
Universidade corporativa: programa de educação
Ei RH, não sabe como criar um programa de educação que realmente desenvolva talentos? Corre aqui que a gente mostra o passo a passo para criar uma Universidade Corporativa!
Recentemente, percebemos que existe um desejo muito grande das empresas em implementar uma Universidade Corporativa, mas os times de RH não sabem exatamente como aplicar esse programa.
- Como começar?
- Quais conteúdos devem integrar o escopo?
- Como os talentos vão acessar esses materiais?
- E mais, como definir uma trilha de aprendizagem que realmente vai ajudá-lo a se desenvolver?
Existem muitas perguntas que martelam na cabeça, mas calma lá porque o time da Umentor está aqui para responder a todas elas 😎. Bóra pro conteúdo?
Relembre, o que é uma Universidade Corporativa
A Universidade Corporativa nada mais é do que um programa de aprendizado que aplicamos dentro da empresa para desenvolver nossos talentos.
Nele, os conteúdos são planejados para capacitar cada um dos colaboradores — considerando as habilidades que já possuem ou podem melhorar —, o que faz com que o programa seja totalmente personalizado para atender essas necessidades.
Por que ter uma Universidade Corporativa é importante
Temos aquela falsa sensação de que fazer um curso superior e uma especialização técnica é suficiente para um profissional dominar tudo sobre um determinado assunto.
Mas na prática, a coisa não funciona desse jeito…
Os profissionais precisam buscar formas de se aprimorar e se desenvolver continuamente para que possam se manter atualizados sobre a sua profissão, desempenhar melhor suas tarefas e, claro, crescer pessoal e profissionalmente.
Esse desenvolvimento pode acontecer a partir do interesse genuíno do funcionário ir atrás de conteúdos, por exemplo, ou então, da ajudinha da empresa, que prepara e organiza o acesso desses materiais — e é aqui que a Universidade Corporativa se encaixa. 😀
Como criar um programa de educação que realmente desenvolve talentos
Lá na introdução, mencionamos que os times de RH têm muitas dúvidas sobre como criar um programa de educação que realmente desenvolve talentos.
A gente fez questão de separar esse tópico aqui em subtítulos para responder cada uma dessas perguntas:
1- “Como começar?” 🍾
Antes de mais nada, responda o seguinte: O que a sua empresa quer alcançar com o programa?
- Melhorar a capacitação técnica?
- Desenvolver habilidades de liderança?
- Preparar os colaboradores para novos desafios?
Sabemos que o desejo de iniciar o projeto é grande, mas ao invés de sair por aí montando cursos e trilhas de aprendizado aleatórios, precisamos definir os objetivos da Universidade Corporativa porque são eles que vão orientar a criação de um plano de ensino coerente.
Ah! É importante também mapear o perfil dos colaboradores nessa etapa, pois é esse mapeamento que vai garantir que o nosso programa esteja alinhado com a realidade da equipe.
2- “Quais conteúdos devem integrar o escopo?” 📋
Quer uma resposta curta? hehe 🤣
Tudo vai depender do contexto da sua empresa e das demandas atuais do seu time. Mas, no geral, dizemos que uma boa Universidade Corporativa é aquela que equilibra conteúdos que desenvolvem tanto hard skills como soft skills.
Ou seja, além de conteúdos técnicos — como treinamentos sobre ferramentas, metodologias e processos —, o programa também deve oferecer capacitação em habilidades interpessoais, como comunicação, liderança, inteligência emocional, resolução de problemas, e assim por aí vai.
3- “Como os talentos vão acessar esses materiais?” 👓
Ter um programa de educação incrível e cheio de conhecimento útil não adianta nada se os colaboradores não conseguirem acessar os materiais de forma prática. Por isso, a escolha do formato e da plataforma de aprendizado é um dos pontos mais importantes aqui.
Na Umentor, a nossa plataforma reúne todos os tipos de conteúdo em um só lugar, o que possibilita que os materiais sejam acessados a qualquer lugar e hora e, claro, no ritmo de cada colaborador. Se quiser dar uma conferida nos nossos módulos, corre aqui!
4- “Como definir uma lista de conteúdos que realmente vai ajudar o colaborador a se desenvolver?” 📚
Têm muito conteúdo bom que pode ser compartilhado com os times, mas quer saber de uma coisa? Não adianta nada sair jogando cursos aleatórios no colo dos colaboradores e esperar que eles fiquem motivados a aprender todos eles. 😛
É preciso definir uma trilha de aprendizado que faça sentido, e de preferência, que seja definida a partir das necessidades reais do time.
Se você não sabe quais são essas necessidades, corre já para o lado dos colaboradores descobrir o que eles têm a dizer a respeito. Pergunte:
- Quais habilidades gostariam de desenvolver;
- Quais desafios enfrentam no dia a dia;
- Que tipo de conhecimento faria a diferença na rotina de trabalho.
E aí, o que achou do conteúdo?
Criar um programa de educação de realmente desenvolver talentos pode ser bem mais fácil do que parece, não é? Basta que você tenha objetivos bem claros, conte com uma boa plataforma de ensino, como da Umentor (hehe) e entenda as necessidades atuais do seu time.
Ahh, se você gostou do conteúdo, não deixe de visitar o nosso blog para conferir mais artigos como esse! 🙌🏼