Treinamento e desenvolvimento online: 6 pontos cruciais

Gestão de RH com resultados é 
importante para você? Confira nosso Blog!

Treinamento e desenvolvimento online: 6 pontos cruciais para o RH

É inegável a importância do Treinamento e desenvolvimento online de colaboradores nas empresas nos dias de hoje, sejam elas micro ou grandes corporações.

 

Investir em educação corporativa é uma forma de acelerar a execução da estratégia da sua empresa, melhorando o clima organizacional, retenção de talentos, produtividade e, como resultado, o retorno financeiro.

 

Com a facilidade da internet, os treinamentos não precisam mais ser presenciais, economizando recursos e facilitando o acesso ao colaborador e a empresa.

 

Porém, um projeto de treinamento e desenvolvimento online traz alguns pontos de atenção que devemos encarar com cuidado.

 

Com a facilidade que a Tecnologia de RH vem trazendo para os departamentos de gestão de pessoas nos últimos anos, o principal aliado para o desenvolvimento de projetos de treinamento e desenvolvimento são as Plataformas de Educação Corporativa.

 

Por isso, eu separei para vocês 6 pontos cruciais para se prestar atenção em projetos de treinamento e desenvolvimento online

 

Qual a função das Plataformas de treinamento e desenvolvimento online?

 

Uma Plataforma de treinamento e desenvolvimento online deve ser capaz de facilitar o acesso a materiais de aprendizagem que variam entre apresentações em vídeos, aulas interativas e materiais gráficos.

 

Além disso, é importante salientar que um boa Plataforma treinamento e desenvolvimento online deve:

 

  • Proporcionar experiências de aprendizagem adaptáveis;
  • Garantir e facilitar a comunicação entre instrutores e alunos;
  • Integrar ferramentas à experiência do usuário como calendários, blocos de notas e outras;
  • Criar um contexto no qual seja possível reconhecer a cultura corporativa da empresa;
  • Mostrar o progresso do usuário por meio de análises integradas.

 

Uma boa Plataforma de treinamento e desenvolvimento online ajuda a tornar o aprendizado interessante, envolvendo os alunos, para que eles tenham um papel mais ativo em seu próprio desenvolvimento. Para isso, ela deve ser simples de acessar e usar.

 

O design da plataforma deve ser amigável em aparência e funcionalidade – com base nos requisitos do usuário.

 

Veja aqui: 5 dicas para construir um projeto de treinamento e desenvolvimento online

 

6 pontos cruciais em projetos de treinamento e desenvolvimento online:

 

1 Quantidade não é qualidade em treinamento e desenvolvimento online

 

Vivemos a era da informação, praticamente todo o conhecimento do planeta está a uma pesquisa de distância. Isso traz os benefícios óbvios, mas também acarreta em um problema, a falta de foco e o aumento de ansiedade.

 

É comum vermos colaboradores perdidos, atirando para todo lado, fazendo um curso ou treinamento que talvez não seja o que ele precise naquele momento. É o papel do gestor da empresa, ou se a empresa tiver um RH do diretor da área, entender o perfil de cada profissional e dar o direcionamento necessário.

 

Isso também gera ansiedade nos colaboradores, por vezes ficam perdidos, não sabendo se estão no caminho certo, e o que fazer para evoluir na carreira e dentro da organização.

 

2 Cultura organizacional é importante

 

Uma cultura de aprendizado contínuo é fundamental para a retenção de colaboradores em todos os negócios.

 

Ainda mais quando falamos de treinamentos online, se a cultura não for forte e carregar os colaboradores, o estudo acaba ficando em segundo plano e por conta de cada um individualmente, sem o senso do todo, e definitivamente, não vai funcionar.

 

O RH pode utilizar de sua posição dentro da empresa para trabalhar a propagação dessa cultura, favorecendo o desenvolvimento pessoal e a autogestão. Produzindo eventos sobre a importância da evolução constante, definindo metas e objetivos conjuntos e individuais para cada colaborador.

 

3 Treinamento e desenvolvimento online precisa de Feedback constante

 

A ansiedade e a falta de feedback podem levar muitos colaboradores a terem o sentimento de desconexão com a equipe e empresa. E isso pode acarretar desde uma baixa produtividade até a perda de um talento.

 

É papel fundamental do gestor e RH ter periodicamente momentos para dar e receber feedbacks das suas equipes.

 

4 Mensure os resultados do projeto de treinamento e desenvolvimento online

 

Entender quais colaboradores estão performando melhor e se capacitando é fundamental para a gestão de uma equipe. No caso do treinamento online, utilizando uma plataforma como a Umentor, por exemplo, você tem disponível o mapeamento de diversos indicadores de sucesso.

 

Essa é a força do eLearning, a capacidade de mapear individualmente cada ação e analisar como isso vai impactar nos KPIs do negócio.

 

Antes de iniciar os treinamentos, defina qual será a meta e quais serão os indicadores de sucesso, assim você consegue ter uma visão clara do que está ou não funcionando.

 

 5 Incentivo ao treinamento e desenvolvimento online é super importante

 

Como é possível facilmente medir os resultados e entender onde cada colaborador avançou ou regrediu, fica fácil bonificar e recompensar por metas alcançadas.

 

Com uma cultura de aprendizado contínuo e bonificação por metas pode ter certeza que a sua equipe vai crescer de forma exponencial.

 

6 Conteúdo relevante e consistente é a chave para o sucesso!

 

Um dos elementos mais cruciais do treinamento e desenvolvimento online é se o  conteúdo disponível é relevante.

 

Os colaboradores que passam muitas horas atrás de uma tela de computador diariamente, perderão o interesse se o conteúdo que estiverem consumindo não for relevante para sua função. Portanto, com isso em mente, certifique-se de que os cursos de treinamento não sejam muito longos, mas sim claros e envolventes.

A Plataforma de Educação Corporativa da Umentor, possui mais 200 cursos prontos de soft e hard skills, facilitando a gestão de conhecimento na sua cultura organizacional. Além disso, é possível incluir de novos treinamentos para soft e hard skills sem custo adicional.

 

Uma Plataforma Educação Corporativa deve ser completa a fim de simplificar a implementação da gestão de conhecimento corporativo, para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas!

 

A implementação do treinamento online nas empresas é primordial atualmente, as empresas que não investirem nisso vão ficar para trás.

Além de capacitar e qualidade a equipe é uma maneira de incentivar o crescimento pessoal e profissional individualmente, trazendo muito mais motivação e senso de pertencimento para a empresa.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para implementar um treinamento na sua empresa, deixe um comentário abaixo.

Você merece 
uma equipe 
engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da Umentor: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar