Guia completo para treinamento e desenvolvimento de funcionários
Construir um plano de treinamento e desenvolvimento é fundamental para a empresa aprimorar as habilidades do seu time e construir uma força de trabalho imbatível. Entenda!
O treinamento e desenvolvimento (T&D) oferece ao capital humano de uma empresa, a oportunidade de cultivar as habilidades internas e melhorar a performance e o desempenho de seus colaboradores.
O resultado disso? Aumento de produtividade, motivação e, sem dúvida, crescimento de resultados.
Você possui um plano de treinamento e desenvolvimento na sua empresa?
No artigo de hoje explicamos o passo a passo para construção desse plano, os benefícios de treinar seus talentos, e quais são os principais métodos de treinamento disponíveis. Acompanhe!
O que é treinamento e desenvolvimento?
O treinamento e desenvolvimento é um conjunto de práticas que visa aprimorar as habilidades e os conhecimentos que um funcionário precisa para se tornar mais eficiente em sua função atual ou assumir um determinado cargo.
Idalberto Chiavenato, conceituado especialista em Gestão de Recursos Humanos e autor de várias publicações, define o treinamento de colaboradores, como:
“Um meio que desenvolve as competências das pessoas para que sejam mais produtivas, criativas e inovadoras, para que contribuam melhor aos objetivos organizacionais, e tornem-se cada vez mais valiosos.”
Já John P Wilson, … de Human Resource Development, define o treinamento de funcionários como:
“Um processo planejado para modificar atitude, conhecimento ou comportamento de habilidade por meio de experiência de aprendizado para alcançar um desempenho eficaz em uma atividade ou gama de atividades. Sua finalidade, na situação de trabalho, é desenvolver as habilidades do indivíduo e satisfazer as necessidades atuais e futuras da organização.”
Como a área de treinamento e desenvolvimento mudou nos últimos anos?
Nos últimos trinta anos, testemunhamos mudanças radicais no campo dos recursos humanos. O gerente de RH, antes um instrutor de equipe, passou a ser um facilitador de aprendizado. E o funcionário, antes um simples recurso, renasceu como um ativo em potencial da empresa.
Esta mudança teve origem nos anos 80 e 90, com a tendência emergente para a “organização de aprendizagem”. À medida que o desenvolvimento e o treinamento de funcionários subiam na lista de prioridades orçamentárias, as salas de aula começaram a se encher de forças de trabalho ansiosas para se manterem atualizadas com as habilidades e conhecimentos necessários para garantir o sucesso das empresas.
Naquela época, as necessidades de treinamento e desenvolvimento eram armazenadas em um humilde banco de dados, que listava os requisitos de cada cargo dentro da organização. Um mundo distante dos programas sofisticados que temos hoje.
No entanto, os avanços tecnológicos aceleraram o processo. Primeiro vieram os CDs e arquivos multimídias. E alguns anos depois, a internet chegou e o treinamento online finalmente ganhou o seu espaço.
A partir daí, o treinamento se tornou acessível e barato. E hoje, os próprios gerentes de RH podem criar cursos em vídeos para treinar e desenvolver seus colaboradores, com muitos materiais sendo armazenados na nuvem. Além disso, hoje temos plataformas de treinamento online especializadas em proporcionar conhecimento para os funcionários se aprimorarem e crescerem profissionalmente, de acordo com suas necessidades individuais.
A importância do desenvolvimento e treinamento dos colaboradores
A formação é um elemento-chave da cultura organizacional, principalmente devido à natureza dos mercados em rápida mudança. Algo que funciona hoje pode estar totalmente obsoleto amanhã, e assim por diante. Estabelecer processos de treinamento contínuo é, portanto, uma estratégia que ajuda a força de trabalho a se manter atualizada e se adaptar rapidamente ao novo.
Além de manter os talentos preparados para realizar suas tarefas, o treinamento e desenvolvimento também está intimamente relacionado à motivação. Todos os colaboradores querem sentir que estão realizando bem o seu trabalho, e que a liderança aprecia e valoriza os seus esforços.
Segundo um estudo do Linkedin, o desenvolvimento e treinamento de funcionários são medidas que atendem às necessidades individuais das pessoas, contribuindo para seu crescimento e planos de carreira. E por ter esse impacto, desenvolver um programa de T&D interno passou a ser visto, também, como uma prioridade.
Veja aqui: Plano de desenvolvimento individual, o que é e como fazer?
Os benefícios de oferecer treinamento aos funcionários
Existem muitos benefícios que uma empresa pode alcançar ao treinar e desenvolver os seus talentos. Esses benefícios se estendem por todo o grupo e acabam refletindo na performance e no crescimento empresarial.
Benefícios para os funcionários
- Aumento da satisfação e motivação no ambiente de trabalho;
- Aquisição de novas habilidades;
- Conhecimento sobre o nível atual de cada talento;
- Identificação de pontos fortes e áreas de melhoria;
- Maior autoconfiança;
- Desenvolvimento pessoal para assumir mais responsabilidades;
- Alto reconhecimento pela empresa, pois reconhecem que são valorizados.
Benefícios para empresa
- Mais eficiência operacional e resultados mais consistentes;
- Redução de erros humanos e retrabalhos;
- Melhora no clima organizacional;
- Base de talentos forte (voltada para a inovação e o aprimoramento contínuo);
- Redução de turnover (rotatividade de funcionários);
- Melhora a imagem corporativa.
Os principais objetivos do treinamento e desenvolvimento de funcionários
O principal objetivo do treinamento e desenvolvimento de funcionários é desenvolver as capacidades dos colaboradores, para eles conseguirem realizar melhor suas funções e começarem a atuar com mais confiança e autonomia dentro da empresa.
Fora isso, a aplicação do desenvolvimento e treinamento também serve para a empresa:
1- Certificar que um indivíduo é adequado para o cargo que ocupa
Cada função de trabalho tem responsabilidades que exigem habilidades ou conhecimentos específicos. O treinamento é vital para garantir que essas necessidades profissionais sejam atendidas.
2- Alinhar os talentos às metas empresariais
O treinamento prepara os colaboradores para que eles consigam acompanhar as metas da empresa e os mesmos consigam atingir os resultados por seus próprios esforços.
3- Atrair e reter talentos
O treinamento também desempenha um papel importante na imagem da marca empregadora, que passa a ser vista como uma empresa que se preocupa e investe no desenvolvimento e crescimento dos funcionários.
4- Promover uma mentalidade de mudança na organização
Conforme recebem treinamentos e se desenvolvem, os colaboradores começam a ampliar a sua visão sobre o negócio e capacidades, o que os motiva a buscar a evolução e mudança constante por si próprios.
Métodos de T&D
Quando nos referimos a métodos de treinamento e desenvolvimento, estamos falando sobre o canal ou meio usado pela empresa para treinar seus colaboradores. Existem diferentes métodos que podemos usar, sendo eles:
- Treinamento on-line: ocorre por meio de uma plataforma na Internet. Os cursos são ministrados ao vivo ou off-line, para que os usuários possam acessar os materiais quando quiserem e de onde quiserem. Essa flexibilidade torna esse método muito popular, o que se reflete na infinidade de recursos online e plataformas de terceiros que podem ser encontrados hoje.
- Treinamento interno: nesse formato os colaboradores recebem treinamento presencial em seus próprios escritórios. A empresa pode contratar uma empresa ou um especialista para ir ao local de trabalho para ministrar o treinamento.
- Treinamento colaborativo entre pares: esse método de treinamento é realizado a partir de sessões em dupla, com funcionários compartilhando informações, experiências e conselhos práticos entre si, em relação às suas próprias áreas de especialização. Aqui também há um resultado indireto de melhora na comunicação e nas relações de trabalho entre as equipes.
As 4 etapas do processo de treinamento
De acordo comL. Van Gelder, existe um método de aprendizagem denominado “Análise Pedagógica”, que acarreta um melhor resultado ao aplicar o T&D.
Neste modelo é definido o ponto de partida e a experiência atual do colaborador, para então estabelecer os objetivos necessários para sua aprendizagem. Essas informações vão orientar os tópicos de treinamento, atividades práticas, entre outros.
Após a aplicação do método, os resultados são monitorados e avaliados de perto para certificar que o desenvolvimento do funcionário está ocorrendo conforme o combinado. No caso das métricas não serem alcançadas, os objetivos são novamente revistos e novos treinamentos ou atividades podem ser aplicados.
Para aplicar esse método de aprendizagem, são necessárias 4 etapas:
1. Análise das necessidades de treinamento
A primeira etapa envolve definir a posição inicial do colaborador, analisar suas habilidades e registrar quais treinamentos serão necessários para aprimorá-las. As metas de treinamento devem andar lado a lado com os objetivos do negócio. Portanto, revisar a estratégia e as metas é uma prática importante para alinhar a prática de treinamento e desenvolvimento do funcionário aos objetivos empresariais.
2. Definir metas de aprendizagem
O próximo passo é definir as metas de aprendizagem, para que os esforços em treinar e desenvolver os colaboradores tenham direcionamento. Essas metas devem:
- Ser específicas, com base no perfil individual de cada talento;
- Estarem relacionadas ao desempenho eficaz do funcionário;
- Ser mensuráveis.
3. Escolha do método e design de conteúdo
Assim que for definido as metas de aprendizagem, é hora de decidir quais serão os temas, métodos de ensino e atividades a serem aplicados. Nesta fase, também devemos selecionar o ritmo de aprendizado, o local do treinamento, entre outros fatores importantes.
4. Monitoramento e treinamento
A última fase do método de aprendizagem é o acompanhamento e a avaliação. É quando analisamos os resultados alcançados em relação aos objetivos de aprendizagem, para medir quão eficaz foi o treinamento. Aqui também é interessante calcular o ROI do treinamento para descobrir o retorno financeiro gerado pelos esforços.
Passo a passo para a construção de um plano de treinamento e desenvolvimento
Muito bem! Agora que vimos toda a parte teórica sobre o treinamento e desenvolvimento de funcionários, vamos à parte prática. Abaixo separamos algumas etapas importantes para construirmos um bom plano de T&D, e realmente aprimorarmos os conhecimentos e as habilidades dos colaboradores.
Vamos lá?
1. Identifique as necessidades da empresa
Quais resultados sua empresa quer alcançar no próximo ano? Quais são os elementos que faltam para tornar esses objetivos uma realidade? O que está faltando no ambiente corporativo atualmente? Quais habilidades são necessárias para aumentar as vendas, os resultados ou melhorar a tomada de decisão?
Saber quais são as necessidades atuais da empresa é importante para definir o que deverá ser feito, incluindo o plano de treinamento.
2. Defina as metas do programa
O que deverá ser alcançado a partir do plano de treinamento? Maior habilidade técnica dos colaboradores? Agilidade para tomada de decisão? Aprimoramento no raciocínio lógico? Maior capacidade de analisar dados?
É importante definir metas para dar um direcionamento, e posteriormente avaliar se os resultados alcançados realmente acompanharam os objetivos e necessidades da empresa.
3. Oriente os colaboradores
Para que o plano de treinamento seja um sucesso, será necessário que todos os funcionários estejam engajados com a proposta e eles entendam os reais benefícios de participarem do programa. Por isso, oriente-os antecipadamente explicando porque o plano será aplicado, para que fins e quais serão os ganhos.
4. Crie experiências de treinamento diferenciadas
O plano de treinamento só será bem-sucedido se os colaboradores se manterem engajados em treinar e desenvolver suas habilidades. Então, além de orientá-los antecipadamente sobre o projeto, certifique que a forma de aplicar os treinamentos seja atrativa e diferenciada. Uma ideia interessante é incluir, por exemplo, a gamificação.
5. Planeje o treinamento
Como o treinamento de funcionários será realizado? Por quanto tempo? Qual será o local onde o treinamento será aplicado? Quem vai aplicar o treinamento e acompanhar os resultados?
É muito preciso montar um cronograma com todas as etapas do plano, para que você e todos os colaboradores saibam o que fazer, como fazer e por quanto tempo.
6. Assuma o controle dos resultados
Você só vai saber se o treinamento foi um sucesso a partir dos resultados. Por isso, não esqueça de acompanhar os indicadores e o progresso de cada talento, para confirmar se os objetivos do programa foram atingidos ou identificar a necessidade de modificações e melhorias.
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