Avaliação de Desempenho: quais seus principais objetivos?

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Avaliação de Desempenho: o que é e quais seus principais objetivos?

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que ajuda a empresa a avaliar a performance dos colaboradores em relação aos objetivos, às metas e à cultura organizacional

 

No cenário moderno, no qual as exigências de mercado são cada dia mais intensas, empresas que querem alcançar um alto nível de competitividade precisam aplicar estratégias que as ajudem a fortalecer a base e melhorar o desempenho dos colaboradores.

 

Uma dessas estratégias, e talvez a mais eficiente, é a avaliação de desempenho, uma ferramenta de gestão de pessoas que possibilita aos líderes analisar a performance dos funcionários, identificar pontos fortes e pontos de melhoria, e descobrir talentos que podem ser desenvolvidos para assumir posições-chave.

 

Dentre os principais benefícios da Avaliação de Desempenho estão:

 

  • Avaliar os funcionários com base na metodologia adotada que têm como base as competências;
  • Realizar melhorias no desempenho, oportunizando o desenvolvimento das pessoas, ressaltando os pontos fortes e de melhoria;
  • Determinar ações que possibilitem o desenvolvimento de novas competências.

 

É através deste processo que os líderes e gestores analisam o desempenho de seus funcionários, para identificar pontos fortes e pontos a desenvolver, sendo possível, traçar planos de desenvolvimento focados nos gaps identificados.

 

Vamos entender essa metodologia mais a fundo, descobrir quais são os objetivos da avaliação de desempenho e como você pode aplicá-la na sua empresa?

 

O que é Avaliação de Desempenho?

 

A avaliação de desempenho nada mais é do que uma ferramenta usada para avaliar a performance dos colaboradores em relação aos objetivos, às metas e à cultura organizacional.

Segundo Chiavenato, um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados nas áreas de Administração de Empresas e Recursos Humanos, a avaliação de desempenho é uma análise sistemática que mede a performance do colaborador a partir de parâmetros relacionados ao seu cargo e potencial de desenvolvimento futuro. 

Para Chiavenato, toda avaliação de desempenho é uma oportunidade para estimular a excelência e as qualidades das pessoas. 

 

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho?

 

A avaliação de desempenho possui vários objetivos, sendo os principais e mais importantes:

 

  • Medir e analisar as competências técnicas e comportamentais de cada talento;
  • Mensurar a qualidade do trabalho realizado pelos funcionários;
  • Identificar as necessidades de desenvolvimento e oportunidades de crescimento profissional;
  • Avaliar a capacidade de cada colaborador se adaptar às mudanças no ambiente de trabalho, novas tecnologias, processos ou responsabilidades;
  • Tornar o planejamento da organização mais dinâmico;
  • Obter melhorias internas voltadas à produtividade, à qualidade e à satisfação de talentos, clientes e líderes;
  • Ajudar os colaboradores a alcançar os resultados almejados no ambiente corporativo;
  • Engajar e obter o comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados pela empresa;
  • Melhorar a comunicação entre todos os níveis hierárquicos, criando um clima de diálogo construtivo e eliminando dissonâncias que podem gerar ansiedades e incertezas;
  • Proporcionar orientação sobre o desempenho profissional e pessoal, buscando aprimoramento contínuo de cada talento. 

 

Como é possível perceber, a avaliação de desempenho é um processo contínuo, pois ela visa estabelecer os resultados que precisam ser alcançados pelos colaboradores, acompanhar o processo de trabalho e fornecer um feedback constante.

 

Para os líderes e gestores, a avaliação de desempenho é uma etapa primordial. Isso porque nesse papel, eles precisam justamente planejar, liderar, facilitar, educar e acompanhar os resultados de sua equipe de trabalho. 

 

A avaliação de desempenho tem o potencial de averiguar as possibilidades futuras das pessoas no seu crescimento no trabalho. 

 

Como é realizada uma avaliação de desempenho?

 

A avaliação de desempenho pode variar dependendo da cultura organizacional, metas e tipo de avaliação aplicada pelo time de RH. No entanto, ela costuma envolve as seguintes etapas:

  1. Definição de metas, objetivos e critérios de avaliação:para alinhar todas as expectativas e esclarecer como os colaboradores serão avaliados; 
  2. Coleta e análise de dados: para reconhecer todas as conquistas, identificar áreas de melhoria e entender como cada colaborador se saiu durante o período;
  3. Feedback construtivo: para compartilhar com o funcionário como foi o seu desempenho, destacando os seus pontos fortes e pontos de melhoria; 
  4. Elaboração de propostas: para definir o que pode ser feito a partir dos resultados alcançados, seja estabelecendo novas metas, aplicando treinamentos ou revisando processos de trabalho;
  5. Acompanhamento e feedback contínuo: para desenvolver uma cultura de crescimento e garantir a melhoria contínua e o alcance das metas organizacionais.

 

Como é realizada uma avaliação de desempenho

 

Tipos de avaliação de desempenho

 

Existem três tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicadas pelo time de RH: avaliação 90º, avaliação 180º e avaliação 360º. Vamos entender melhor cada uma delas.

 

Avaliação 90º

 

É a avaliação mais direta e simples, na qual o próprio líder do setor avalia os seus subordinados. Essa modalidade é considerada o mais interessante quando o objetivo da avaliação de desempenho é analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos, que não possuem contato direto com a diretoria.

Benefícios da avaliação 90º  

  • Implementação simples;
  • Alcance rápido de resultados;
  • Feedback direto;
  • Garantia de regularidade nos critérios de avaliação;
  • Facilidade em conversar com o orientador.

 

Avaliação 180ª

 

É uma das avaliações de desempenho mais aplicadas nas empresas. Aqui, a troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores ocorre de forma imediata, individual e sem protocolos.

 

Benefícios da avaliação 180º

  • Autoavaliação do funcionário e gestor;
  • Troca de informações mais precisas sobre o desempenho;
  • Maior alinhamento de expectativas;
  • Oportunidade de identificar talentos que podem ser desenvolvidos para assumir posições-chaves.

 

Avaliação 360º

 

A avaliação 360º é um método que abrange várias fontes de feedback, incluindo o próprio funcionário, colegas de trabalho, gestores, clientes e outros membros importantes da diretoria.  

 

O questionário é preenchido individualmente por cada participante, a fim de coletar o feedback de múltiplas perspectivas. Depois que coletada as informações, todos podem discutir os pontos que são divergentes e pontos em comuns. Esse tipo de avaliação é uma excelente forma da empresa chegar a um consenso por meio de um diálogo aberto e colaborativo. 

 

Benefícios da avaliação 360º

  • Feedback multidimensional;
  • Fortalecimento de relações;
  • Identificação de pontos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Maior engajamento e motivação.

 

 Métodos de avaliação de desempenho

 

Como funciona a avaliação de desempenho 90, 180 e 360 graus

 

Existem outros tipos de avaliação de desempenho?

 

Existem outros dois tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicados pelo time de RH. 

 

  • Pesquisa de liderança: é realizada para avaliar as competências, habilidades e estilos de liderança dos líderes dentro da empresa. Pode ser aplicada a partir de questionários, formulários, inclusive feedbacks.
  • Pesquisa de clima: serve para identificar a percepção dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho. A pesquisa de clima também permite análises que podem impactar diretamente no funcionamento empresarial e, consequentemente, resultados financeiros.

 

Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?

 

Quando aplicada corretamente e de forma contínua, a avaliação de desempenho pode trazer inúmeros benefícios para o ambiente organizacional. Que vantagens são essas?

 

  • Definir o perfil comportamental dos talentos;
  • Identificar os colaboradores que apresentam um desempenho abaixo do esperado e necessitam de treinamento específico;
  • Descobrir o melhor tipo de treinamento para corrigir performances insatisfatórias;
  • Capacidade de estabelecer um sistema de recompensas;
  • Identificar potenciais lideranças e formar um banco forte de talentos;
  • Melhorar as relações humanas entre superiores e subordinados;
  • Possibilitar o conhecimento dos padrões de desempenho da organização; 
  • Tornar claro que resultados são alcançados por intermédio da atuação das pessoas em equipes e não individualmente.

 

 

As empresas que pretendem construir uma base sólida de colaboradores necessitam aplicar metodologias que não só elevem o nível de produtividade dos talentos, mas também sua satisfação e motivação para poderem alcançar seus objetivos profissionais e pessoais, assim como as metas da organização.

 

A avaliação de desempenho é uma dessas metodologias, e ela pode ser facilmente aplicada a partir das dicas acima. Gostou do conteúdo? Compartilhe! 😉

 

 

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