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Avaliação de Desempenho: o que é e quais seus principais objetivos?

No mundo de hoje, no qual as exigências do mercado são a cada dia mais intensas, as empresas que querem ter um nível de competitividade necessitam de meios para realizar melhorias no desempenho dos colaboradores. 

 

Isso faz com que a avaliação de desempenho seja um recurso necessário para facilitar a gestão de pessoas dentro das organizações.

 

Dentre os principais benefícios da Avaliação de Desempenho estão:

 

  • Avaliar os funcionários com base na metodologia adotada que têm como base as competências;
  • Realizar melhorias no desempenho, oportunizando o desenvolvimento das pessoas, ressaltando os pontos fortes e de melhoria;
  • Determinar ações que possibilitem o desenvolvimento de novas competências.

 

É através deste processo que os líderes analisam o desempenho de seus funcionários, para identificar pontos fortes e pontos a desenvolver, sendo possível, traçar planos de desenvolvimento focados nos gaps identificados.

 

Vamos entender a Avaliação de Desempenho um pouco mais afundo? 

 

O que é Avaliação de Desempenho?

 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem por objetivo analisar a performance dos colaboradores. 

 

Através da avaliação de desempenho é possível medir e analisar as  competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. 

 

Segundo Chiavenato, a avaliação de desempenho é um tipo de análise sistemática da performance do colaborador por meio de parâmetros relacionados ao seu cargo e seu potencial de desenvolvimento futuro. Para ele, toda avaliação é um processo para estimular a excelência, as qualidades de alguma pessoa. 

 

Como é realizada uma Avaliação de Desempenho?

 

Antes de mais nada, a avaliação de desempenho precisa seguir alguns parâmetros como:

 

1- a definição dos resultados desejados, ou seja, as metas necessárias para o cumprimento da cargo ocupado;

2- acompanhamento diário dos resultados obtidos;

3- contínua solução dos problemas identificados;

4- revisão dos resultados alcançados;

5- elaboração de propostas futuras.

 

Como é possível perceber, a avaliação de desempenho é um processo contínuo, pois ela visa estabelecer os resultados que precisam ser alcançados pelos colaboradores, acompanhar o processo de trabalho e fornecer um feedback constante.

 

Para os líderes e gestores, a avaliação de desempenho é uma etapa primordial. Isso porque nesse papel, eles precisam justamente planejar, liderar, facilitar, educar e acompanhar os resultados de sua equipe de trabalho. 

 

A avaliação de desempenho tem o potencial de averiguar as possibilidades futuras das pessoas no seu crescimento no trabalho. 

 

Quais são os objetivos da Avaliação de Desempenho?

 

A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Seus objetivos básicos são: 

 

– tornar dinâmico o planejamento da organização;

– conseguir melhorias voltadas à produtividade, à qualidade e à satisfação;

dos clientes, bem como em relação aos aspectos econômicos e financeiros;

– estabelecer os resultados esperados das pessoas na organização;

– obter o comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados pela organização;

– melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos na organização, criando um clima de diálogo construtivo e eliminando dissonâncias ansiedades e incertezas;

– dar orientação constante sobre o desempenho das pessoas, buscando melhorias;

– gerar informações.

 

Tipos de avaliação de desempenho

 

O modelo 90º 

 

É conhecido por ser uma avaliação direta e simples, na qual o líder avalia seus próprios subordinados. Ele é considerado a melhor opção para analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos, pois normalmente realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia. Dessa forma, a avaliação pode ser mais intensa e completa.

 

Benefícios: 

 

  • A garantia da regularidade nos critérios avaliados;
  • Mais facilidade em conversar com o orientador;
  • Mais facilidade para o colaborador buscar feedbacks com seu gestor.

 

Avaliação 180ª

 

Trata-se de um dos tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas empresas. Ainda, consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores imediatos, de forma individual e bastante aberta.

 

Benefícios da 180º: 

 

  • Construção por ambas as partes;
  • Informações mais precisas sobre o desempenho;
  • Identificação de talentos dentro das equipes.

 

Avaliação 360º

 

A avaliação de desempenho 360º é entre o gestor e o seu colaborador, que é quem fará a autoavaliação. 

 

O questionário da análise é para ser preenchido individualmente por cada participante. Depois disso, eles podem discutir os pontos que são divergentes e comuns. Uma forma de chegar a um consenso por meio de um diálogo claro e elaborar um bom plano com estratégias para melhorar o que realmente necessita.

 

Benefícios: 

 

  • Fornecer feedback equilibrado;
  • Fortalecer relacionamentos;
  • Análise dos pontos fortes e fracos da gestão;
  • Identificar pontos de aprendizagem e desenvolvimento.

 

 

 

 

Outros tipos:

 

Pesquisa de liderança: Essa pesquisa ou avaliação, é fundamental para trazer informações pertinentes do ponto de vista do colaborador perante ao líder direto.

 

Pesquisa de clima: Além de identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, a pesquisa de clima permite análises que impactam diretamente nos resultados financeiros. São análises como a da forma com que a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da organização e das motivações das equipes

 

Os benefícios da Avaliação de Desempenho 

 

A avaliação de desempenho é um importante instrumento na gestão de pessoas, indispensável em qualquer organização que pretenda obter sucesso nos dias atuais. 

 

As organizações necessitam de metodologias que não só eleve o nível de produtividade, de qualidade e de satisfação dos clientes-usuários, mas também o nível de motivação das pessoas, permitindo que estas alcancem seus objetivos, assim como a organização.

 

Trata-se de uma atividade muito sensível, difícil de ser dimensionada e que exige a participação de todos, cujo sucesso dependerá muito mais dos elementos que colaboram para a viabilização do processo do que das pessoas encarregadas da gestão desse processo.

 

Tão importante quanto avaliar o desempenho das pessoas é a gestão dos resultados dessa avaliação. Dentre seus principais benefícios estão:

 

– definir o perfil dos seus integrantes;

– identificar os que apresentam desempenho insatisfatório e necessitam de

treinamento específico;

– identificar o tipo de treinamento necessário à correção dos desempenhos

insatisfatórios;

– permitir a ascensão dos que demonstrarem melhor aptidão;

– estabelecer um sistema de recompensas;

– identificar as lideranças e formar um banco de talentos;

– permitir a melhoria das relações humanas entre superiores e subordinados;

– possibilitar o conhecimento dos padrões de desempenho da organização; e

– tornar claro que resultados são conseguidos por intermédio da atuação das pessoas em equipes e não individualmente

 

 

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