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Endomarketing: o que é e como fazer

 Endomarketing: o que é e como fazer

O endomarketing é uma estratégia que consiste em definir ações internas dentro da empresa para melhorar o ambiente de trabalho e a experiência dos colaboradores. Entenda!

 

 

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Flash e o Grupo Talenses, descobriu recentemente altos níveis de insatisfação em relação ao ambiente de trabalho. Quase 50% dos colaboradores demonstraram estar insatisfeitos com suas empresas, o que os levam a viverem um desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal. 😩

 

Outro estudo, realizado pela Gallup, o State of the Global Workplace 2023, mostra que 60% dos profissionais estão emocionalmente desligados do seu trabalho. Eles não sentem motivação alguma em se desenvolver e contribuir para o crescimento empresarial, e realizam apenas suas funções básicas ao qual são pagos para isso. 

 

Esses dois indicadores emitem um alerta🚨: as empresas brasileiras precisam melhorar o ambiente de trabalho o mais rápido possível. Isso para que os seus talentos tenham uma melhor experiência com a marca, e queiram permanecer verdadeiramente ligados à organização e contribuir com o seu sucesso.

 

O endomarketing é uma estratégia que consiste em promover ações e iniciativas voltadas para o público interno da empresa, e que pode nos ajudar nesse sentido. Hoje entenderemos melhor o seu conceito e como podemos aplicar. Acompanhe!  

 

O endomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing institucional em que direcionamos as nossas ações e comunicações para o nosso público interno, ou seja, os colaboradores. 

 

Ela visa melhorar o ambiente de trabalho, de modo que os nossos talentos vivenciem uma melhor experiência corporativa, e isso reflita positivamente na imagem que eles têm da empresa. 

 

Entre os diversos benefícios de aplicar o endomarketing, destacamos:

 

  • Aumento no engajamento de funcionários;
  • Motivação em desempenhar tarefas;
  • Maior retenção de talentos;
  • Ambiente de trabalho positivo;
  • Fortalecimento da marca empregadora.

 

Qual a diferença entre comunicação interna e endomarketing

 

Por estarem diretamente relacionadas, as pessoas tendem a confundir esses dois termos. No entanto, a comunicação interna e o endomarketing não são a mesma coisa, e entendermos as diferenças é muito importante para conseguirmos realizar essas ações corretamente. 

 

A comunicação interna, por exemplo, consiste no repasse das informações dentro da empresa. Isto é, como nosso eventos, avisos e diretrizes são transmitidos aos colaboradores, e por quais canais isso será realizado. 

 

Já o endomarketing, consiste na forma com que a empresa se relaciona e interage com os talentos. Ou seja, a estratégia vai muito além da comunicação interna, e considera também iniciativas que fazem os colaboradores realmente se sentirem valorizados, acolhidos e satisfeitos.

 

Essas iniciativas podem incluir treinamentos e desenvolvimento profissional, programas de reconhecimento e incentivo, ecultura de feedback. [Abaixo veremos mais exemplos de iniciativas]

Diversas gigantes do mercado já aplicam o endomarketing e são beneficiadas, com suas forças de trabalho se sentindo cada vez mais motivadas e dedicadas às atividades institucionais. É o caso das marcas Toyota, Fiat, Golden Cross, Coca-Cola e Nestlé. 

 

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Como aplicar o endomarketing?

 

Antes de explicarmos como funciona a aplicação da estratégia, precisamos entender o seguinte: o endomarketing deve focar sempre nos colaboradores. Logo, é necessário primeiramente descobrirmos como está o ambiente de trabalho atual da sua empresa, e qual é a percepção que seus talentos possuem sobre a organização. 

 

Essas informações podem ser coletadas a partir de pesquisas, feedback, reuniões ou até mesmo entrevistas individuais com os funcionários, ok?

 

Depois que isso estiver bem claro, será preciso que passemos por outras três etapas importantes. Vamos dar uma olhada em quais são elas?

 

1- Plano de endomarketing

 

Um plano de endomarketing deve conter todas as ações estratégicas que utilizaremos para trazer o colaborador mais perto da empresa.

Se durante a pesquisa for descoberto altos níveis de insatisfação, pode ser que a sua empresa precise recorrer a várias iniciativas ao mesmo tempo, mas se os níveis estiverem mais baixos, pode ser que a aplicação das medidas possa ser realizada aos poucos.

Alguns exemplos de ações que sugerimos:

  1. Programas de reconhecimento e premiação;
  2. Eventos internos (festas, comemorações, happy hours);
  3. Comunicação interna eficaz (boletins, murais, intranet);
  4. Programas detreinamento e desenvolvimento;
  5. Pesquisas de clima organizacional;
  6. Programas de bem-estar (ginástica laboral, massagens, programas de saúde);
  7. Incentivo à participação em eventos externos;
  8. Feedback e avaliação de desempenho transparentes;
  9. Campanhas de incentivo à inovação e criatividade;
  10. Promoção de valores e cultura organizacional (campanhas de valores, missão e visão).

 

2- Aplicar as estratégias

 

Assim que tivermos escolhido as ações de endomarketing, precisaremos aplicá-las e monitorá-las de perto para assegurar que elas estão trazendo o retorno esperado. 

Nessa etapa podemos recorrer ao feedback para coletar as informações, e identificar o que está bom ou o que pode ser melhorado no nosso plano. 

 

3- Manter pesquisas de satisfação

 

Os níveis de satisfação dos colaboradores podem mudar com o tempo devido a vários pontos. Cultura organizacional, liderança e condições de trabalho são apenas alguns exemplos. 

 

Por isso, é muito importante que mantenhamos uma frequência na aplicação das nossas pesquisas, e que os resultados coletados sejam sempre considerados para sabermos exatamente o que mudar para melhorar a experiência dos nossos talentos. 

 

Nós aqui da Umentor sugerimos a aplicação de questionários de satisfação bimestrais em todas as áreas da empresa, e que essas pesquisas sejam realizadas de forma anônima para que os colaboradores não omitam nada, nem se sintam desconfortáveis em dar suas respostas. 😃

 

 

Aplicar ações de endomarketing não é difícil, como podemos ver acima. No entanto, precisaremos dedicar parte do nosso tempo para compreender como está o clima organizacional atual, e em seguida, definir as melhores estratégias para trazermos os talentos mais para perto da empresa.

 

Nosso time preparou um e-book completo sobre pesquisa de clima organizacional para que você possa aplicar a pesquisa corretamente, e descobrir o nível de satisfação atual dos seus colaboradores. Você pode baixá-lo gratuitamente, no link abaixo!

 

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