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Inteligência Artificial no RH: quais estão sendo os impactos?

Inteligência Artificial no RH: quais estão sendo os impactos?

Vamos descobrir os impactos que a Inteligência Artificial está trazendo para o setor de RH?  

 

Se existe uma coisa que eu e você precisamos concordar, é que praticamente todas as pessoas do mundo já usaram, em algum momento, algum recurso de Inteligência Artificial.

 

Nos últimos dois anos, mais precisamente, a tecnologia IA se tornou mais popular porque ferramentas, como ChatGPT e MidJouney surgiram e conquistaram uma base sólida de usuários por entregarem resultados fantásticos.

 

Por terem garantido essa confiança e por apresentarem um potencial de uso quase que ilimitado, pelo menos até onde sabemos, muitas soluções de IA começaram a ser desenvolvidas em escala para atender a diferentes demandas empresariais. E o resultado disso não foi outro: muitos setores foram beneficiados com a inovação. O próprio setor de RH é um exemplo disso! 

 

E quais estão sendo os impactos que essa tecnologia vem trazendo para os profissionais que trabalham na área de Recursos Humanos? E mais importante que isso, como o RH da empresa pode aplicar a IA? É o que o time da Umentor vai responder no artigo de hoje!

 

Bóra conferir nossos insights? 😎

 

Inteligência Artificial: o que podemos esperar para os próximos anos?

 

Antes de seguirmos para o setor de RH, precisamos entender primeiro qual é o panorama geral da tecnologia de IA, e para isso nada melhor do que trazer dados das melhores mentes e fontes de pesquisa de mercado, não é mesmo? 

 

McKinsey

 

Em um de seus estudos, a empresa de consultoria McKinsey, estimou que a IA vai gerar uma receita de 13 trilhões de dólares em todo o mundo até 2030. Seu potencial de ação será tão grande, que contribuirá para o crescimento em escala de praticamente todos os países, em especial os da América Latina. 

A empresa prevê que até 2030 haja um aumento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) dos países latino-americanos devido à IA. 

Impressionante, não é?

 

CEO da Anthropic e ex-vice-presidente de pesquisa da OpenAI

 

Outro dado interessante sobre o futuro da tecnologia - e que ao mesmo tempo pode parecer assustador para muitas pessoas -, foi coletado de uma entrevista ao CEO da startup Anthropic e ex-vice-presidente de Pesquisa da OpenAI, Dario Amodei. 

Ele afirma que a IA será capaz de ganhar habilidades e se reproduzir sozinha até 2028, o que, na sua perspectiva, pode representar um alto risco à raça humana.

 

Gartner

 

Já para o Garnet, 60% das vendas do mundo serão feitas com IA até 2028, o que dará start a uma nova era empresarial, onde a participação da Inteligência Artificial será decisiva para os negócios que querem prosperar e ganhar escala. 

Além disso, o Gartner também afirma que a IA será responsável por 20% da força de trabalho global até 2028

Mas o que todos esses big numbers acima estão tentando nos dizer?

Primeiramente, que por mais que tentemos fechar os olhos para a tecnologia, não há mais como permanecermos indiferentes a ela. A IA já está enraizada na nossa rotina, e continuará impactando o mundo que conhecemos atualmente e o nosso futuro. 

Segundo, que as empresas que se anteciparem e aprenderem a aplicar e dominar a IA o quanto antes, serão aquelas com maior potencial de se destacar e garantir ganhos significativos no que diz respeito às operações, estratégias e inovações.

 

 

 

Impactos da IA no setor de RH

 

Saindo agora da visão macro, vamos trazer a IA mais para perto e entender melhor como a Inteligência Artificial tem impactado o setor de RH e a rotina dos profissionais que trabalham com gestão de pessoas.

 

Para isso, separamos os impactos em quatro pontos: 

 

1- IA no operacional

 

As ferramentas de Inteligência Artificial aprendem a partir de dados e treinamentos de algoritmos de IA, um procedimento que chamamos de Machine Learning (Aprendizado de Máquina).

 

Nessa fase de aprendizado, muitas ferramentas são treinadas para desempenhar processos manuais, que até então eram realizados por humanos. 

 

Ou seja, hoje, muitas empresas e setores podem recorrer a essas ferramentas para designar tarefas repetitivas às máquinas, e liberar os times das atividades mais operacionais para desempenhar funções mais estratégicas e urgentes.

 

No caso do RH, por exemplo, tarefas como triagem de currículos, agendamento de entrevistas e gestão de benefícios, já podem ser automatizadas. O que significa que os profissionais do setor podem ser direcionados para cuidar do treinamento e desenvolvimento de seus talentos. 

 

2- IA no RH estratégico

 

Além de assumir o papel de automatizar muitas tarefas operacionais, a IA também tem sido aplicada para aumentar as habilidades analíticas do setor de RH e da própria empresa.

 

Os algoritmos de IA podem ser treinados para coletar, armazenar, tratar e analisar grande volume de dados, e em cima dessas informações, identificar padrões e tendências que nos ajudam a alcançar insights valiosos para fundamentar decisões. 

 

Por exemplo, no contexto do RH, esses algoritmos podem mostrar taxas de retenção de talentos, satisfação dos funcionários e eficiência dos processos de recrutamento. Não só isso, eles também podem prever a necessidade de novas contratações e identificar competências em alta demanda. 

 

Todo esse conhecimento pode ser aplicado para transformar o nosso RH em um setor mais estratégico.

 

3- IA no recrutamento

 

Indo agora para o lado do recrutamento e seleção, a Inteligência Artificial pode ser usada como suporte para otimizar todo o processo de busca por candidatos.

 

Ferramentas como o próprio ChatGPT ou o Gemini, do Google, podem ajudar os profissionais responsáveis pelo recrutamento a criar perguntas para entrevistas, formular jobs description, desenvolver testes para avaliação dos candidatos e redigir comunicados sobre as vagas.

 

Além dessa parte mais “copy” (escrita), vale lembrar que os algoritmos de IA também podem ser treinados para filtrar as informações nos currículos, e acelerar o match de candidatos com as vagas. 

 

4- IA no desenvolvimento e treinamento 

 

Já no cenário de desenvolvimento e treinamento, os algoritmos podem ser aplicados para apontar lacunas de habilidades, por exemplo, e contribuir para a criação de PDI (Programas de Desenvolvimento Individual) mais personalizados e adequados para cada um dos colaboradores.

 

Não só isso, ajudar na identificação de candidatos à promoção de cargo, no apontamento de habilidades individuais, e na definição de competências necessárias para uma nova posição. 

 

Outro ponto dentro da IA no desenvolvimento e treinamento é que pode-se criar também experiências de aprendizado mais imersivas e interessentes para os talentos através da aplicação de ferramentas de aprendizagem em realidade virtual e aumentada.

 

 

Ahh, não podemos esquecer de mencionar que ferramentas de chatbot inteligente também estão sendo usadas no RH para melhorar a comunicação interna, e atuar em outras frentes importantes, como atender e responder dúvidas de candidatos que querem se inscrever para uma vaga. 

 

Como aplicar a IA no setor de RH

 

Ok, nessa parte do texto já entendemos que a IA é realmente incrível e que ela pode ser usada apenas para o bem da área de Recursos Humanos, mas o que ainda pode gerar dúvidas em alguns times é: 

 

“Como aplicar a Inteligência Artificial no setor de RH?” 

 

Abaixo separamos um passo a passo que pode ajudar:

 

1- Defina as necessidades do setor

 

Primeiro, precisamos entender quais são as necessidades específicas do nosso setor de RH. O que estamos buscando melhorar? É a triagem de currículos, a eficiência no atendimento aos colaboradores, ou a personalização dos treinamentos? Ao identificar esses pontos, conseguimos ter uma visão clara de onde a IA pode ser mais útil.  

 

Não sabe como fazer isso? Que tal perguntar aos times quais processos são mais demorados ou onde há mais incidência de erros humanos?

 

2- Identifique como soluções IA podem atender essas necessidades

 

O próximo passo é identificar como a IA pode nos ajudar a atender as necessidades. 

 

Podemos automatizar a triagem de currículos? Implementar chatbots para responder dúvidas frequentes? Usar análise de dados para entender melhor a satisfação dos colaboradores? Pense em como cada uma dessas soluções pode se encaixar nos nossos desafios diários.

 

3- Pesquisa ferramentas que cumprem os requisitos

 

Depois de saber quais são as dores do setor ou da empresa, e como a IA pode ajudar, é hora de pesquisar as ferramentas de IA disponíveis. Por exemplo, quais são as melhores opções para triagem de currículos, atendimento automatizado ou análise de dados?

 

Para tomar uma boa decisão, o recomendado é avaliar reviews, perguntar para outros usuários, ou até mesmo testar algumas das soluções inteligentes com versões de demonstração.

 

4- Integre as ferramentas de IA aos processos e sistemas já existentes 

 

Assim que as ferramentas de IA forem escolhidas, precisamos integrá-las aos nossos processos e sistemas atuais. Sabemos que isso pode parecer desafiador no começo, mas sem pânico, com um bom planejamento é possível tornar a jornada mais simples.

 

Comece criando um plano de implementação em que são estabelecidos prazos e responsáveis por cada etapa, e quais recursos serão necessários para a integração. 

 

5- Capacite o time para uso ético da IA no RH

 

Aqui vamos promover treinamentos que explicam não apenas o funcionamento técnico das soluções de IA, mas também as implicações éticas do seu uso. 

 

Para isso, podemos organizar sessões de treinamento em grupo ou até mesmo reuniões individuais. O importante é que todos fiquem atualizados e se sintam seguros para usar as tecnologias. 

 

 

A Inteligência Artificial é apenas uma das várias tecnologias necessárias para o setor de RH. Neste artigo mostramos quais são as outras soluções e como sua empresa pode se beneficiar delas. Acesse e leia agora! 💜

 

 

 

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