Gestão de RH com resultados é 
importante para você? Confira nosso Blog!

Métricas para RH: quais acompanhar em 2025?

Métricas para RH: quais acompanhar em 2025?

 

Vamos tornar seu setor de gestão de pessoas mais estratégico em 2025, com 5 métricas-chaves para RH?

 

Tá, vamos lá! 

Você já deve estar cansado de ouvir que “dados são o novo petróleo”, mas não podemos chegar aqui, mentir, e dizer que eles não fazem diferença. Eles realmente existem, e estão ali para nos ajudar a tomar boas decisões.

O seu RH pode pensar em estratégias e fazer uma gestão de pessoas sem se apoiar neles? Ok, até pode ser que sim. Mas deixa a gente te perguntar uma coisinha: “Por que você e o seu time escolheriam sofrer para isso, se os números podem simplificar todo o trabalho?”

“Ahhh, mas nós não temos tempo para lidar com dados agora. Existe uma infinidade deles, e estamos com pouco tempo e disponibilidade na agenda.”

Tá, a gente entende que o dia aí pode estar bemmmmm corrido (ainda mais por ser final de ano), mas chega mais porque nós queremos te revelar um segredo: vocês não precisam acompanhar todos os números para fazer uma gestão top. Precisam apenas escolher aqueles dados que fazem sentido! 

E ó, é exatamente sobre isso que nós vamos conversar hoje: quais métricas o seu RH precisa ficar de olho em 2025. Então, já pegue o seu caderninho, bebe uma água para ficar bem hidratado e se prepare. Abaixo só tem coisa boa! 😀

Por que o RH deve acompanhar indicadores?

falamos aqui no nosso blog que o RH tem que ser estratégico, e se tem uma coisa que precisa ser feita para o setor entrar na categoria “estrategista” é usar números. Sem indicadores, esse negócio de RH estratégico vira só discurso vazio. 

As métricas funcionam como um GPS. Elas mostram onde o nosso RH está e para onde ele precisa ir. Sem elas, você e o seu time até podem dirigir bem o setor, mas é mais provável que fiquem dando voltas desnecessárias e desperdiçando um tempo importante.

E ahhh, outro ponto sobre os números que precisamos mencionar: eles não mentem (e nem deixam você mentir). Então, em uma reunião com a liderança, por exemplo, eles te darão argumentos concretos para mostrar os resultados do seu trabalho. 

5 métricas-chave que o RH deve acompanhar

“Tá! Entendi que precisamos acompanhar dados, mas quais métricas temos que prestar atenção?”

Aqui nesse artigo a gente mostra sete delas, mas existem outras cinco que queremos dar destaque: 

1. Taxa de retenção

Você já teve aquela sensação de entrar em um cafézinho aconchegante e querer ficar ali para sempre de tão gostoso que é o ambiente? Pois é, essa métrica de retenção mede praticamente isso: o quanto o seu time está disposto a fincar as raízes e fazer parte da sua empresa. 

E olha, vamos falar uma coisa, se o seu pessoal estiver saindo com a mesma frequência que você troca de séries na Netflix, é melhor ligar o sinal de alerta. Tem alguma coisa errada que precisa de solução urgente.

Se os números estão baixos, a pergunta que você deve fazer não é “como fazer eles ficarem?”, mas sim “o que eles estão buscando lá fora que ainda não encontram aqui dentro?”

Você também pode gostar: 3 estratégias de engajamento para aumentar a retenção

2. Índice de eNPS (Employee Net Promoter Score)

Imagina chegar pro seu time e perguntar: “Ei, você recomendaria a nossa empresa pro seu melhor amigo?” O eNPS é a resposta para esse tipo de pergunta.

Se a nota não está lá essas coisas, não adianta distribuir canecas personalizadas ou bombons achando que resolve. Esse índice dá o raio-X da cultura organizacional, e ele grita onde pode existir desconforto – seja na liderança, no bem-estar ou até na falta de propósito nas tarefas. 

3. Custo por contratação

Vamos ser diretos: contratar custa caro, e o preço vai muito além do salário. Existe o tempo gasto com entrevistas, investimento em anúncios de vagas, aplicação de treinamentos… tudo soma, e muito! 

Essa métrica é importante porque ela vai nos dar o preço real de cada talento que está entrando no nosso time. 

Meu Deus!! Então o meu custo por contratação é muito mais alto do que eu pensava!

Pois é! Talvez seja interessante listar todos os custos que o seu RH está tendo com contratação para elaborar estratégias de redução de custos, ou então começar a investir mais em retenção (olha ela aqui de novo!) 

4. Taxa de adesão a treinamentos

O número de colaboradores que comparece a um treinamento mostra muito mais do que só as “pessoas que querem aprender”. Ela indica também se os nossos cursos e capacitações internas estão realmente conectados com a galera ou se precisam de um upgrade.

Se a participação está muito baixa, talvez esse seja o momento de repensar os temas, formatos ou até horários, o que acha? Quem sabe, trazer um pouco de “gamificação” para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido.

5. Tempo médio para preencher vagas

Ninguém gosta de uma cadeira vazia por muito tempo, e é essa métrica aqui que vai nos ajudar a descobrir se o nosso recrutamento está com gargalos. 

Percebeu que está levando muito tempo para preencher as vagas? Vamos acelerar esse processo! Use tecnologias nas etapas de seleção e recrutamento, simplifique-os um pouco, e invista em uma comunicação diferenciada para chamar a atenção de mais pessoas (quem sabe você consegue despertar o interesse de quem nem está procurando uma vaga, já pensou?) 

 

Leia também | 7 tendências de RH para ficar de olho em 2025

"Gostei das métricas! Tem como eu simplificar o acompanhamento?"

Claro que sim! 

Hoje, existem inúmeras ferramentas de RH que juntam os dados do colaborador e da empresa em um só lugar, analisam tudo para você e ainda geram relatórios masters sem que você precise perder tempo organizando as informações. 

O sistema da Umentor, por exemplo, é uma solução que permite isso. Com ele você pode:

  • Acompanhar de perto indicadores de avaliação de desempenho;
  • Construir análises completas baseada em dados;
  • Dar espaço para cada colaborador acompanhar o seu próprio progresso e radar de avaliação individualmente.

Sabe, você não precisa ficar sofrendo para transformar seu RH mais estratégico. Em 2025, conte com a Umentor para tornar o seu setor ainda mais inteligente e data.Bóra conhecer? 

Você merece 
uma equipe 
engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da Umentor: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar