Gestão de RH com resultados é 
importante para você? Confira nosso Blog!

Setembro Amarelo: como o RH pode trabalhar essa pauta?

Setembro Amarelo: como o RH pode trabalhar essa pauta?

Setembro Amarelo é uma campanha que promove a conscientização sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Veja como trabalhar a pauta com as nossas 5 dicas!

 

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio, com uma campanha que procura sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental e incentivar conversas mais abertas sobre o tema. 

 

Por tratar de um tópico delicado, é natural que nessa época o RH se pergunte: “Como posso trabalhar essa pauta sem que gere desconforto ou impacto negativo na minha equipe?”

 

Hoje, o time da Umentor preparou algumas dicas que podem ajudar! Vamos dar uma olhada nelas? 💛🫰

 

Por que tratar a pauta do Setembro Amarelo?

 

Antes de partirmos para as dicas, é importante entendermos o papel que trabalhar a pauta Setembro Amarelo tem em relação ao nosso time e a empresa. E para isso, nada melhor do que números, não é?

 

Recentemente, um estudo conduzido pelo Cidacs/Fiocruz Bahia em colaboração com Harvard, revelou que a taxa de suicídio entre jovens no Brasil aumentou 6% ao ano. O período de estudo foi de 2011 até 2022.

 

Dados do Sistema Único de Saúde, o nosso querido SUS, reforçam a existência dessa alta, com o Ministério da Saúde informando que quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos entre 2007 e 2022. 

 

Problemas como burnout, abuso de drogas e tentativa de suicídio entraram em lista de doenças relacionadas ao trabalho.

 

Quando avaliamos esses dois estudos com cuidado, podemos chegar ao seguinte insight: cada vez mais brasileiros, em especial os mais jovens, estão enfrentando problemas de saúde mental. E o ambiente de trabalho - assim com o clima corporativo - pode, sim, estar associado a muitos casos de suicídio.

 

Como o RH pode trabalhar a pauta de Setembro Amarelo? 

 

Sabendo que o clima organizacional e ambiente corporativo podem desencadear doenças ocupacionais, como burnout, abuso de drogas, e até mesmo tentativas de suícidio, cabe ao setor de RH tomar ações que ajudem a prevenir esses problemas.

 

Mas mais que isso, pensar em estratégias que permitam tratar a pauta Setembro Amarelo com leveza e responsabilidade. Que ações podem ser essas?

 

1. Promover palestras e workshops sobre saúde mental que “quebram o gelo”

 

Ao invés de abordar o tópico saúde mental de maneira tradicional, que tal transformar as palestras e workshops em momentos de “descomplicação”?

Sessões onde os colaboradores podem relaxar, aprender e até rir um pouco podem tornar a abordagem mais leve, não só desmistificando o tema como tornando a comunicação mais acessível. Que tal a palestra ser chamada “Como não enlouquecer no trabalho”? 

Outra ideia pode ser criar um “Mapa dos Sentimentos” para compartilhar com os talentos nas palestras. Nesse mapa, os colaboradores podem identificar, visualmente, como estão se sentindo. Usar cores, figuras ou até mesmo emojis pode ajudar a quebrar o gelo e fazer com que todos compartilhem suas emoções de forma descontraída. 

 

2. Transformar o RH em um espaço seguro

 

E se o seu time criasse um espaço físico – ou virtual – chamado “Sala do Silêncio”? Esse seria um lugar onde os colaboradores poderiam se expressar livremente, sem qualquer tipo de julgamento ou pressão.

Ninguém precisa falar nessa sala, mas todos podem, por exemplo, “conversar” e ouvir a si mesmo, seja escrevendo um bilhete anônimo para descarregar sentimentos negativos, ou então participando de uma meditação guiada.

Outra alternativa interessante pode ser criar um “Diário do RH”, onde os talentos podem externalizar quais são suas preocupações, ideias ou sentimentos de forma anônima.

No final de cada mês, o RH pode compartilhar esses insights com a liderança, garantindo que as preocupações do time sejam ouvidas e abordadas, sem que ninguém precise se expor diretamente.

 

3. Criar um portal de apoio 24/7

Você também pode desenvolver um “Portal da Tranquilidade”, que ficará disponível 24/7 para os talentos acessarem conteúdos sobre saúde mental, realizar consultas online com psicólogos ou até participar de sessões de mindfulness

 

Se houver recursos financeiros disponíveis, também pode investir no desenvolvimento de um aplicativo móvel para os talentos agendarem sessões, acompanharem seu nível de bem-estar emocional (através de check-ins rápidos) e receberem lembretes para pausas mentais. 

 

Assim, o apoio psicológico fica na palma da mão!

 

4. Desenvolver a cultura de empatia

 

Outra dica que pode ajudar e muito a tratar o tema, é instituir um “Dia do Abraço Virtual”. Ou seja, criar um momento no mês onde todos os colaboradores enviam mensagens de apoio, ou reconhecem o trabalho de um colega.

Propor uma campanha chamada “Empatia em Ação” também pode ser aplicada, nesse caso. Na campanha, desafios como “elogiar um colega”, “oferecer ajuda de forma espontânea” ou “compartilhar algo que os fez sorrir” podem ajudar a criar um ambiente de apoio mais leve, descontraído e acolhedor.

 

LEIA TAMBÉM | Diversidade e inclusão nas organizações: como promover?

 

5. Revisar e repensar as políticas de trabalho

 

Quem disse que o trabalho precisa ser um mar cheio de estresse? Ao criar uma “Política de Soneca”, podemos ajudar os nossos talentos a relaxar um pouco, recarregar as energias, prevenir o esgotamento mental e manter a produtividade em alta. 

Estabelecer uma “Hora de Desconectar” também pode ser beeeeem legal. Aqui, após um certo horário, todos os e-mails, ligações e mensagens relacionados trabalho são bloqueados. 

 

Cuidar dos nossos talentos é e sempre será uma prioridade! 💛 

 

Aplique essas ações agora em Setembro Amarelo, mas não fique apenas neste mês. Estruture também um plano para que essas medidas de apoio à saúde mental e prevenção ao suícido façam parte da rotina da empresa! 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que pode gostar! 

 

Você merece 
uma equipe 
engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da Umentor: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar