O que é Educação corporativa: como implementar?

Gestão de RH com resultados é 
importante para você? Confira nosso Blog!

O que é Educação corporativa: como implementar e quais são seus principais benefícios?

educação corporativa é uma prática da gestão de pessoas que promove o engajamento e a motivação dos profissionais no ambiente de trabalho a partir da sua capacitação por meio de estratégias de aprendizado. Isso gera profissionais melhor preparados e estimulados para manutenção e desenvolvimento da cultura organizacional. 

 

Neste artigo vamos entender o que é educação corporativa, como implementar e quais seus principais benefícios. 

 

O que é educação corporativa?

 

Incrementar a capacitação individual e gerar níveis mais altos de competência para toda a organização, essa é a lógica por detrás da educação corporativa

 

A educação corporativa é um recurso ligado à gestão de pessoas com a finalidade de promover o desenvolvimento contínuo dos profissionais a partir da geração de conhecimentos gerais e específicos atrelados aos objetivos e estratégias da organização. 

 

Ela representa o esforço das organizações em estimular as habilidades tanto profissionais quanto pessoais de seus colaboradores por meio de treinamentos, cursos, palestras e vivências. 

 

Entre as finalidades da educação corporativa estão:

 

  • ensino e a reciclagem de competências necessárias para executar funções na organização;
  • a aprendizagem e conhecimento por meio das missões, visões e valores organizacionais; 
  • a promoção do autodesenvolvimento dos trabalhadores;
  • o engajamento e a motivação contínua dos profissionais na cultura organizacional.

 

Por que a educação corporativa é importante? 

 

Como é possível perceber, a educação corporativa é um processo que visa articular de maneira coerente e eficaz as competências individuais dos colaboradores no contexto mais amplo da organização, visando a inovação e os bons resultados. 

 

Com a educação corporativa, é possível promover a gestão de conhecimento. Isso permite transformar, progredir e consolidar conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da organização como um todo.

 

Associada a este resultado, ela fornece uma rede de conhecimento bem estruturada, com a possibilidade de gerar crescimento profissional e maior índices de produtividade, como mostram os dados da Abed, que indicam um aumento de 10% no capital investido na empresa como um todo, corresponde a um incremento de 3,4% na produtividade

 

Como implementar a educação corporativa?

 

Agora que já sabemos o conceito e as finalidades da educação corporativa, podemos partir para sua implementação. 

 

No Brasil, essa prática iniciou nos anos 1990 e desde lá tem tido crescimento exponencial. Conforme pesquisa de 2016 da Deloitte, 28% das organizações pesquisadas já possuem uma universidade corporativa. Dos 72% que não o fazem, mais de um quarto (28%) demonstrou interesse em dar início ao investimento nos próximos anos.

 

Mas se a sua empresa ainda não possui diretrizes de educação corporativa, o primeiro passo é definir o que se pretende alcançar com os treinamentos, ou seja quais são seus objetivos? Isso porque a prática deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. O que estamos precisando? 

 

1) A capacitação é uma ferramenta valiosa na gestão de pessoas e por esse motivo deve estar atrelada também às necessidades da equipe. Estratégias como a pesquisa de clima organizacional contribuem para uma percepção mais holística de quais habilidades estão em falta entre os colaboradores. 

 

Os procedimentos estão defasados? O relacionamento interpessoal é bom ou afeta o trabalho em grupo? Todos dominam as tecnologias necessárias para sua função? Há compreensão de trabalho em grupo?

 

2) Com isso resolvido, em seguida é preciso desenhar o propósito dos treinamentos, eles podem ser de diversos formatos como cursos, seminários, palestras, aulas intensivas etc. Os treinamentos podem ser online ou presenciais, isso dependerá muito da estratégia adotada pela empresa. Nos últimos anos, as capacitações online vem ganhando forte destaque no meio organizacional, essa prática permite maior flexibilidade para o colaborador, que pode definir o melhor horário e dispositivo para acessá-lo. 

 

Uma pesquisa recente realizada pela WTC São Paulo Business Club em parceria com a CrossKnowledge  demonstrou que 73% dos colaboradores entrevistados preferem o formato híbrido com foco no digital para treinamentos, desenvolvimento de equipes e webinars oferecidos pelas corporações. 

 

3) Definidos os formatos e modalidades de treinamento, o próximo passo é busca por profissionais capacitados para a construção das aulas. Nesta etapa é muito importante procurar profissionais qualificados nas áreas de interesse da sua organização. Essa busca pode ser realizada internamente, aproveitando o conhecimento e o know how da própria equipe, bem como com o auxílio de colaboradores externos. 

 

Empresas especializadas em gestão de pessoas como a Umentor oferecem, com qualidade, treinamentos e capacitações por meio de uma Universidade Corporativa online para organizações, em diferentes áreas do conhecimento.  

 

Educação Corporativa online e assertiva:

 

A Umentor é uma plataforma de RH completa com uma Universidade Corporativa que simplifica a implementação da gestão de conhecimento corporativo, para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas!
 
 
Com a Umentor o seu projeto de Educação Corporativa e Treinamento e Desenvolvimento atinge outro nível: 
 
 
  • O seu próprio ambiente de aprendizado, 100% customizado.
  • Impulsione resultados através do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores
  • Reduza os custos com treinamentos
  • Treinamentos exclusivos para sua empresa, você pode fazer upload de cursos na plataforma quando quiser!
  • Otimize tempo e dinheiro em seus treinamentos com nossa plataforma com + de 200 cursos online e com certificado.
  • Ela centraliza tudo o que você precisa em seus planos de capacitação, pronta para uso e se atualiza automaticamente!
  • Engaje mais colaboradores
  • Elimine as barreiras geográficas para aproximar seus colaboradores com treinamentos que podem ser assistidos a qualquer hora, lugar e por muito mais pessoas.
  • Mapeie, avalie e treine competências

 

Educação corporativa e seus principais benefícios 

 

treinamento e desenvolvimento da sua equipe são essenciais para alcançar os objetivos do seu negócio. A incorporação de treinamento que desenvolve os funcionários para metas de carreira de longo prazo também pode promover maior satisfação no ambiente de trabalho.

 

Um funcionário mais satisfeito provavelmente ficará mais tempo e será mais produtivo enquanto estiver em sua equipe.

 

O custo do turnover

 

Uma pesquisa recente indica que 40% dos funcionários que recebem um mau treinamento para ocupar seu cargo deixam suas vagas no primeiro ano. Estes mesmos funcionários citam a falta de treinamento e desenvolvimento de habilidades como a principal razão para seguir em frente.

 

Considere o custo do volume de negócios. Com um trabalhador a menos, a produtividade da sua empresa cai. As vendas declinam. Os membros da sua equipe atual são obrigados a trabalhar mais horas. Para encontrar um substituto, você gasta tempo selecionando e entrevistando candidatos. Depois de contratar alguém, você precisa treinar essa pessoa. O custo da rotatividade de pessoal aumenta. Os números variam, mas no Brasil em média esse valor é mais de 60% do salário líquido dependendo da posição

 

Esse é um preço alto a pagar por não treinar a equipe, não é?

 

Por que desenvolver pessoas com educação corporativa é essencial para sua organização?

 

Indicadores que apontam a rotatividade de funcionários são alarmantes para as empresas tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico. Ter funcionários da área operacional em constante mudança pode comprometer a qualidade dos serviços prestados. Enquanto isso, a troca constante de colaboradores que exercem cargos de liderança pode fazer com que o conhecimento se perca, ou pior, vá para a concorrência.

 

Em uma pesquisa recente ministrada pela Gallup, 93% dos jovens profissionais, aqueles considerados da geração Millennials, declararam ter mudado de emprego em um curto prazo. Tal ocorrência custou aproximadamente US$30,5 bilhões para as empresas americanas. Ou seja, não se trata apenas de uma retenção de talentos e a garantia da qualidade dos serviços, mas também uma economia de recursos financeiros.

 

O detalhe é que não basta investir. É preciso criar uma verdadeira cultura de aprendizado para alavancar a eficiência dos treinamentosÉ preciso criar uma verdadeira cultura de aprendizado para alavancar a eficiência dos treinamentos. E a grande verdade é que, ao menos em algum nível, toda empresa já tem uma cultura de aprendizado. Afinal, formal ou informalmente, os funcionários aprendem a todo momento. Mas como saber quando investir em treinamentos corporativos? Continue lendo e aprenda conosco!

 

Educação corporativa e Cultura de aprendizado contínuo 

 

Para começar, pense sobre o tipo de cultura de aprendizado você tem versus o tipo de cultura de aprendizado você quer ter. Primeiramente, vamos analisar as diferentes possibilidades existentes.

 

Cultura de conformidade

Uma cultura de treinamento em conformidade geralmente diz respeito a uma empresa que não valoriza o aprendizado tanto quanto valoriza o cumprimento dos regulamentos e dos requisitos necessários para fazer seu negócio. Em outras palavras: aqui, os treinamentos só são feitos para cumprir as obrigações legais e garantir a conformidade com os procedimentos legais.

 

Cultura de necessidade

Uma cultura de treinamento necessário se concentra em ensinar os funcionários apenas sobre ferramentas e processos que específicos do trabalho ou da empresa. Esse treinamento geralmente acontece durante o processo de integração ou quando uma nova ferramenta ou processo de implantação é apresentado.

 

Cultura de aprendizado

Nesse caso, vamos além da conformidade e do treinamento necessário. A cultura de aprendizado se concentra na criação de habilidades dos funcionários por meio de iniciativas e programas direcionados. Aqui, o aprendizado é valorizado e as pessoas são incentivadas a dedicar um tempo para obter o desenvolvimento que a empresa acredita ser crítico. Muitas vezes, essa cultura é orientada a eventos, quando as pessoas são retiradas do seu ambiente de trabalho para aprender novas habilidades.

 

Cultura de aprendizado contínuo

Em uma cultura de aprendizado contínuo, o aprendizado se torna parte efetiva do trabalho diário das pessoas, correspondendo à forma como elas passam ao menos parte do dia. Os colaboradores podem passar 15 minutos assistindo a um vídeo para concluir determinada tarefa ou ler um artigo para ajudá-los a pensar na solução de um problema, por exemplo. Em empresas que adotam essa cultura, como os gerentes encorajam a postura do aprendizado contínuo, os funcionários se sentem à vontade para acessar YouTube, Ted Talks ou cursos online durante a jornada, pois sabem que isso faz parte do modo como trabalham e aprendem.

 

9 benefícios da Educação corporativa

 

Até aqui já foi possível perceber o quão valiosa é a educação corporativa para as organizações. Essa prática favorece e incentiva o crescimento convergente dentro da empresa, melhora o trabalho em equipe, incentiva o crescimento profissional, além de garantir a retenção de talentos

 

Dentre seus principais benefícios estão: 

 

1 O melhor entendimento das estratégias e objetivos da empresa

 

Por ser baseada no planejamento estratégico da organização, a educação corporativa está ancorada nas metas da empresa. Favorecendo, assim, o reconhecimento e a ação de seus colaboradores tendo como base a missão, valores e visão da empresa. Isso significa que os objetivos da empresa estão mais claros, assim como os caminhos necessários para executá-los. A educação corporativa pode também ser um bom caminho para redefinição desses objetivos, buscando treinamento e capacitação sob essa nova ótica. 

 

2 Colaboradores melhor preparados

 

Este seja talvez um dos principais benefícios da educação corporativa, isso porque os profissionais se sentem contemplados por meio de suas habilidades, construindo um ambiente de trabalho mais efetivo para organização. Por mais que os colaboradores tenham currículos bons e desejáveis para ocupar o cargo, eles não chegam completamente preparados para os fins daquela organização. Isso significa que o papel da educação corporativa é fornecer os meios necessários para o desenvolvimento desse profissional dentro da cultura organizacional. Isso gera importantes resultados e consequentemente sustenta o processo de  employer branding, mantendo a equipe em alto nível, com ganhos para todos. 

 

3  Produtividade e engajamento 

 

Como resultado da preparação e treinamento dos profissionais para seus cargos, temos o aumento da qualidade dos trabalhos executados, devido a maior segurança na sua produção. Além disso, com o conhecimento adquirido existem menos dúvidas sobre os processos, que passam a se tornar mais eficazes e até mesmo mais rápidos, pois são executados com maior facilidade e destreza. No mesmo sentido, o engajamento entre a equipe e a empresa se tornam muito mais efetivos, já que os trabalhadores se sentem parte do investimento e do crescimento da organização, pois encontram ali oportunidades de desenvolvimento profissional

 

Mais benefícios? Veja a lista abaixo: 

 

  1. treinamento ajuda sua empresa a funcionar melhor. Funcionários treinados estarão mais bem equipados para lidar com consultas de clientes, fazer uma venda ou usar sistemas de computador.
  2. treinamento é uma ferramenta de recrutamento. Os jovens trabalhadores de hoje querem mais do que um salário. Eles são voltados para a busca de emprego que lhes permita aprender novas habilidades. É mais provável que você atraia e mantenha bons funcionários se puder oferecer oportunidades de desenvolvimento.
  3. O treinamento promove a satisfação no trabalho. Incentivar os funcionários a desenvolver conjuntos de habilidades mais completos os ajudará a contribuir para a empresa. Quanto mais engajados e envolvidos eles estiverem trabalhando para o seu sucesso, melhores serão suas recompensas.
  4. O treinamento é uma ferramenta de retenção, incutindo lealdade e comprometimento dos bons trabalhadores. A equipe que procura o próximo desafio terá maior probabilidade de permanecer se você oferecer maneiras de aprender e crescer enquanto estiver na sua empresa. Não dê a eles um motivo para seguir em frente, deixando-os estagnar depois de dominar as tarefas iniciais.
  5. O treinamento adiciona flexibilidade e eficiência. Você pode treinar funcionários para serem capazes em mais de um aspecto do negócio. Ensine-os a serem competentes em vendas, atendimento ao cliente, administração e operações. Isso ajudará a mantê-los interessados ​​e será extremamente útil para você ao definir horários ou preencher ausências. O treinamento cruzado também promove o espírito de equipe, pois os funcionários apreciam os desafios enfrentados pelos colegas de trabalho.
  6. O treinamento é essencial para a transferência de conhecimento. É muito importante compartilhar conhecimento entre sua equipe. Se apenas uma pessoa tiver habilidades especiais, você terá dificuldade em recuperar o conhecimento dela se ela deixar a empresa de repente. Espalhe conhecimento – é como diversificar seus investimentos.

 

Aprender e atualizar as habilidades dos funcionários faz sentido para os negócios. Começa desde o primeiro dia e se torna sucessiva à medida que seus funcionários crescem. É verdade que pode levar algum tempo para ver o retorno do seu investimento, mas os ganhos de longo prazo associados ao treinamento dos funcionários fazem a diferença. A despesa de curto prazo de um programa de treinamento garante que você mantenha trabalhadores qualificados e produtivos que ajudarão sua empresa a ter sucesso. Esse é um investimento que você pode levar para o banco.

 

E que tal uma plataforma de RH online na qual você consiga construir o seu projeto de educação corporativa?

 

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Na plataforma da Umentor você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Você merece 
uma equipe 
engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da Umentor: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar