Nosso Blog

Chefe x Líder: qual será a diferença?

Um dos fatores chave para o sucesso de qualquer organização, é a qualidade da liderança e o quanto ela motiva e conduz sua equipe. E quando falamos de liderança, logo surge a ideia do chefe. Mas será todo chefe um bom líder?

 

Um chefe gerencia seus funcionários, enquanto um líder os inspira a inovar, pensar de forma criativa e se esforçar para atingir resultados. Praticamente toda equipe tem um chefe, mas o que as pessoas precisam hoje é de um líder que as ajude a alcançar seus objetivos, ou mesmo, construir objetivos em conjunto.

 

Essa confusão é bastante comum, já que algumas pessoas podem usar os termos “chefe” e “líder” com o mesmo sentido, mas, na realidade, existem algumas diferenças essenciais entre um e outro.

 

Vamos, então, compreender as diferenças e características do Chefe e do Líder?

 

Veja aqui: Habilidades de liderança: como estimular essa soft skill nos gestores de equipe?

 

A liderança é uma prática não um cargo

 

A verdade é que alguns chefes são simplesmente isso – um chefe. Eles alcançaram uma posição de gestão no organograma corporativo. Eles possuem um escritório e um espaço de estacionamento reservado, tomam decisões que afetam a direção da empresa e, geralmente, controlam como o dinheiro é gasto. No entanto, essas características por si só não os tornam líderes.

 

Mas sim, os chefes podem se tornar líderes. Isso porque liderança é uma prática e não um cargo – e quando você domina as habilidades necessárias para liderar com eficácia, torna-se possível realizar mudanças positivas e influenciar aqueles ao seu redor, mesmo se você não for oficialmente “o chefe”.

 

Mas qual é a diferença entre um Chefe e um Líder? 

 

As palavras “chefe” e “líder” costumam ser usadas como sinônimos, mas não são a mesma coisa. Um chefe é um título e posição específicos: gerente de vendas, diretor de criação ou gerente regional. Essas posições dão à pessoa poder sobre os outros e autoridade para tomar decisões. Os chefes são frequentemente considerados como dirigentes e supervisores. 

 

Os líderes, por outro lado, abrem caminhos para sua equipe trilhar. Eles se posicionam e dão o exemplo para inspirar a ação dos colaboradores, e não exigi-la. Eles fornecem suporte e foco no desenvolvimento das habilidades necessárias para atingir os objetivos, em vez de se concentrar apenas no resultado.

 

Para melhor entendermos essa distinção, separamos 4 características essenciais que diferenciam um Líder de um Chefe: 

 

1) UM CHEFE OUVE, MAS UM LÍDER TRANSFORMA

 

Os líderes são capazes de transformar padrões erráticos e inspirar mudanças internalizadas. Eles fazem isso por meio da escuta ativa. Isso significa que eles não apenas “ouvem” quando outras pessoas falam, eles se esforçam para entendê-las. 

 

Isso significa que bons líderes podem contribuir com a formação da sua equipe, principalmente, desconstruindo hábitos e crenças desnecessárias ou conflituosas. Ao induzir essas mudanças, os líderes fazem com que as pessoas tornem-se mais conscientes de si e de suas escolhas para poderem se reorientar.

 

Os líderes também buscam mudanças em suas organizações. Eles não apenas ouvem reclamações – eles fazem algo a respeito. Eles usam do seu poder para fornecer às suas equipes as ferramentas de que precisam.

 

Os líderes se importam, esta é uma das suas características mais evidentes. 

 

2) UM CHEFE FALA, MAS UM LÍDER SE CONECTA

 

Os líderes sabem que sua mensagem só importa quando o assunto realmente cria conexão com quem ouve, entende e absorve. Eles conseguem isso criando relações e conectando-se de forma mais profunda e significativa com sua equipe. Esta conexão impulsiona mudanças duradouras.

 

Os líderes também entendem o poder da linguagem: o modo como você usa a linguagem determina as emoções que você sente e as emoções que extrai das pessoas ao seu redor. 

 

Os líderes usam a linguagem como uma ferramenta para transformar o discurso negativo e autodestrutivo de alguém em uma linguagem positiva e fortalecedora. Ao mudar sua própria linguagem, você pode mudar seu foco – ou o de alguém que deseja influenciar – capacitando-os para mais sucesso.

 

Veja aqui: Soft Skills: o que são e como desenvolver?

 

3) UM CHEFE DETERMINA, MAS UM LÍDER INSPIRA

 

 A autoridade de um líder é baseada na inspiração. Eles acreditam nos valores e na visão da empresa e os vivem pessoal e profissionalmente, inspirando outros a fazerem o mesmo. 

 

Os líderes constroem a confiança de sua equipe, o que, por sua vez, incentiva a inovação e a criatividade. Eles são honestos, confiáveis e sempre se responsabilizam. Em suma, eles lideram pelo exemplo e inspiram outros a segui-los.

 

4) UM CHEFE DOMINA, MAS UM LÍDER COLABORA

 

Chefes geralmente fazem mais do que apenas dizer o que você deve fazer. Eles dizem como fazer, quando fazer e com quem falar sobre isso. Eles não estão abertos a novas ideias e novas maneiras de fazer as coisas. Eles sabem melhor e adotam uma abordagem inflexível que deixa pouco espaço para debate ou experimentação. Os chefes levam a sério o lema “É do meu jeito ou rua”.

 

Os líderes sabem que, no mundo de hoje, as empresas devem ser ágeis para ter sucesso a longo prazo. Eles incentivam o trabalho em equipe, criando times fortes e uma cultura próspera de inovação. Os líderes não estão apenas abertos a novas ideias, eles as procuram ativamente. Eles têm uma mentalidade de CANI – Melhoria Constante e Sem Fim – e trazem positividade para o trabalho todos os dias.

 

Veja aqui: Time de alta performance: quais as vantagens e como chegar lá

 

Principais diferenças entre chefe e líder

 

 

Conclusão

Líder é a pessoa que inspira, motiva e orienta em diversos assuntos. Por outro lado, o chefe é aquele que é o dono do negócio ou é nomeado pelos proprietários como responsável pelo local de trabalho. A diferença entre os dois é uma questão de psicologia, ou seja, é sobre a visão através da qual vemos o mundo. 

 

Para ser um líder, você precisa ser um bom ouvinte e um bom influenciador, precisa desempenhar um papel de apoio para elevar o moral do seu time e, assim, criar um ambiente corporativo assertivo, eficaz e de qualidade. 

 

Esse material foi útil? Compartilhe e nos siga nas redes sociais @umentoroficial

 

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias