Clima organizacional: o que é, principais tipos e como medir
O clima organizacional refere-se à percepção que um colaborador tem sobre o ambiente e a cultura da empresa. Saiba como medir a partir de uma pesquisa de clima organizacional
O clima organizacional é capaz de moldar a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho, o que pode afetar o seu comportamento e desempenho profissional, seja dentro de uma pequena empresa ou uma multinacional.
Mas o que é o clima organizacional,exatamente? E como a pesquisa de clima organizacional pode ajudar a empresa a construir relacionamentos mais fortes com seus colaboradores?
Aqui neste artigo vamos entender tudo que você precisa saber!
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é um termo que usamos para descrever a percepção que um colaborador tem sobre o ambiente e a cultura da empresa. Esse clima influencia diretamente o seu comportamento e a sua satisfação no ambiente de trabalho, desde a forma como se relaciona com colegas até a forma como executa suas funções.
Um clima organizacional positivo, por exemplo, tende a melhorar o engajamento e a retenção de talentos ao longo do tempo. Um clima organizacional negativo, por outro lado, pode desmotivar os trabalhadores e levar muitos deles ao desligamento.
Existem muitos fatores que podem afetar o clima organizacional. Estilo de liderança, forma de comunicação, ambiente físico, relações interpessoais, processos de trabalho e segurança laboral são apenas alguns.
Quais são as principais características do clima organizacional?
Idalberto Chiavenato define de clima organizacional como sendo “um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, criado por indivíduos que vivem e trabalham nesse Segundo, o clima organizacional não só pode, como vai afetar a produtividade, a motivação e o comportamento dos funcionários.
Além dessas, são outras características do clima organizacional:
- É uma “atmosfera psicológica”.
- É um retrato rápido do relacionamento entre a organização e seus funcionários.
- É um conjunto de propriedades que podem ser medidas pelos instrumentos corretos.
- Está relacionado à qualidade e adequação do ambiente de trabalho.
- Tem a ver com o apoio que os funcionários sentem que recebem da organização.
Cultura organizacional e clima organizacional são a mesma coisa?
Embora a cultura organizacional e o clima organizacional estejam preocupados com as características de uma organização, existem algumas diferenças importantes entre os dois conceitos.
A cultura organizacional se concentra nos valores e comportamentos dos funcionários dentro da empresa, enquanto que o clima organizacional se concentra na atmosfera empresarial, com base na sua cultura.
Ou seja, a cultura organizacional reflete muito mais a imagem autêntica de uma organização, enquanto o clima organizacional reflete as percepções que os talentos têm sobre a qualidade e as características da empresa.
Quais são os impactos do clima organizacional
O clima organizacional impacta a empresa de inúmeras formas, seja positiva ou negativamente. Quais são esses impactos?
Impactos positivos
- Satisfação dos funcionários
- Melhora na saúde e no bem-estar dos colaboradores;
- Atração de novos talentos;
- Eficácia da liderança;
- Maior produtividade dos funcionários;
- Atingimento de metas de longo prazo.
Impactos negativos
- Baixa desmotivação e engajamento;
- Conflitos interpessoais;
- Alta rotatividade (turnover);
- Problemas de saúde e bem-estar de colaboradores;
- Insatisfação de clientes;
- Cultura tóxica;
- Depreciação da imagem da empresa.
Tipos de clima organizacional
As organizações tendem a ter uma mistura de vários tipos de clima organizacional em vez de apenas um. No entanto, sempre haverá um tipo dominante.
Clima orientado para as pessoas
Um clima orientado para pessoas possui um conjunto de valores que se concentra predominantemente no cuidado e atenção com seus colaboradores e os seus resultados.
Clima orientado por regras
Um clima orientado por regras é aquele que estabelece um conjunto de medidas, políticas internas e estruturas que precisam ser cumpridas rigorosamente por todos os talentos, líderes e demais envolvidos.
Clima orientado para a inovação
Esse clima desenvolve e introduz consistentemente novas formas de trabalho e processos (e incentiva os colaboradores a fazerem o mesmo) para alcançar resultados inovadores.
Clima orientado para metas
Um clima orientado para metas privilegia os esforços humanos e refina os detalhes dos procedimentos de trabalho para alcançar o resultado desejado.
Como podemos medir o clima organizacional?
O clima organizacional pode ser medido a partir da pesquisa de clima organizacional, uma ferramenta que utilizamos para coletar informações e dados dos talentos a respeito de suas percepções e satisfações acerca do ambiente de trabalho.
Essa coleta pode ser feita a partir de questionários anônimos, que é a forma mais aplicada nas empresas, ou por meio de entrevistas e conversas individuais com o RH.
Quais são as dimensões da pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é composta por diferentes dimensões, portanto, as perguntas dos questionários precisam ser construídas em cima desses três pontos.
- Dimensões estruturais, que se referem à estrutura física da empresa.
- Dimensões interativas, que é como os talentos interagem uns com os outros.
- Dimensões perceptivas, que trata da percepção dos talentos em relação ao clima organizacional.
Abaixo separamos algumas perguntas que podem ser aplicadas, com base nessas três dimensões:
Dimensões Estruturais
- Você se sente confortável com o layout e ambiente físico do seu local de trabalho?
- As instalações da empresa estão adequadas às necessidades dos funcionários?
- O espaço de trabalho promove a colaboração e a interação entre os colegas?
- Você tem acesso a recursos e equipamentos adequados para realizar suas funções?
- A empresa oferece uma infraestrutura que facilita a comunicação e a execução do trabalho?
Dimensões Interativas
- Você se sente apoiado pelos seus colegas quando precisa?
- A comunicação entre os membros da equipe é realizada de forma clara?
- Existe um ambiente de trabalho colaborativo onde as ideias são valorizadas?
- Você se sente parte de uma equipe?
- Há oportunidades para colaboração e trabalho em equipe em projetos?
Dimensões Perceptivas
- Você confia na liderança da empresa para tomar decisões?
- Você se sente reconhecido pelo seu trabalho?
- Você acredita nos valores e na missão da empresa?
- Você se sente motivado(a) e engajado(a) com seu trabalho?
- Você acredita que a cultura organizacional promove um ambiente de trabalho saudável e inclusivo?
Estrutura organizacional
A estrutura forma a base das relações interpessoais entre aqueles que lideram e aqueles que são liderados. Quem trabalha com quem e quem é responsável por quem? A centralização da autoridade comprovadamente reduz a participação dos subordinados na tomada de decisões. Por outro lado, a descentralização o encoraja.
Conflito
O clima organizacional depende da eficácia com que todos os tipos de conflito são gerenciados. O conflito administrado de forma eficaz criará uma atmosfera de cooperação e facilitará conversas maduras. Por outro lado, conflitos mal administrados criarão uma atmosfera de desconfiança e não cooperação, onde fofocas e calúnias são comuns.
Responsabilidade individual
A responsabilidade refere-se à quantidade de autonomia, liberdade, autoridade e poder que os funcionários têm no local de trabalho. Com autonomia suficiente, os funcionários poderão definir seu trabalho e atividades, o que também reduz a carga de trabalho dos gestores. Em um clima de baixa responsabilidade e autonomia, os funcionários são passivos e obrigados a trabalhar com uma estrutura e um conjunto de tarefas pré-aprovados específicos. Isso muitas vezes leva à frustração.
Como melhorar o clima organizacional: 5 dicas!
Se após aplicar a pesquisa você perceber que o resultado é mais negativo do que positivo, não se desespere. Nós separamos algumas dicas simples que podem ajudar você a melhorar o clima organizacional da sua empresa. Confira!
1- Determine qual é o contexto atual do clima organizacional
Fazer uma análise do clima organizacional é muito importante para você ter clareza sobre onde a sua organização está no momento, e em cima disso, você conseguir elaborar estratégias para mudar a perspectiva errada (ou distorcida) que os colaboradores podem ter sobre a empresa.
2- Defina os valores e objetivos, e quais comportamentos são esperados do grupo
Muitas empresas têm um conjunto de valores organizacionais definidos, mas muitos dos funcionários não conseguem incorporá-los. Por quê? Porque, embora estejam escritos em posters ou montados em uma grande placa de parede, esses valores não estão entrelaçados na cultura cotidiana.
A solução? Treinar os gerentes para propagar os valores no dia a dia, e saber transparecer quais comportamentos são valorizados e esperados do grupo.
Por exemplo, digamos que um dos valores da empresa seja a agilidade. O que uma pessoa deveria fazer e dizer para contribuir com esse valor? Talvez ágil signifique ser capaz de passar de um projeto para outro sem perder tempo. Nesse caso, o comportamento que os talentos devem ter é garantir o cumprimento de prazos e se mostrar mais proativos para abraçar novos projetos e tarefas.
Veja aqui: Feedback construtivo: como fazer e exemplos!
4- Foco na inclusão e no pertencimento
As organizações que criam um ambiente inclusivo no local de trabalho poderão presenciar o moral da equipe mais forte e os funcionários permanecendo na empresa por mais tempo.
Por isso, assegure também que seus líderes e gestores deem o exemplo, incentivando o respeito mútuo, a inclusão e o trabalho em equipe.
Faça com que eles desenvolvam a cultura de feedback para que os funcionários saibam sobre sua performance e desempenho. Deixe-os saber o que estão fazendo bem e onde podem (e devem) melhorar. Seja construtivo e forneça ações claras!
5- Desenvolva sua liderança
A percepção de liderança é um ponto que também influencia no clima organizacional. Portanto, é muito importante que a sua empresa tenha líderes que apoiem a missão e os objetivos e também promova a transparência e a tomada de decisões.
Ao desenvolver esses profissionais, procure talentos que tenham o poder de inspirar os outros, saibam explorar o potencial de cada indivíduo, e promovam o trabalho em equipe. Ofereça treinamentos para garantir que os líderes estejam todos na mesma página, e eles tenham as habilidades e ferramentas necessárias para operar da maneira correta.
A Umentor possui uma Universidade Corporativa que pode contribuir nesse cenário. Temos mais de 300 cursos em soft skills e hard skills disponíveis para ajudar você a construir habilidades de futuros líderes, além de maximizar o conhecimento e a performance dos talentos para melhorar significativamente o clima organizacional.
Se você quiser saber mais sobre a plataforma Umentor e como ela ajuda no clima organizacional da sua empresa, fale agora com um de nossos especialistas