Diversidade e inclusão nas organizações: como promover?
Já é comprovado que empresas com diversidade e inclusão desenvolvem os melhores talentos, aumentam o envolvimento dos colaboradores e impulsionam o relacionamento com o cliente.
93% das empresas premiadas no Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2021 pelo GPTW contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade?
Para se ter uma ideia, dentre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, 91% têm pelo menos um profissional dedicado à função de combater a discriminação e promover a diversidade.
O estudo da última edição deste ranking também revelou que as organizações premiadas estão em um estágio de velocidade de inovação mais avançado do que as não premiadas, de acordo com o Innovation Velocity Ratio (IVR), métrica desenvolvida pela GPTW para medir o ritmo de inovação de uma empresa.
Apesar do estudo não relacionar as duas variáveis, ambos fatores (diversidade e inovação) são muito positivos nas melhores empresas. Podemos observar, então, que esse grupo de organizações se destaca por oferecer não só uma ótima experiência ao colaborador, mas também oportunidades de inovação e inclusão de pessoas diversas.
Vamos compreender, então, quais as vantagens da inclusão e diversidade nas organizações?
Quais as vantagens da diversidade e inclusão nas organizações?
As vantagens da inclusão e da diversidade para as empresas são cada vez mais claras. Embora justiça social seja o ímpeto inicial por trás dessas iniciativas, as empresas começam a perceber que inclusão e diversidade são uma fonte de vantagem competitiva e, mais especificamente, uma alavanca essencial de crescimento. Entretanto, o progresso das iniciativas de diversificação tem sido lento e as empresas ainda se mostram hesitantes sobre o modo mais eficaz de utilizar diversidade e inclusão para favorecer suas metas de crescimento e de criação de valor.
O conceito de diversidade e inclusão (D&I) está ganhando força nos círculos corporativos nos últimos anos, à medida que os líderes de negócios estão começando a ver os benefícios inexplorados para a cultura corporativa e o sucesso dos negócios.
Quando mencionamos esses termos, a maioria dos gestores de RH acena com apoio. No entanto, um mergulho profundo nos dados mostra que apenas algumas empresas realmente adotaram a diversidade como políticas de trabalho.
A remoção de todas as barreiras de discriminação e intolerância que podem resultar dessas diferenças e a extração do conjunto de experiências, bases de conhecimento e personalidades diversas impulsionam o sucesso individual e o crescimento geral dos negócios.
Quando funcionários que diferem em muitos aspectos de seus colegas sentem que sua presença em uma organização é valorizada e respeitada, eles prosperam e a empresa, por sua vez, se beneficia de suas ideias e habilidades exclusivas.
No entanto, poucos empregadores perceberam esse potencial
Em uma pesquisa da Forbes Insights, menos da metade (48%) dos executivos seniores concordou que uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial para impulsionar a inovação no local de trabalho, enquanto 37 % dizem que concordam de alguma forma e 14% discordam. A pesquisa envolveu 300 executivos seniores das principais regiões globais: Américas, Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África.
Os dados da pesquisa revelam que os locais de trabalho e as organizações com uma forte cultura de diversidade e inclusão são poucos e distantes entre si; embora muito progresso tenha sido feito na criação de uma cultura corporativa robusta e abrangente, ainda existem barreiras que impedem sua adoção generalizada.
Então, de que forma os líderes de negócios e gerentes de RH podem promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho?
Veja aqui: Avaliação de desempenho 360 graus: como fazer de forma eficaz?
Diversidade e inclusão significam o que, afinal?
Diversidade e inclusão são a missão, as estratégias e as práticas de uma empresa para apoiar um ambiente de trabalho diversificado e aproveitar os efeitos da diversidade para obter uma vantagem competitiva nos negócios. As empresas que criam ambientes de trabalho diversificados e inclusivos são mais adaptáveis, criativas e se tornam ímãs que atraem os melhores talentos.
O que é diversidade ?
Diversidade no local de trabalho é compreender, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, tais como: diferentes raças, etnias, gêneros, idades, religiões, PCD e orientações sexuais, com diferenças na educação, na personalidade, em conjuntos de habilidades e experiências.
Curiosamente, de acordo com este relatório da Deloitte, é revelado que a diversidade é percebida de forma diferente pelas gerações. Os millennials veem a diversidade no local de trabalho como a combinação de diferentes origens, experiências e perspectivas, e acreditam que tirar vantagem dessas diferenças é o que leva à inovação.
A Geração X e os Boomers, por outro lado, veem a diversidade no local de trabalho como representação igual e justa, independentemente da demografia, sem necessariamente considerar a relação da diversidade com os resultados de negócios.
Diversidade e inclusão são mais do que palavras da moda e precisam ser levadas a sério e compreendidas no local de trabalho.
Diversidade e prioridades de inclusão
Uma pesquisa da Forbes Insights com mais de 300 executivos seniores – 32% que estavam em RH – mostrou que as prioridades em diversidade e inclusão de suas empresas incluem:
65% – recrutamento de diversos funcionários
44% – retenção de talentos diversos
35% – garantir a diversidade no local de trabalho
29% – desenvolver um pipeline robusto de talentos diversificados
28% – que gerenciar problemas entre gerações
65% dos executivos seniores acreditam que a responsabilidade pela implementação de programas de diversidade e inclusão recai sobre o RH, enquanto 45% dizem que é responsabilidade dos líderes seniores de uma unidade ou divisão de negócios.
56% das empresas pesquisadas concordam plenamente que a diversidade ajuda a impulsionar a inovação. É claro que eles acreditam que essa vantagem de inovação é alcançada por meio de sua capacidade de atrair e recrutar diversos talentos.
10 práticas de diversidade e inclusão nas organizações:
As melhores práticas de diversidade e inclusão incluem:
- tratamento justo
- igualdade de acesso a oportunidades
- trabalho em equipe e colaboração
- foco na inovação e criatividade
- flexibilidade organizacional, capacidade de resposta e agilidade
- processos de resolução de conflitos colaborativos
- evidência do compromisso da liderança com a diversidade (por exemplo, nomeando um Diretor de Diversidade / Igualdade)
- representação da diversidade em todos os níveis da organização
- representação da diversidade entre as partes interessadas internas e externas
- diversidade educação e treinamento
O interessante a observar é que os funcionários percebem sua empresa como diversa e inclusiva com base em práticas que nem mesmo estão diretamente relacionadas à diversidade, como foco na inovação e criatividade. Essas práticas recomendadas são desejadas por todos no local de trabalho.
Integrar Diversidade e Inclusão no Recrutamento, Avaliação e Gestão de Desempenho
Algumas estratégias para eliminar o preconceito do processo de contratação e avaliação incluem a criação de um sistema cego ou algoritmo para revisar currículos. Identidades pessoais, incluindo sexo e religião, são automaticamente apagadas quando um gerente de contratação está analisando currículos.
Além disso, você também pode definir e revisar metas de diversidade para garantir que o recrutamento em diferentes níveis seja o mais diversificado e inclusivo possível.
Outra estratégia para sustentar essa cultura é a criação de um conselho inclusivo.
O conselho deve consistir de líderes influentes que tenham paixão e dedicação para conduzir e defender uma filosofia organizacional centrada na diversidade e inclusão. O conselho também precisa ser o mais diversificado possível, caso contrário, ele anula o propósito de promover uma cultura inclusiva, se o próprio conselho não for inclusivo.
O conselho de inclusão estaria envolvido na revisão das políticas sobre recrutamento, retenção de funcionários e promoção, e abordaria as questões dos funcionários entre grupos de funcionários sub-representados.
O conselho deve se reunir regularmente para revisar as políticas, avaliar o feedback dos funcionários e oferecer soluções e recomendações ao alto escalão para sustentar um modelo de trabalho inclusivo.
Como posso promover diversidade e inclusão na minha organização?
Muitas empresas já têm trilhado essa jornada, e tantas outras estão iniciando nesse processo e uma Plataforma de RH pode te ajudar, sabe como?
Uma ferramenta de gestão de RH permite que os processos que de outra forma são realizados manualmente sejam automatizados, o que significa que eles podem ser conduzidos de forma mais rápida, precisa e consistente.
Imagine só uma Ferramenta de RH simples e objetiva que aumenta o seu engajamento e reduz em até 80% o tempo das suas atividades diárias:
- Avaliação de Desempenho sem planilhas e sem perda de tempo: você consegue analisar a performance dos seus colaboradores em alguns cliques e com modelos personalizados (Avaliação de Desempenho 360°, 180°, 90). Identificar e monitorar os pontos fortes e fracos do desempenho dos colaboradores e agir em seguida, tudo de forma automática. Avaliação de Desempenho 360°, 180°, 90.
- Universidade Corporativa completa: + de 200 cursos online que simplificam a sua gestão de conhecimento para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas! O seu próprio ambiente de aprendizado 100% customizado.Você pode fazer upload de cursos na plataforma quando quiser com seus próprios treinamentos. Implementação com facilidade e rapidez, pois a nossa equipe acompanha o seu RH durante toda a etapa de lançamento.
- Recrutamento e Seleção: contrate a pessoa certa com agilidade e assertividade através do match de candidatos, a escolha ideal para sua vaga! Você também tem acesso a um Banco de Talentos compartilhado, Teste de Perfil Profissional para a vaga e Funil de Contratação. O RH abre a vaga, o sistema faz a análise dos perfis e indica os candidatos, tudo automaticamente!
Além disso, o mais especial é que a Umentor é única ferramenta de gestão de RH que vincula automaticamente os +200 cursos da Universidade Corporativa com Avaliação de Desempenho.
Garantindo o engajamento dos seus colaboradores com oportunidades de desenvolvimento e crescimento individual que levam ao desenvolvimento de práticas de diversidade e inclusão
Incentivar e aplicar políticas de diversidade e inclusão por meio uma Plataforma de RH traz para a empresa múltiplos benefícios e resultados como, por exemplo:
- Maior engajamento e motivação
- Aumento da criatividade e produtividade
- Redução de conflitos
- Mais respeito e tolerância
- Saúde mental e emocional
- Contínua inovação
- Redução do turnover
- Aumento da competitividade da empresa
- A empresa se torna referência
Portanto, para gerar transformação e desenvolver uma empresa mais diversa e inclusiva, é preciso começar pelo diagnóstico: identificar como está a diversidade da empresa hoje.
A partir de então, estabelecer metas e objetivos: saber onde quer chegar. E sempre mensurar os resultados com Avaliação de Desempenho, Feedbacks contínuos e PDI.
RH, Solicite uma demonstração e permita-se se surpreender com a nossa solução
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais!