Comunicação interna: o que é e como melhorar?
A comunicação interna está atrelada à maneira com que a empresa se comunica e compartilha informações com seus colaboradores. Vamos entender mais sobre ela!
Você certamente já ouviu aquela famosa frase: “A gente conversa, a gente se entende!”
O slogan da marca Avon cai como luva no contexto de “comunicação interna”, porque é a partir disso — da comunicação —, que uma empresa consegue garantir o alinhamento de objetivos e melhorar a relação com os seus colaboradores.
Quando falamos em comunicação, tendemos a pensar que ela envolve apenas a forma de transmitir informações. Mas ela vai muito além disso. Ela abrange, também, questões como transparência e cultura de feedback.
Hoje nós entenderemos porque a comunicação interna é tão importante para a empresa criar um ambiente de trabalho positivo e reter seus talentos, e quais boas práticas devemos seguir para aprimorá-la.
Vamos lá! 💜
O que é comunicação interna?
A comunicação interna é um termo que usamos para nos referir ao conjunto de práticas, estratégias e ferramentas aplicadas para facilitar a troca de informações, a interação e a colaboração com os funcionários.
O objetivo ao melhorar a comunicação é garantir:
- O alinhamento dos talentos com a missão, valores e propósitos da empresa;
- A transparência e a honestidade entre todos os envolvidos;
- Uma boa relação e cooperação entre os times;
- O engajamento e a participação de todo o grupo.
Por que a comunicação interna é importante?
Para entendermos melhor como a comunicação interna tem poder de impactar as relações humanas e a qualidade do ambiente de trabalho, vamos analisar o seguinte cenário:
Imagine que dentro da sua empresa, a equipe de marketing está planejando uma grande campanha de lançamento de um novo produto, mas a equipe de vendas não está ciente desse lançamento e continua seguindo suas rotinas habituais. Quais problemas você acha que essa falta de comunicação pode desencadear? 🤔
Eu respondo!
O principal deles é o desalinhamento de objetivos, com a equipe de vendas não estando 100% preparada para atender os clientes. O segundo, é a falta de moral e engajamento de colaboradores, visto que a equipe de vendas pode se sentir excluída e desvalorizada por não ser informada sobre essas iniciativas importantes.
Agora, vamos a outro exemplo!
Imagine que o seu RH implementou uma nova política de home office, mas esqueceu de comunicar essa mudança para as outras áreas da empresa. Como resultado, alguns gestores continuam exigindo a presença de seus funcionários no escritório, enquanto outros permitem o trabalho remoto.
Essa falta de atenção, em transmitir o comunicado, por mais inofensiva que tenha sido, tem tudo para gerar dores de cabeça desnecessárias. Coisas que podem levar à insatisfação dos talentos e até mesmo gerar conflitos entre gestores e colaboradores.
Uma boa comunicação interna é responsável por colocar todos na mesma linha e impedir que mal-entendidos, como no caso dos exemplos, acabem prejudicando o bem-estar e o relacionamento dos envolvidos.
Erros mais comuns na comunicação interna
Mesmo não sendo a intenção da empresa, pode acontecer dela cometer ou estar cometendo alguns errinhos relacionados a sua forma de comunicação.
Será que a sua empresa está livre deles? Vamos dar uma olhada!
- Falta de clareza: Como a sua empresa tem transmitido informações aos colaboradores? Será que a linguagem usada nessas mensagens está sendo clara e objetiva o suficiente? Mensagens confusas ou mal formuladas podem causar equívocos, inclusive gerar frustrações entre os times.
- Comunicação unidirecional: Todas as partes estão sendo ouvidas? Quem são os responsáveis por transmitir as informações? Se apenas um lado estiver compartilhando as mensagens, a tendência é que os talentos se sintam ignorados e desvalorizados por outros setores e cargos.
- Excesso de informação: Quais informações estão sendo compartilhadas e por qual motivo? Bombardear os funcionários com muitas informações simultâneas pode, além de gerar uma sobrecarga, fazer com que eles esqueçam ou até mesmo ignorem uma informação que outra.
- Falta de transparência: A empresa está sendo sincera com seus colaboradores? Existe algum dado que está sendo omitido? Se o setor de RH ou os líderes estiverem ocultando informações, isso pode acabar gerando quebra de confiança e desmotivação dos talentos.
- Ausência de planejamento: Como as mensagens estão chegando aos colaboradores? Mensagens mal programadas, sem um objetivo específico, pode fazer com que as informações simplesmente se percam ou sejam mal interpretadas.
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Como melhorar a comunicação interna: práticas para aplicar agora!
Se você se identificou com algum dos problemas acima, pode ser que a comunicação interna da sua empresa esteja passando por dificuldades. Mas sem pânico, ok?
Abaixo eu separei algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a melhorar a forma de se comunicar e interagir com os talentos. 😎
1- Promova a transparência
A transparência é fundamental para a construção de confiança na equipe. Por isso, sempre que você ou um líder for compartilhar informações importantes, faça isso de forma aberta e honesta.
Para reforçar ainda mais o compromisso que a empresa tem em ser transparente, você também pode incluir atualizações sobre o desempenho dos colaboradores, mudanças nas políticas internas, lançamentos de novos produtos ou até resultados financeiros.
2- Fomente a cultura do feedback bidirecional
É necessário criar oportunidades para que todos os funcionários possam compartilhar feedbacks e expressar suas opiniões. Assim sendo, aplique pesquisas de clima organizacional, caixas de sugestões e formulários para que a troca de informações se torne parte da cultura.
Reuniões regulares, como reuniões 1:1 e sessões de brainstorming, também podem ajudar.
3- Utilize uma linguagem clara e simples
Nada de usar termos técnicos como se fosse a coisa mais natural do mundo. Para garantir que a mensagem seja compreendida por todos os envolvidos, é necessário usarmos uma linguagem que todos possam entender e estejam familiarizados.
4- Tenha um painel de comunicação
Sempre planeje e programe a comunicação com antecedência para garantir que todas as mensagens serão entregues no momento certo.
Um painel de comunicação, como o da Umentor, por exemplo, pode ajudá-lo a coordenar as mensagens, evitar sobrecargas de informação e garantir que todos sejam informados sobre eventos e atualizações importantes. 😃
Preparado para colocar as dicas em prática e melhorar a comunicação interna? Se você gostou do conteúdo, leia também Employer Branding: o que é e como fortalecer