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Soft Skills: o que são e como desenvolver?

Soft Skills: o que são e como desenvolver?

Você sabeo que são soft skills? Essas habilidades ajudam a fortalecer equipes, melhoram a comunicação interna e promovem uma cultura mais positiva na empresa!

Também conhecidas como habilidades interpessoais, as soft skills estão relacionadas a nossa capacidade de lidar com pessoas e relacionamentos em diferentes situações do cotidiano, principalmente no ambiente de trabalho. 

A líder global em pesquisa e desenvolvimento, Stanford Research Institute International, descobriu em um estudo que 75% do sucesso de um funcionário vem das habilidades interpessoais, enquanto apenas 25% vem de suas habilidades técnicas. 

Sabendo que a capacidade de comunicação e trabalho em equipe impactam os resultados dos colaboradores (e consequentemente os resultados da empresa), é muito importante que o RH aplique treinamentos de soft skills para desenvolver essas habilidades dentro do seu próprio grupo.

Vamos saber como isso pode ser feito? 

 

O que são soft skills?

 

Relembrando, as soft skills são traços de caráter e habilidades interpessoais que caracterizam o nosso relacionamento com as outras pessoas. No ambiente corporativo, essas habilidades complementam as hard skills, que se referem aos conhecimentos e aptidões técnicas que possuímos.

Sociólogos e pensadores utilizam o termo “soft skills” para descrever o quociente de inteligência emocional (QE) de uma pessoa, em oposição ao quociente de inteligência (QI).

 

E hard skills, o que são? 

 

Já as hard skills são as nossas habilidades ocupacionais, ou seja, oconjunto de habilidades técnicas que conquistamos para executar um serviço ou iniciar uma carreira. 

Esse tipo de habilidade é conquistável através de experiências profissionais, conhecimento e nível de especialização, sendo comprovadas por diplomas, certificados e indicações de terceiros.

Por muito tempo, as hard skills eram consideradas as mais relevantes para o sucesso profissional, porém, esse cenário mudou. Atualmente, as soft skills também passaram a ser protagonistas na hora do recrutamento.

Conforme a pesquisa realizada pelo site CareerBuilder, 63% dos empregadores afirmam que uma das principais perguntas que tentam responder ao procurar candidatos é: “Quais são suas soft skills?”

Já a pesquisa Global Talent Trends 2022, realizada pelo Linkedin, mostra que 92% dos recrutadores concordam que os candidatos com fortes habilidades pessoais – soft skills – são cada vez mais importantes. E de acordo com o Google, “entre as oito qualidades mais importantes dos seus principais funcionários, todas são habilidades sociais”. 

 

Quais são os tipos de soft skills

 

Por estarem relacionadas à forma como as pessoas interagem e se relacionam umas com as outras, as soft skills são divididas em uma série de habilidades diferentes. 

Vamos dar uma olhada mais de perto nelas e saber quais são as mais relevantes, segundo a opinião de especialistas.

 

 

Liderança

Essa habilidade trata da capacidade do colaborador inspirar, motivar e guiar outros colegas de trabalho em direção aos objetivos empresariais. Geralmente, talentos que possuem essa habilidade lideram fornecendo instruções de como realizar tarefas, apoiando em momentos críticos, e orientando em casos de dúvidas.

Trabalho em equipe

É a aptidão de um talento colaborar com as pessoas do grupo, e compartilhar responsabilidades, ideias e preocupações. Como as empresas costumam ter muitos colaboradores na sua base de talentos, essa é uma das habilidades mais importantes para se fortalecer a força de trabalho, e fazer com que todos contribuam para o alcance das mesmas metas e objetivos.

Comunicação

Essa habilidadeestá relacionada à capacidade do colaborador se comunicar com as pessoas e transmitir as informações de forma clara, objetiva e concisa, seja através da escrita ou da fala. Aqui também entra a capacidade de escutar e compreender os outros.  

Inteligência emocional

Consiste no colaborador compreender as suas próprias emoções, saber lidar bem com elas (seja dentro ou fora do ambiente de trabalho), e também entender e respeitar as emoções/sentimentos das pessoas que estão ao seu redor. 

Habilidades para resolver problemas

É a capacidade do talento identificar problemas, analisá-los e encontrar as melhores alternativas para resolvê-los. Essa é uma aptidão muito interessante para integrar a liderança da empresa, já que contribui muito para uma tomada de decisão ágil e racional. 

Flexibilidade / Adaptabilidade

Já essa habilidade está relacionada à capacidade do colaborador se adaptar às diferentes circunstâncias do dia a dia, se recuperar de eventos negativos e abraçar o novo com mais facilidade. Os talentos que possuem essa aptidão costumam aprender mais rapidamente que os outros colegas, e também ser mais flexíveis para acompanhar mudanças de ambientes, responsabilidades, entre outros. 

Resiliência

Essa habilidade refere-se a força interna que o funcionário possui para se recuperar de desafios e lidar com pressão, estresse, adversidade e fracassos. Eles fazem isso muito bem, e de forma positiva e construtiva.

Gestão de tempo

Já essa é a capacidade do talento se planejar com antecedência, organizar a sua agenda e aproveitar bem o seu tempo diário para cumprir com todas as suas responsabilidades e demandas. 

Positividade

É a aptidão do colaborador manter uma atitude positiva, mesmo que esteja diante de uma situação complicada e inesperada. As pessoas que têm essa habilidade são ótimas para inspirar outras pessoas e estimulá-las a ter um pensamento positivo também. 

Habilidades organizacionais

Está relacionada à capacidade do talento executar bem as suas atividades, usar os recursos da empresa em prol do seu próprio trabalho, e definir quais são as prioridades para obter sucesso em projetos.    

Pensamento crítico

Refere-se à aptidão do colaborador analisar todas as situações de forma imparcial, racional e objetiva, e tomar decisões pautadas em informações confiáveis, dados e fatos.

Escuta ativa

Já essa habilidade está associada à capacidade do talento ouvir aos colegas com empatia, procurando sempre entender quais são suas dores, medos, opiniões e ideais.

 

Todas as habilidades acima são importantes para a sua empresa criar um ambiente de trabalho saudável e colaborativo. Porém, especialistas de carreira afirmam que existem algumas soft skills que estão no topo das prioridades. São elas: 

 

  • Adaptabilidade / Flexibilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Inteligência emocional;
  • Resiliência;
  • Comunicação. 

 

7 razões pelas quais as soft skills são necessárias no local de trabalho 

Agora que já vimos o que são soft skills e quais são os principais tipos de habilidades, vamos entender porque elas são necessárias no local de trabalho? 

 

1. Soft skills melhoram a tomada de decisão

 

Muitas vezes, líderes deixam de liderar porque não possuem uma boa capacidade de ouvir outras pessoas. Ter boas habilidades de escuta pode contribuir para geração de insights e melhores tomadas de decisão, que impactam positivamente os resultados da empresa e a performance dos times.

 

2. Soft skills impulsionam mudanças positivas

 

Uma comunicação clara pode ajudar a sua organização a alcançar o alinhamento de metas em diferentes departamentos de trabalho. Mais cientes dos desafios enfrentados pelo negócio, os funcionários podem participar mais ativamente das discussões e oferecer soluções inovadoras para enfrentar esses problemas que trarão mudanças positivas.

 

3. Habilidades interpessoais contribuem para um ambiente de trabalho saudável

 

Embora ouvir e se comunicar sejam essenciais para liderar uma força de trabalho, ter empatia com os funcionários é igualmente importante. A empatia nutre um ambiente de trabalho acolhedor e positivo, e elimina a competição prejudicial. Nesse ambiente, os funcionários se sentem mais preparados para arriscar e crescer profissionalmente. 

 

4. Soft skills ajudam você a resolver problemas com mais eficiência

 

O desenvolvimento de soft skills, como comunicação e escuta, torna os funcionários proativos no reconhecimento de problemas internos e barreiras para os seus objetivos. Além disso, eles conseguem identificar quais são as adversidades que a empresa está passando e contribuir positivamente com soluções ou correções.

 

5. Soft skills melhoram o atendimento ao cliente

 

Com soft skills, seus funcionários ouvem mais ativamente e identificam melhor quais são os impasses na comunicação. Isso os ajuda a estabelecer estratégias para superar os obstáculos da fala ou escrita, e realmente atender às necessidades de seus clientes. Eles canalizam mais compaixão e empatia, o que impacta positivamente o atendimento e a satisfação do cliente.

 

6. Soft skills aumentam as vendas

 

Quando todos do time comercial têm habilidades de comunicação, eles podem criar laços mais fortes com os clientes e discutir mais abertamente quais pontos são problemáticos nos produtos e serviços. Por meio dessa conversa, seus funcionários podem indicar a solução certa mais adequada para seus problemas e dores, aumentando suas vendas.

 

7. Soft Skills melhoram a retenção de funcionários

 

A taxa de retenção da sua organização aumenta quando você começa a se preocupar em potencializar as soft skills dos seus colaboradores. Com isso, seus funcionários percebem que você se preocupa com o crescimento profissional e pessoal deles, e devido a isso eles passam a apoiá-lo ainda mais.

 

Como desenvolver soft skills nos colaboradores?

 

Na hora do recrutamento e seleção, é possível identificar a presença de soft skills nos candidatos mais facilmente. Mas será que é possível desenvolver essas habilidades nos talentos que já integram a sua empresa?  

Pode parecer um grande desafio, já que estamos falando de habilidades sociais e que dizem respeito ao emocional das pessoas. Porém, com as estratégias certas e incentivo, é possível “sim” ajudar seus colaboradores a desenvolverem suas soft skills

Veja algumas dicas que separamos: 

 

1- Inclua as soft skills como habilidades importantes para a cultura organizacional

A primeira coisa a fazer é mostrar para todos os seus talentos que as soft skills são aptidões necessárias e valorizadas dentro do ambiente de trabalho. Isso vai motivá-los a se desenvolverem por si próprios, e também a apoiarem outros colegas a fazerem o mesmo.

2- Promova uma cultura de feedbacks 

Ao promover a cultura de feedback você consegue ajudar seus talentos a identificarem o que está bom, e o que pode e precisa ser desenvolvido. Se um dos colaboradores possui uma boa comunicação com o grupo, mas não tem habilidades de liderança, por exemplo, ajude-o com feedbacks para que ele possa se aprimorar e se tornar líder um dia. 

3- Priorize o trabalho em equipe

Quando você prioriza o trabalho em equipe, você estimula o seu time a ser mais receptivo uns com os outros, aceitar melhor as opiniões de terceiros e a se esforçarem mutuamente para alcançar objetivos em comum. Existem tarefas que serão realizadas individualmente? Sim! Mas sempre que possível, prefira aquelas que podem ser realizadas entre mais pessoas.

4- Ofereça treinamentos e desenvolvimentos contínuos

Ao oferecer treinamentos e desenvolvimentos contínuos, você permite que os próprios colaboradores gerenciem o seu tempo de aprendizagem, e tenham acesso ao conhecimento sem precisarem se deslocar para ambientes externos. Afinal, tudo é oferecido pela própria empresa.

O Sistema de RH da Umentor, por exemplo, oferece como solução uma plataforma de Treinamento e Desenvolvimento com +200 cursos disponíveis que auxiliam no aprimoramento das habilidades comportamentais.

5- Tenha um plano de desenvolvimento individual

Com o plano de desenvolvimento individual, você pode definir metas específicas para desenvolver as soft skills de cada talento, além de selecionar as atividades mais adequadas para o seu perfil, como treinamentos, workshops e projetos

Assim como cursos para Treinamento e Desenvolvimento, o Sistema da Umentor também oferece a opção de estruturar um plano de desenvolvimento individual juntamente com feedbacks instantâneos. O objetivo, os meios e as metas são definidos previamente, e o talento pode cumprir suas tarefas enquanto é acompanhado e avaliado pelo seu gestor.  

 

 

 As soft skills não substituem as hard skills, mas elas também são necessárias e precisam integrar a força de trabalho da sua empresa. Para desenvolvê-las rapidamente, ofereça treinamentos exclusivos em uma plataforma completa para gestão de pessoas e avaliação de desempenho

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