Treinamento gamificado: 5 benefícios e vantagens para o RH

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Treinamento gamificado: 5 benefícios e vantagens para o RH

A estratégia de incorporar o treinamento gamificado e a gamificação no trabalho está ganhando popularidade no mundo da tecnologia devido à eficácia em melhorar a produtividade de uma empresa.

 

A gamificação é uma das tendências de aprendizado corporativo mais populares

 

Uma estratégia de gamificação tem inúmeras vantagens para gerentes e funcionários, incluindo maior engajamento.

 

A gamificação melhora a produtividade combinando missões e objetivos da empresa com prêmios e reconhecimento. É por isso que mais de 400 empresas multinacionais como Google, Formaposte e Domino’s começaram a investir fortemente em gamificação.

 

É importante entender que o objetivo da gamificação não é transformar o trabalho em um jogo. Em vez disso, a ideia é misturar a mecânica do jogo com tarefas profissionais para aumentar a produtividade e tornar o trabalho mais empolgante. Além disso, incentivar o engajamento dos funcionários estimula os funcionários a se concentrarem no sucesso geral da organização.

 

Inspiração e motivação, um ambiente de aprendizagem divertido e um local mais apelativo para trabalhar são vantagens da gamificação para os colaboradores. Neste artigo, exploro por que essa técnica está ganhando popularidade e os benefícios que ela traz.

 

O que é Treinamento Gamificado?

 

Quando uma empresa adiciona jogos ao treinamento de funcionários e a educação corporativa, isso é chamado de gamificação. Essa estratégia permite que uma empresa incorpore recursos intrigantes e semelhantes a jogos - como contar histórias, solução de problemas e recompensas - que ajudam os funcionários a se interessarem pelo treinamento, enquanto ainda transmitem os ensinamentos de maneira eficaz.

 

"A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz", disse Steve Jobs. A gamificação, por outro lado, torna o treinamento dos funcionários mais atraente e menos estressante. Os colaboradores são motivados a alcançar mais quando recebem recompensas imediatas, pesquisas frequentes e reconhecimento oportuno.

 

A Mecânica do treinamento gamificado

 

A mecânica de gamificação, também conhecida como mecânica de jogo ou verbos de gamificação, são os elementos utilizados para gamificar um curso de eLearning.

 

Esses são os comportamentos, mecanismos de controle e processos encontrados em jogos que ajudam a colocar o aluno no meio da ação, ao mesmo tempo em que os restringem de algumas maneiras para criar um desafio.

 

Na plataforma da Umentor, nós temos uma Universidade Corporativa com + de 200 cursos e gamificação, uma excelente maneira de engajar seus colaboradores nos treinamentos corporativos 

 

Vamos ver alguns mecanismos dos treinamos gamificados?

 

Pontos de experiência

Os alunos recebem pontos de experiência à medida que avançam no programa. Eles também indicam a habilidade de um aluno sobre seu ambiente de aprendizagem.

Emblemas/conquistas

Estes são normalmente emitidos depois que o jogador/aprendiz realiza algo e estão associados a realizações. Os distintivos geralmente são exibidos sob o nome de usuário de um aluno, em tabelas de classificação e em qualquer outro lugar. Os nomes de usuário são apresentados no no ranking dentro da plataforma de educação corporativa. Os emblemas aumentam o ego do aluno e permitem que os alunos se gabem deles para seus colegas de trabalho.

Placares de líderes

O uso de uma tabela de classificação pode ajudar a explorar os incentivos intrínsecos dos alunos. Todos desejam ser reconhecidos e aplaudidos. Essa técnica funciona de forma incrivelmente eficaz em um público competitivo.

Níveis

Os níveis indicam que um usuário atingiu um determinado ponto. Os níveis são frequentemente especificados como limites de pontos para que os usuários possam subir de nível automaticamente com base em seu envolvimento, ou os níveis podem ser usados ​​para sinalizar o status e regular o acesso ao material do site. Eles denotam que um indivíduo atingiu um estágio de realização e avanço que o moveu para um círculo mais avançado de metas e objetivos que agora são julgados capazes de alcançar.

 

Estes mostram ao aluno quanto do curso ele terminou e quanto ainda é necessário para que ele seja concluído. As barras de progresso precisam ser visualmente agradáveis ​​e mover-se suavemente com animações após cada etapa.

 

Por que usar o Treinamento Gamificado?

 

Embora a lista completa seja significativamente maior, reuni os 5 benefícios dos treinamentos gamificados: 

 

1. Aumenta o engajamento e a produtividade

Sem dúvida, a gamificação pode desempenhar um papel importante na promoção do engajamento dos funcionários, pois tarefas complexas ou repetitivas são apresentadas de maneira mais desafiadora com a gamificação. Além disso, quando as metas são atingidas, os funcionários experimentam satisfação e automotivação. Todos esses critérios são críticos para o sucesso de um funcionário em realizar todo o seu potencial.

 

Conforme essa pesquisa, as empresas também descobriram que incluir jogos em seu plano de treinamento aumenta a produtividade em 50% e o engajamento dos funcionários em 60%. Além disso, 79% dos funcionários dizem que a gamificação aumentou sua motivação e senso de propósito no trabalho.

 

2. Incentiva a interação social e o trabalho em equipe

 

Muitos recursos de gamificação contêm um elemento competitivo, permitindo que os funcionários compitam uns contra os outros e se unam enquanto aprendem áreas vitais de seu trabalho. Trata-se de fazer com que os funcionários se sintam parte da equipe.

 

Nada é impossível quando pessoas que pensam da mesma forma se unem para alcançar um objetivo comum. Os treinamentos gamificados  permitem isso, reunindo pessoas com ideias e interesses semelhantes, além de ajudar a formar times especializados e de alta performance

 

Como resultado, as empresas precisam manter uma cultura de trabalho saudável que permita que os indivíduos e a organização cresçam.

 

3. Desenvolve a Imagem Corporativa e o Employer Branding 

 

A gamificação auxilia uma empresa a fortalecer sua imagem corporativa, permitindo que ela se destaque aos olhos dos concorrentes, funcionários e público em geral. A comunicação é uma dessas ferramentas de negócios que é fundamental para o sucesso de todas as organizações.

 

Os programas gamificados podem ser usados ​​como ferramenta de comunicação interna para atrair investidores interessados ​​em investir na empresa ou potenciais candidatos interessados ​​em ingressar na organização e aumentar o protagonismo dos colaboradores.

 

A comunicação torna-se mais fácil com a ajuda da dinâmica do jogo. Ele ensina muitos métodos de transmissão de informações, bem como qual é o modo ideal de transmissão e como torná-lo eficaz.

 

4. Promove a criatividade e inovação

Os funcionários podem ser obrigados a pensar fora da caixa, colocando-se em circunstâncias não comuns por meio da gamificação. Você pode incorporar vários elementos ao jogo sério para familiarizá-los com as situações mais desconcertantes que podem enfrentar no mundo real.

 

Como resultado, os treinamentos gamificados são excelentes para incentivar a inovação e a criatividade no local de trabalho.

 

5. Incentiva comportamentos +assertivos 

Ao conectar-se com aplicativos do local de trabalho, a gamificação oferece aos funcionários um feedback rápido sobre o desempenho e os orienta sobre o que fazer a seguir. Também é ideal para a integração de novos funcionários. O desempenho pode ser aumentado seguindo um conjunto de ações que levarão o funcionário a um melhor desempenho.

 

Pensamentos finais: contrate a tecnologia certa!

 

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A gamificação pode ser uma noção assustadora para quem não está familiarizado com ela. Quando você detalhar, no entanto, descobrirá que, na verdade, trata-se apenas de tornar o aprendizado tradicional mais divertido e envolvente.

 

As possíveis aplicações da gamificação incluem uma ampla gama de indústrias, negócios, divisões dentro de empresas e indivíduos dentro dessas divisões.

 

A gamificação é mais valiosa do que nunca para os funcionários e empresas de hoje. É uma abordagem para melhorar a cultura da sua empresa, esteja você procurando novas maneiras de envolver funcionários remotos, uma melhor estratégia de treinamento para o futuro ou simplesmente uma maneira de melhorar a cultura da sua empresa.

 

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