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Outubro Rosa: como o RH pode contribuir?

Outubro Rosa: como o RH pode contribuir?

 

Outubro chegou, e com ele, uma das campanhas mais importantes envolvendo a saúde humana: o Outubro Rosa, uma iniciativa mundial que visa conscientizar as nossas mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama e a realização de exames preventivos. 

Como o time de RH pode trabalhar essa pauta tão sensível, e promover o bem-estar e a saúde das colaboradoras? 

Foi para responder a essa dúvida que nossa equipe preparou o artigo de hoje! 🌸

 

Por que promover o Outubro Rosa é tão importante no ambiente corporativo?

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e a sua detecção precoce pode sim salvar vidas.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), foi estimado em 2024, mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. E dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que esse número pode atingir níveis globais bem preocupantes, como em 2020, que foi de 2,3 milhões.

Por ser praticamente o segundo lar das mulheres, o ambiente de trabalho desempenha um papel muito importante para disseminar a conscientização e reforçar a importância de cuidados regulares.  E o RH, o agente de transformação dentro das empresas, é o principal responsável por promover essa conscientização.

 

Como trabalhar a pauta “Outubro Rosa”? 6 dicas para aplicarmos!

O grande desafio que geralmente barra as iniciativas do RH que envolvem o Outubro Rosa é promover a pauta sem que ela soe superficial ou pareça incômoda para as mulheres.

Se esse é um desafio que você está sentindo, calma! As dicas abaixo vão ajudar!

 

1- Promovendo diálogos abertos sobre prevenção

A prevenção ao câncer de mama começa pelo acesso à informação, e uma das maneiras mais assertivas de abordarmos o Outubro Rosa com sensibilidade, é criando espaços de diálogo verdadeiramente abertos e acolhedores.

Você pode convidar oncologistas ou psicólogos para conversar sobre a importância da detecção precoce, por exemplo, ou chamar outras profissionais da saúde para ensinar às mulheres formas de autocuidado e como realizar o autoexame. 

Mas esse tipo de encontro não precisa ser formal, nem nada do tipo, ok? Promova um momento mais descontraído, em formato de bate-papo mesmo, em que as colaboradoras se sentirão mais à vontade para tirar dúvidas e compartilhar suas histórias.

 

2- Criando campanhas de autocuidado e incentivo ao diagnóstico precoce

Falar sobre o câncer de mama é necessário, mas temos que ter em mente que só falar não é o bastante para gerar mudanças reais. Precisamos também incentivar atitudes práticas para que elas sejam adotadas no dia a dia, e fora do ambiente corporativo.

Como faremos esse incentivo? 

Uma ideia interessante é criar uma espécie de "checklist de autocuidado", onde as colaboradoras podem monitorar seus hábitos de saúde regularmente. Esse checklist pode ser distribuído virtualmente ou ser impresso e disponibilizado nos espaços de convivência.

E para engajar todos os colaboradores, não apenas as mulheres, você pode ainda promover desafios semanais, incentivando todos a adotarem hábitos saudáveis, como praticar exercícios, cuidar da alimentação ou até mesmo participar de aulas de yoga e meditação.

 

3- Estimulando a auto expressão e a troca de experiências

A jornada para quem está passando por uma situação de diagnóstico ou tratamento de câncer é solitária na maioria das vezes, então, que tal criarmos um espaço onde as colaboradoras podem compartilhar suas histórias de superação?

Essa troca de experiências é muito rica e valiosa, pois promove a conscientização e empatia, e permite que outras mulheres se sintam conectadas e apoiadas. 

 

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4- Reforçando políticas de saúde e bem-estar

Sim, promover o Outubro Rosa é muito importante, porém, o cuidado e a atenção precisam ser priorizados além do mês de outubro. Ou seja, tenha em mente que o RH precisa desenvolver programas contínuos de saúde e bem-estar contínuos.

Garantir que o plano de saúde oferecido na empresa inclui exames preventivos, como mamografias, e oferecer horários flexíveis para que as colaboradoras possam realizar seus exames sem comprometer suas atividades diárias, são ações que podem fazer diferença.

Ahhhh, podemos também criar um programa de "saúde em dia", onde, ao longo do ano, as colaboradoras recebem lembretes sobre a importância de agendar exames regulares.

 

5- Estimulando a participação da liderança

Quando os gestores participam de eventos, palestras ou atividades atrelados à conscientização do câncer de mama, eles demonstram que se preocupam genuinamente com a saúde e o bem-estar das suas colaboradoras. 

Nesse caso, outra dica valiosa aqui, é sugerir que os líderes compartilhem suas próprias experiências (com amigas, mães, parceiras, etc.), e também troquem vivências em relação aos aprendizados relacionados ao autocuidado e à saúde.

 

6- Implementando um programa de reconhecimento

Por último, temos também a sugestão de instituir um programa de reconhecimento para as colaboradoras que se destacam na promoção da saúde e do bem-estar. Esse programa pode ir desde pequenos gestos de agradecimento até incentivos maiores, como prêmios ou certificações. 

Por que recomendamos isso? Fácil! Porque ao reconhecermos essas iniciativas, valorizamos o esforço delas e também inspiramos outras mulheres a se engajarem na causa. 

 

Gostou das nossas ideias? Então não deixe de compartilhar com sua equipe, e ajude a espalhar essa mensagem de autocuidado! 🌸

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