;
– gerar informações.
3 tipos de avaliação de desempenho
O modelo de avaliação de desempenho 90º
É conhecido por ser uma avaliação direta e simples, na qual o líder avalia seus próprios subordinados. Ele é considerado a melhor opção para analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos, pois normalmente realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia. Dessa forma, a avaliação pode ser mais intensa e completa.
Benefícios:
- A garantia da regularidade nos critérios avaliados;
- Mais facilidade em conversar com o orientador;
- Mais facilidade para o colaborador buscar feedbacks com seu gestor.
O modelo de avaliação de desempenho 180ª
Trata-se de um dos tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas empresas. Ainda, consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores imediatos, de forma individual e bastante aberta.
Benefícios da 180º:
- Construção por ambas as partes;
- Informações mais precisas sobre o desempenho;
- Identificação de talentos dentro das equipes.
O modelo de avaliação de desempenho 360º
A avaliação de desempenho 360º é entre o gestor e o seu colaborador, que é quem fará a autoavaliação.
O questionário da análise é para ser preenchido individualmente por cada participante. Depois disso, eles podem discutir os pontos que são divergentes e comuns. Uma forma de chegar a um consenso por meio de um diálogo claro e elaborar um bom plano com estratégias para melhorar o que realmente necessita.
Benefícios:
- Fornecer feedback equilibrado;
- Fortalecer relacionamentos;
- Análise dos pontos fortes e fracos da gestão;
- Identificar pontos de aprendizagem e desenvolvimento.
Outros Tipos de Avaliações de desempenho importantes e complementares
Pesquisa de liderança: Essa pesquisa ou avaliação, é fundamental para trazer informações pertinentes do ponto de vista do colaborador perante ao líder direto.
Pesquisa de clima: Além de identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, a pesquisa de clima permite análises que impactam diretamente nos resultados financeiros. São análises como a da forma com que a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da organização e das motivações das equipes.
Veja aqui: Pesquisa de clima organizacional: o que é, como fazer e exemplos!
10 benefícios da Avaliação de Desempenho
A avaliação de desempenho é um importante instrumento na gestão de pessoas, indispensável em qualquer organização que pretenda obter sucesso nos dias atuais.
As organizações necessitam de metodologias que não só eleve o nível de produtividade, de qualidade e de satisfação dos clientes-usuários, mas também o nível de motivação das pessoas, permitindo que estas alcancem seus objetivos, assim como a organização.
Trata-se de uma atividade muito sensível, difícil de ser dimensionada e que exige a participação de todos, cujo sucesso dependerá muito mais dos elementos que colaboram para a viabilização do processo do que das pessoas encarregadas da gestão desse processo.
Tão importante quanto avaliar o desempenho das pessoas é a gestão dos resultados dessa avaliação. Dentre seus principais benefícios estão:
- definir o perfil dos seus integrantes;
- identificar os que apresentam desempenho insatisfatório e necessitam de
- treinamento específico;
- identificar o tipo de treinamento necessário à correção dos desempenhos insatisfatórios;
- permitir a ascensão dos que demonstrarem melhor aptidão;
- estabelecer um sistema de recompensas;
- identificar as lideranças e formar um banco de talentos;
- permitir a melhoria das relações humanas entre superiores e subordinados;
- possibilitar o conhecimento dos padrões de desempenho da organização; e
- tornar claro que resultados são conseguidos por intermédio da atuação das pessoas em equipes e não individualmente