8 passos para fortalecer a sua cultura organizacional
A cultura organizacional molda o comportamento dos nossos colaboradores, define valores e normas internas, e influencia o clima e a motivação no ambiente de trabalho.
Todas as empresas que têm uma cultura organizacional forte são capazes de aumentar o engajamento e melhorar a produtividade, mas se tem uma coisa que precisamos entender aqui é que a cultura forte não serve apenas para isso.
Ela também cria uma identidade corporativa mais coerente com visão e valores, aumenta a retenção de funcionários, e fortalece a reputação e a imagem da marca diante do mercado e dos stakeholders.
É por proporcionar tantos benefícios assim, que o trabalho do time do RH não pode parar nenhum segundo quando se trata de cultura organizacional.
Hoje vamos entender como podemos fortalecer a nossa cultura em poucos passos, e como isso pode nos ajudar a obter vantagens que só levam a nossa empresa para o topo.
Bóra? 🚀
Como fortalecer a cultura organizacional?
1- Revisão de valores e visão para alinhar e direcionar!
Os valores refletem os nossos princípios éticos e comportamentais, enquanto a visão orienta os nossos esforços.
Para certificar que todos estão na mesma página e que a visão e os valores estão realmente alinhados ao momento que a empresa está vivendo hoje, devemos conversar com liderança e discutir melhorias internas e ajustes nesses dois pontos (visão + valores).
Nesse bate-papo, procure responder:
- O que realmente importa para a nossa empresa, atualmente?
- Nossa visão ainda faz sentido?
- Quais comportamentos queremos ver mais no nosso dia a dia?
- Como podemos saber se estamos vivendo os nossos valores e visão?
2- Todos estão sabendo se comunicar?
A forma como a empresa se comunica com seus talentos, e o modo como os funcionários trocam informações entre si também fazem parte da cultura organizacional.
Por isso, para fortalecê-la, é muito importante construirmos (ou então melhorarmos) o espaço onde todos expressam suas opiniões, ideias e preocupações.
Caso ainda não tenha um espaço próprio para haver essa troca,
- Que tal criar um painel, fórum ou intranet?
- Fazer reuniões de feedback a cada duas semanas?
- Utilizar ferramentas que permitam comunicação em tempo real?
LEIA TAMBÉM | Comunicação interna: o que é e como melhorar
3- Teoria é bom, mas a prática é master!
A empresa pode ter valores e visão bem claros, mas se isso ficar apenas no papel, vai ser muito difícil para ela consolidar uma cultura organizacional forte.
Assim sendo, outro passo importante para fortalecermos a nossa cultura é desenvolver ações que nos ajudem a colocar em prática tudo que envolve a nossa visão e valores.
Por exemplo:
- Se um dos nossos valores é a transparência, precisamos promover reuniões abertas e verdadeiramente honestas. Nada de esconder o jogo!
- Se é inovação, devemos criar espaços para brainstormings e projetos experimentais, incentivando o pensamento criativo e voltado para o futuro!
- Se for colaboração, precisamos desenvolver atividades que fomentem o trabalho em equipe.
4- Estamos valorizando os funcionários alinhados a nossa visão e valores?
A liderança desempenha um papel muito importante para estimular a vivência dos valores e visão, mas são os talentos que precisam vivenciar esses dois elementos para conseguirmos realmente fortalecer a nossa cultura.
Nesse caso, o que podemos fazer para que eles abracem a ideia de vivenciar visão e valores diariamente?
- Considere prêmios mensais para aqueles que demonstram estar alinhados com os valores e visão da marca;
- Ofereça bônus por metas atingidas em projetos culturais;
- Ou então faça agradecimentos públicos durante as reuniões de equipe.
5- Como você sabe o que está bom e o que precisa ser melhorado?
O feedback anda lado a lado com a cultura organizacional, pois permite que identifiquemos gargalos internos e ajustemos as nossas ações para fortalecer a cultura.
Aqui na Umentor nós costumamos aplicar pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho e sessões de feedback 360 graus para coletar as informações “fresquinhas” dos nossos talentos.
O que acha de aplicá-las também?
6- O ambiente de trabalho afeta a participação dos times
Muito da desmotivação dos funcionários em seguir a visão e os valores da empresa está geralmente atrelada ao ambiente de trabalho.
Por isso, a regra aqui é chave: precisamos transformar esse local em um ambiente colaborativo, inovador e que gere bem-estar, para que todos se sintam à vontade para vivenciar a cultura.
Como faremos isso?
Podemos…
- Criar espaços de descompressão para relaxamento e socialização;
- Implementar programas de bem-estar, como aulas de yoga ou ginástica laboral;
- Garantir que a ergonomia dos postos de trabalho esteja adequada para cada talento desempenhar suas atividades.
7- Desbloquear o potencial de cada geração é necessário!
Vivemos uma era multigeracional com várias gerações (baby boomers, geração z, millennials, entre outros) convivendo e se relacionando entre si.
É nosso papel promover um ambiente onde diferentes talentos, experiências e perspectivas são valorizados e respeitados, e também promover a diversidade e a inclusão em todas as práticas da nossa empresa.
Algumas ideias que podem ser interessantes para isso, incluem:
- Organizar workshops e treinamentos sobre diversidade e inclusão;
- Criar comitês de diversidade para discutir e implementar políticas inclusivas;
- Estabelecer metas de diversidade em processos de recrutamento e promoção.
Quando criamos um ambiente onde diversidade e inclusão são valorizados, conseguimos enriquecer nossa cultura organizacional com múltiplas perspectivas e experiências. |
8- Desenvolver para crescer e ajudar a construir
Além dos passos acima, não podemos esquecer de desenvolver nossos talentos, pois é através da educação corporativa que eles vão crescer e ajudar na construção de uma cultura organizacional verdadeiramente forte.
Não faz ideia de como investir nisso?
Comece…
- Oferecendo cursos e treinamentos específicos para cada área;
- Promovendo programas de mentoria e coaching;
- Disponibilizando recursos para o aprendizado contínuo, como Universidade Corporativa da Umentor, que possui mais de 300 cursos disponíveis.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como fortalecer a cultura organizacional? Então leia também nosso material: O que é cultura de alta performance e como criá-la?💜