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Novembro azul: como o RH pode trabalhar essa pauta?

Novembro azul: como o RH pode trabalhar essa pauta?

 

Assim como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, o Novembro Azul traz uma pauta sensível que precisa ser trabalhada com muita empatia pelo time de RH. A campanha é focada na conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta milhares de homens anualmente.  

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve diagnosticar cerca de 704 mil novos casos de câncer de próstata por ano entre 2023 e 2025. Um dado que mostra a importância da sensibilização e da promoção do autocuidado. 

Para o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce é um diferencial que pode salvar inúmeras vidas, e aumentar as chances de sucesso nos tratamentos. Assim, como o RH pode fazer a sua parte e trazer o assunto de forma leve e respeitosa para dentro do ambiente empresarial? 

É o que vamos ver no artigo de hoje! 💙

Por que promover o Novembro Azul é importante?

Nosso local de trabalho é quase uma segunda casa; um templo. É onde passamos boa parte do nosso dia, criamos conexões e fazemos amizades.

Para muitos homens, esse tempo ao lado de outros colegas e líderes é uma oportunidade única de encontrar apoio e incentivo para o autocuidado - algo que, infelizmente, podem não encontrar lá fora.

Campanhas como o Novembro Azul, se trabalhadas com carinho, criam um espaço de confiança para que eles reflitam sobre a própria saúde, e se sintam incentivados a realizar exames preventivos. 

Não só isso, as campanhas podem ajudar a demonstrar que a empresa realmente está preocupada com cada um deles, e com isso, fortalecer o respeito e o vínculo entre empresa e colaborador. 

Quem não quer fazer parte de um time que apoia e se preocupa genuinamente uns com todo mundo? 

 

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Como trabalhar a pauta “Novembro Azul”

Por tratar de um tema delicado, pode ocorrer do time de RH ficar sem ideias para trabalhar a pauta “Novembro Azul”. Se esse for o seu caso, sem pânico! Nosso time aqui da Umentor separou algumas dicas para ajudar:

1. Comece o papo com sensibilidade e informação

Trazer o Novembro Azul para o ambiente de trabalho é um desafio, mas que tal começar o assunto como quem puxa uma conversa franca? Você pode fazer isso abrindo o tema numa roda de conversa, ou então enviando uma comunicação interna com dados reais e alguns depoimentos. 

Mas nada de ser formal demais, ok? Quanto mais natural, melhor! O importante é o time entender o porquê da campanha e como o cuidado com a saúde pode mudar tudo.

2. Crie um ambiente seguro e de total confiança

Quando o assunto é saúde, a gente sabe que rola um certo receio em abrir o coração. Por isso, o ideal é sempre dar aos colaboradores um espaço para eles conversarem sem aquele medo de julgamento. 

Uma boa dica aqui é organizar bate-papos com profissionais da saúde que possam tirar dúvidas de maneira confidencial. Quem sabe, criar um canal exclusivo para quem prefere buscar informações em particular?

3. Faça a ponte para exames preventivos com jeitinho

Que tal facilitar a vida da galera e trazer os exames preventivos mais para perto? Fechar parcerias com clínicas ou operadoras de saúde para check-ups gratuitos ou com desconto pode ser uma boa – tudo sem enrolação.

E para fechar, nada de rigidez no horário, ok? Abrir um espacinho na agenda para que os colaboradores façam exames durante o expediente é uma maneira de dizer a eles que a empresa os valoriza e que cuidar da saúde vem antes de qualquer coisa.

4. Espalhe a mensagem pelo ambiente – de um jeito visual e direto

Saúde é assunto sério, mas nada impede de fazer a campanha com um toque leve, quase como um lembrete. 

Espalhar informações do Novembro Azul em murais, redes internas e até nas áreas comuns, como o cantinho do café ou do lanche, ajuda a integrar a campanha na rotina sem parecer forçado.

5. Envolva as lideranças como aliados do autocuidado

Os líderes geralmente servem de inspiração para as pessoas. Então, que tal se os líderes da sua empresa falarem sobre a importância da saúde, dando o exemplo?

Esse apoio faz uma diferença gigantesca! Quando eles se envolvem de verdade nesse tipo de pauta, eles inspiram o time a cuidar mais de si mesmo, tirando aquele peso que muitas vezes é falar sobre saúde. 

O RH pode incentivar essa participação pedindo aos líderes que se engajem em rodas de conversa, compartilhem depoimentos, ou então participem de ações especiais da campanha.

6. Organize desafios de saúde com um toque de diversão

Por que não trazer um pouco de leveza para o Novembro Azul com um desafio de autocuidado? 

Você pode fazer isso através de uma competição amigável de passos diários, uma semana para experimentar atividades físicas (valendo desde caminhada até alongamento no escritório), ou até um desafio de hidratação. 

Os desafios trazem a pauta da saúde para o dia a dia sem aquela pressão, sabe? Isso, além de serem ótimos para criar conexões entre todo o time! 

7. Crie um “kit autocuidado” 

Um combo com dicas de saúde, contatos de profissionais parceiros, um calendário de lembretes para exames e até alguns mimos, como uma garrafinha de água. 

Fazer um kit especial de autocuidado é uma medida super simbólica que reforça a intenção da empresa de levar o tema “Novembro Azul” a sério, e que faz com que cada colaborador se sinta verdadeiramente apoiado na jornada de saúde.

 

E aí, gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar com a sua equipe, e ajude a espalhar essa mensagem de autocuidado! 💙

 

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