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Comunicação interna: o que é e como melhorar?

Comunicação interna: o que é e como melhorar?

 

A comunicação interna está atrelada à maneira com que a empresa se comunica e compartilha informações com seus colaboradores. Vamos entender mais sobre ela!

 

Você certamente já ouviu aquela famosa frase: “A gente conversa, a gente se entende!”

 

O slogan da marca Avon cai como luva no contexto de “comunicação interna”, porque é a partir disso — da comunicação —, que uma empresa consegue garantir o alinhamento de objetivos e melhorar a relação com os seus colaboradores.

 

Quando falamos em comunicação, tendemos a pensar que ela envolve apenas a forma de transmitir informações. Mas ela vai muito além disso. Ela abrange, também, questões como transparência e cultura de feedback.

 

Hoje nós entenderemos porque a comunicação interna é tão importante para a empresa criar um ambiente de trabalho positivo e reter seus talentos, e quais boas práticas devemos seguir para aprimorá-la.

 

Vamos lá! 💜

 

O que é comunicação interna?

 

A comunicação interna é um termo que usamos para nos referir ao conjunto de práticas, estratégias e ferramentas aplicadas para facilitar a troca de informações, a interação e a colaboração com os funcionários. 

O objetivo ao melhorar a comunicação é garantir:

  • O alinhamento dos talentos com a missão, valores e propósitos da empresa;
  • A transparência e a honestidade entre todos os envolvidos;
  • Uma boa relação e cooperação entre os times;
  • O engajamento e a participação de todo o grupo.

 

Por que a comunicação interna é importante?

 

Para entendermos melhor como a comunicação interna tem poder de impactar as relações humanas e a qualidade do ambiente de trabalho, vamos analisar o seguinte cenário: 

 

Imagine que dentro da sua empresa, a equipe de marketing está planejando uma grande campanha de lançamento de um novo produto, mas a equipe de vendas não está ciente desse lançamento e continua seguindo suas rotinas habituais. Quais problemas você acha que essa falta de comunicação pode desencadear? 🤔 

 

Eu respondo!

 

O principal deles é o desalinhamento de objetivos, com a equipe de vendas não estando 100% preparada para atender os clientes. O segundo, é a falta de moral e engajamento de colaboradores, visto que a equipe de vendas pode se sentir excluída e desvalorizada por não ser informada sobre essas iniciativas importantes. 

 

Agora, vamos a outro exemplo! 

 

Imagine que o seu RH implementou uma nova política de home office, mas esqueceu de comunicar essa mudança para as outras áreas da empresa. Como resultado, alguns gestores continuam exigindo a presença de seus funcionários no escritório, enquanto outros permitem o trabalho remoto. 

 

Essa falta de atenção, em transmitir o comunicado, por mais inofensiva que tenha sido, tem tudo para gerar dores de cabeça desnecessárias. Coisas que podem levar à insatisfação dos talentos e até mesmo gerar conflitos entre gestores e colaboradores. 

 

Uma boa comunicação interna é responsável por colocar todos na mesma linha e impedir que mal-entendidos, como no caso dos exemplos, acabem prejudicando o bem-estar e o relacionamento dos envolvidos. 

 

Erros mais comuns na comunicação interna

 

Mesmo não sendo a intenção da empresa, pode acontecer dela cometer ou estar cometendo alguns errinhos relacionados a sua forma de comunicação. 

 

Será que a sua empresa está livre deles? Vamos dar uma olhada!

 

  • Falta de clareza: Como a sua empresa tem transmitido informações aos colaboradores? Será que a linguagem usada nessas mensagens está sendo clara e objetiva o suficiente? Mensagens confusas ou mal formuladas podem causar equívocos, inclusive gerar frustrações entre os times.
  • Comunicação unidirecional: Todas as partes estão sendo ouvidas? Quem são os responsáveis por transmitir as informações? Se apenas um lado estiver compartilhando as mensagens, a tendência é que os talentos se sintam ignorados e desvalorizados por outros setores e cargos.
  • Excesso de informação: Quais informações estão sendo compartilhadas e por qual motivo? Bombardear os funcionários com muitas informações simultâneas pode, além de gerar uma sobrecarga, fazer com que eles esqueçam ou até mesmo ignorem uma informação que outra.
  • Falta de transparência: A empresa está sendo sincera com seus colaboradores? Existe algum dado que está sendo omitido? Se o setor de RH ou os líderes estiverem ocultando informações, isso pode acabar gerando quebra de confiança e desmotivação dos talentos.
  • Ausência de planejamento: Como as mensagens estão chegando aos colaboradores? Mensagens mal programadas, sem um objetivo específico, pode fazer com que as informações simplesmente se percam ou sejam mal interpretadas.

 

LEIA TAMBÉM | O que é cultura de alta performance e como criá-la?

 

Como melhorar a comunicação interna: práticas para aplicar agora!

 

Se você se identificou com algum dos problemas acima, pode ser que a comunicação interna da sua empresa esteja passando por dificuldades. Mas sem pânico, ok? 

 

Abaixo eu separei algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a melhorar a forma de se comunicar e interagir com os talentos. 😎

 

1- Promova a transparência

 

A transparência é fundamental para a construção de confiança na equipe. Por isso, sempre que você ou um líder for compartilhar informações importantes, faça isso de forma aberta e honesta. 

Para reforçar ainda mais o compromisso que a empresa tem em ser transparente, você também pode incluir atualizações sobre o desempenho dos colaboradores, mudanças nas políticas internas, lançamentos de novos produtos ou até resultados financeiros.

 

2- Fomente a cultura do feedback bidirecional

 

É necessário criar oportunidades para que todos os funcionários possam compartilhar feedbacks e expressar suas opiniões. Assim sendo, aplique pesquisas de clima organizacional, caixas de sugestões e formulários para que a troca de informações se torne parte da cultura. 

Reuniões regulares, como reuniões 1:1 e sessões de brainstorming, também podem ajudar.

 

3- Utilize uma linguagem clara e simples

 

Nada de usar termos técnicos como se fosse a coisa mais natural do mundo. Para garantir que a mensagem seja compreendida por todos os envolvidos, é necessário usarmos uma linguagem que todos possam entender e estejam familiarizados.

 

4- Tenha um painel de comunicação

 

Sempre planeje e programe a comunicação com antecedência para garantir que todas as mensagens serão entregues no momento certo. 

 

Um painel de comunicação, como o da Umentor, por exemplo, pode ajudá-lo a coordenar as mensagens, evitar sobrecargas de informação e garantir que todos sejam informados sobre eventos e atualizações importantes. 😃

 

Preparado para colocar as dicas em prática e melhorar a comunicação interna? Se você gostou do conteúdo, leia também Employer Branding: o que é e como fortalecer

 

 

 




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