Quer elaborar um plano de carreira para seus colaboradores? Aprenda aqui!
Elaborar um plano de carreira é uma tarefa complexa que depende tanto do desenvolvimento interno das empresas, quanto do desenvolvimento pessoal/profissional do seus colaboradores.
Contudo, existem hoje caminhos na gestão de pessoas que facilitam essa organização. Dentre eles, está a tecnologia de RH como a Umentor que, aliada aos departamentos de RH ajudam a implementar uma cultura de desenvolvimento de pessoas nas organizações na medida que cuidam desde recrutamento e seleção, treinamento e analise de desempenho até o possível desligamento dos colaboradores. Nesse processo está o plano de carreira!
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Para elaborar um plano de carreira, a primeira pergunta que as empresas precisam se fazer é: o que é uma carreira?
A resposta simples: uma sequência de cargos dentro da mesma empresa que permite que os funcionários permaneçam na organização (em vez de buscar oportunidades externas), enquanto também alcançam seus objetivos de carreira de curto e longo prazo.
O planejamento de carreira não dá aos funcionários um emprego, mas sim um futuro no qual se concentrar. Idealmente, as habilidades desenvolvidas em uma função ajudarão a preparar os funcionários para empregos que terão no futuro e como eles podem realmente colaborar e contribuir com o desenvolvimento da organização.
O que é um plano de carreira?
O plano de carreira é o processo de tomada decisões sobre o que fazer com a vida profissional e como realizar esta ação. Nesse caso, a carreira não é apenas uma atividade, mas um processo contínuo deve ser sempre revisitado, especialmente no mundo de hoje.
O planejamento de carreira pode ser diferente para cada indivíduo. No entanto, um ótimo lugar para começar é considerar os valores e habilidades dos colaboradores. Com essa base, você pode começar a explorar que tipo de carreira, trabalho ou função se alinha com os desejos dos profissionais. Por essa razão, ele deve envolver testes, avaliação de desempenho, programas educacionais e treinamentos.
Por que elaborar um plano de carreira seus funcionários?
Aqui está um pequeno segredo sobre a felicidade e engajamento no trabalho: – 26% dos funcionários se sentem desvalorizados em sua posição atual. Essa é uma grande parte da força de trabalho que não se sente como se estivesse sendo ouvida.
Esses sentimentos de não ser apreciado podem ter sérias consequências. A segunda razão mais popular que os funcionários dão para deixar o emprego é a falta de desenvolvimento profissional e oportunidades de crescimento.
O que poderia ser pior do que funcionários insatisfeitos deixando sua empresa? Que tal funcionários não qualificados ficando por perto? Trabalhadores não qualificados e desmotivados podem causar estragos na cultura da sua empresa, fluxo de receita e moral geral do escritório.
É hora de as empresas pararem de reter seus funcionários por medo de que eles saiam para um concorrente. Investir no desenvolvimento de carreira de seus funcionários não apenas os manterá por mais tempo e ajudará seus esforços de retenção, mas também os tornará melhores em seus trabalhos.
Os colaboradores devem sentir algum direcionamento para o futuro de suas carreiras, e cabe aos empregadores fornecer o cuidado com o plano de desenvolvimento de pessoas. Essa é uma das premissas essenciais da gestão de pessoas e tem como alicerce o desenvolvimento do capital humano da organização.
Contudo, isso nem sempre é um ponto claro, principalmente para pequenas e médias empresas. É aí que entra o planejamento de carreira. Existem algumas maneiras de fazer isso acontecer, fortalecendo seu negócio e economizando dinheiro no processo.
Por que o planejamento de carreira é importante para as empresas
A retenção de talentos não é uma tarefa fácil. Conforme a pesquisa do Linkedin Global Trends a escassez de talentos tem sido um tópico prioritário do RH e dos recrutadores há anos, já que as empresas enfrentam uma competição cada vez mais acirrada pelas habilidades mais exigidas no mercado.
Talvez seja por isso que 73% deles dizem que o recrutamento interno é cada vez mais importante para a empresa e 81% dos profissionais de RH concordam que o tópico mais importante para as organizações é a retenção de talentos.
Isso porque contratar novos funcionários é muito caro. Então, como você pode resolver esse problema?
Criando um plano de carreira sólido para seus colaboradores
As empresas também devem se preocupar com os planos de carreira. Se você ajudar os funcionários a avançar em suas carreiras, melhorará o engajamento e a retenção dos funcionários. Você pode até ajudar a prevenir o esgotamento e aumentar a satisfação no trabalho, porque os funcionários terão objetivos maiores para se concentrar além do dia-a-dia.
As organizações que ignoram o planejamento de carreira limitam o desenvolvimento profissional dos colaboradores – o que significa que provavelmente procurarão oportunidades em outros lugares.
Se você criar um processo formal que ajude sua equipe a planejar suas carreiras, eles saberão que você se preocupa com o crescimento deles. Em troca, eles serão leais e você verá o benefício de eles crescerem em suas carreiras ao longo do tempo.
O maior investimento que você pode fazer é em sua própria força de trabalho.
À medida que sua empresa cresce, seus funcionários devem crescer com ela. Com o mercado de trabalho tão competitivo como é, é mais importante do que nunca reinvestir nas pessoas que o ajudaram a alcançar o sucesso em primeiro lugar. Uma das maneiras mais populares de fazer isso é criar e implementar um plano de desenvolvimento de carreira para seus funcionários.
Se você nunca criou um plano de desenvolvimento de carreira antes, primeiro deve se familiarizar com o que ele implica e como ele se encaixa em sua estratégia geral de retenção de talentos.
A maneira mais fácil de economizar tempo e esforço é manter os funcionários existentes. E a melhor maneira de fazer isso é desenvolver uma estrutura de plano de carreira para que os funcionários sintam que estão avançando em suas carreiras, tudo sob o teto da sua empresa.
O que os empregadores devem saber sobre elaborar um plano de carreira?
Então, como você pode ajudar seus funcionários no planejamento de carreira? Aqui estão algumas idéias para você começar.
1. Oferecer oportunidades para explorar opções de carreira
Os empregadores devem reconhecer que os interesses e objetivos de seus funcionários podem mudar ao longo do tempo. Se você quiser ajudar os funcionários a planejar suas carreiras, ofereça oportunidades como acompanhamento de cargos em todos os departamentos.
Por exemplo, se seu funcionário trabalha em marketing, mas está interessado em análise de dados, você pode dar a ele a oportunidade de acompanhar um analista por um dia. Eles podem ver se gostariam dessa carreira – e então, você pode fornecer o treinamento necessário para fazer a mudança. Dessa forma, você reterá seu funcionário e o ajudará a encontrar um emprego que adore.
2. Ajude a facilitar o networking entre os departamentos
Ajude os funcionários a aprender mais sobre as oportunidades de progresso em sua empresa, incentivando e facilitando conversas entre departamentos. Talvez eles tomem um café com um gerente sênior e isso os motive a trabalhar para esse cargo.
Ou talvez eles conheçam alguém em marketing e encontrem uma paixão por design gráfico que não sabiam que tinham. De qualquer forma, isso beneficiará o planejamento de carreira deles e lhes dará mais motivos para permanecer na sua empresa.
3. Dê aos funcionários oportunidades de aprimoramento
Digamos que seu funcionário desenvolveu um plano de carreira e sabe que precisa aprender uma habilidade específica para alcançar seu próximo marco. Você pode ajudá-los fornecendo financiamento para o desenvolvimento de funcionários ou criando programas de desenvolvimento de talentos. Você também pode configurar caminhos de aprendizado que os ajudarão a aprimorar suas habilidades, seja por meio de cursos on-line ou programas de orientação e coaching.
Como empregador, seu objetivo deve ser fornecer a seus funcionários todas as ferramentas necessárias para o planejamento de carreira. Ajude-os a explorar suas opções de carreira e aprender as habilidades de que precisam para continuar crescendo. Eles ficarão gratos e sua empresa e seus funcionários serão beneficiados.
5 etapas para criar um programa de desenvolvimento de pessoas!
Como elaborar um plano de carreira em 6 passos!
O equívoco mais comum sobre planos de carreira é que eles nem sempre são um caminho objetivo, no qual o colaborador irá subir degrau por degrau até o topo.
Em muitos casos, o plano de carreira serve para fornecer alguma experiência e habilidade da qual o funcionário irá precisar mais tarde. Um dos apontamentos mais importantes nesse sentido são os PDI’s ou plano de desenvolvimento individual, no qual a gestão da empresa ouve seus colaboradores e anseios para o futuro a fim de arquitetar a evolução do mesmo.
Às vezes, os funcionários podem solicitar uma vaga na empresa que tenha menos estresse e menos responsabilidades, porque é isso que eles precisam naquele momento de suas vidas.
Também é importante reconhecer que nem todos os planos de carreira em uma determinada empresa serão iguais. A jornada pode variar de acordo com os objetivos de carreira e como eles desejam equilibrar carreira e vida pessoal.
Também pode depender da formação e educação de uma pessoa, bem como do tipo de habilidades que ela desenvolveu ao longo do caminho. Obviamente, o setor específico em que uma pessoa trabalha também determinará a definição de seu plano de carreira.
Pode parecer assustador criar um novo programa corporativo do zero, especialmente se você nunca o fez antes. Mas a boa notícia é que elaborar um plano de carreira não é tão assustador quanto você imagina.
Aqui está um plano de ação de 6 etapas fáceis de seguir:
A advertência óbvia é que não é fácil desenvolver uma estrutura de plano de carreira. Não é necessariamente algo que uma empresa pode preparar em uma tarde e colocar em prática nos próximos anos.
Para que funcionários e empregadores obtenham toda a gama de benefícios do plano de carreira, é necessário que haja passos claros para garantir que o plano de carreira seja organizado, sensato e configurado para ter sucesso no longo prazo.
1 Criar/atualizar um organograma
Tudo começa com a criação de um organograma que mostra todos os cargos dentro da sua empresa e como eles estão estruturados. Existe uma hierarquia de empregos e oportunidades de promoção?
Além disso, é vital considerar os planos de longo prazo da empresa ao examinar o organograma. É possível que novos empregos sejam criados à medida que o negócio cresce para os funcionários existentes assumirem?
2 Crie descrições claras de trabalho
A próxima etapa é escrever descrições claras de cargos para cada posição no organograma. Quais são os requisitos educacionais e habilidades práticas necessárias para cada posição? Isso será fundamental para descobrir se os funcionários de nível inferior em uma posição podem ter as qualificações para assumir outra em algum momento.
Ao mesmo tempo, crie uma lista das habilidades que os funcionários devem desenvolver em uma determinada posição. Claro, isso é bom por outros motivos, mas também será fundamental para a criação de um plano de carreira.
4 Identificar necessidades de treinamento
Uma parte esquecida nesse processo é a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento (isso se refere ao treinamento contínuo, mas também à integração de funcionários).
Dar aos funcionários um plano de carreira significa também fornecer o treinamento de que eles precisarão para funções futuras. Isso significa examinar de perto as habilidades necessárias para cargos futuros e determinar se os funcionários atuais precisarão de treinamento adicional para cumprir esses cargos um dia.
Também o plano de carreira exige a construção do PDI com reuniões e feedback a respeito do tipo de treinamento necessário para avançar em suas carreiras ou se sentirem confortáveis em outros cargos dentro da empresa.
5 Documente o seu programa de plano de carreira
Documentar tudo é outra parte importante do desenvolvimento de uma estrutura de plano de carreira. Do organograma aos perfis de cargos e aos programas de treinamento oferecidos, tudo deve ser bem documentado.
Essas informações precisam estar disponíveis aos funcionários mediante solicitação, para que eles possam ver onde há oportunidades de ingressar em outras funções em sua carreira.
Tão importante quanto, eles precisam entender as habilidades que precisam para preencher esses cargos e como podem se preparar para essas posições. Essa transparência é vital para deixar claro que há um plano de carreira a ser seguido pelos funcionários, se isso é o que desejam fazer.
Lembre-se de que seus funcionários provavelmente desejarão se comunicar sobre seu plano de carreira e sobre qualquer documentação compartilhada.
É muito importante ter uma maneira aberta e fácil de se comunicarem com as partes interessadas relevantes (como gerentes ou qualquer pessoa designada em uma função de RH) sobre suas dúvidas e preocupações.
6 Automatize e aprimore o treinamento e plano de carreira de seu colaboradores
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Os benefícios de elaborar um de plano de carreira
Conforme mencionado, existem vários benefícios para os empregadores que oferecem aos seus funcionários um plano de carreira claro e definido:
- Ele permite que sua empresa retenha funcionários por um longo prazo.
- O recrutamento interno pode ser mais econômico do que fazer contratações externas, o que pode aumentar os resultados financeiros.
- É sempre do interesse de uma empresa reter seus funcionários de alto escalão (especialmente em setores difíceis de recrutar)
- Oferecer um plano de carreira é uma ótima maneira de atrair os melhores funcionários para sua empresa. A contratação de trabalhadores está cada vez mais difícil, o que significa que as empresas precisam fazer um argumento de venda atraente para os funcionários em potencial.
- Oferecer aos funcionários um plano de carreira a seguir cria uma cultura de local de trabalho positiva.
Isso permite que os trabalhadores saibam que seu empregador se preocupa com eles e com seu futuro. Faz com que se sintam como funcionários valiosos, e não apenas trabalhadores descartáveis que podem ser facilmente substituídos.
Faz com que os funcionários se preocupem mais com seu trabalho. Naturalmente, isso os tornará mais produtivos, o que também beneficiará a empresa no longo prazo.
Plano de desenvolvimento individual (PDI) para elaborar um plano de carreira
Um plano de desenvolvimento individual é um programa de desenvolvimento de carreira que ajuda os funcionários no desenvolvimento profissional e pessoal. Ele se concentra em metas de curto e longo prazo para que os funcionários melhorem sua função atual enquanto aprendem novas habilidades e os avançam para o próximo nível de planejamento de desenvolvimento de carreira.
O PDI oferece aos funcionários inúmeras oportunidades de desenvolvimento. É um processo recorrente, não apenas uma atividade única de avaliação de desempenho que alinha o departamento de RH com os funcionários e promove um relacionamento saudável entre os dois.
O foco principal do PDI é alavancar a mentoria dos recursos humanos para os funcionários que desejam atingir algumas metas mensuráveis e inteligentes relacionadas ao seu trabalho atual.
Muitas organizações mandam os PDI enquanto eles integram seus funcionários ou a realizam como uma atividade anual para seus funcionários. Um plano de desenvolvimento individual claro ajuda a comunicar a visão, missão, objetivos e expectativas.
Com o PDI , o RH pode entender os pontos fortes, fracos e necessidades de desenvolvimento dos funcionários e dar a eles tempo e espaço para se concentrarem em sua carreira e desenvolvimento pessoal.
Nosso time de especialistas quer te apresentar a nossa plataforma e mostrar na pŕática como você vai elaborar um plano de carreira e ter uma equipe 100% engajada!
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