16 perguntas-chaves para sua pesquisa de desligamento
Podemos tirar vários insights importantes na pesquisa de desligamento, desde que apliquemos perguntas certas aos ex-colaboradores. Vamos entender?
O desligamento de um funcionário não é um momento feliz, mas é possível tornar esse evento menos doloroso se usarmos a sua saída para aprender mais sobre a cultura da nossa empresa.
Muitos dirão que podemos aprender sobre isso questionando os funcionários que permanecem na base, e eles estão certos. Mas, existe um diferencial nos colaboradores que estão deixando a empresa que pode trazer vários insights interessantes.
Eles não têm mais nada a perder e não precisam omitir a sua opinião, então, tudo que vier a partir dessa conversa pode ser tratado como um feedback honesto, livre de qualquer influência.
Claro que não podemos conduzir uma pesquisa de desligamento de qualquer jeito porque tudo que perguntarmos ao funcionário pode prejudicar suas respostas.
Por isso, hoje dedicamos este artigo para apresentar algumas perguntas-chaves que o nosso time da Umentor considera indispensáveis em uma pesquisa de desligamento.
Já compartilhe o conteúdo com quem precisa ficar ligado nessas perguntas, viu?! 😎💜
16 perguntas para pesquisa de desligamento (e por quê devemos aplicá-las)
1- “O que te motivou a buscar novas oportunidades fora da empresa?”
Entender o que levou o colaborador a procurar outras oportunidades é muito importante para identificarmos problemas internos que podem estar passando despercebidos no dia a dia.
A resposta pode nos ajudar a perceber se há, por exemplo, insatisfação pela falta de crescimento, cultura ou até mesmo devido ao ambiente de trabalho.
2- “Em algum momento, você considerou ficar? Por quê?”
Saber se em algum momento o funcionário pensou em ficar na empresa nos ajuda a entender melhor quais aspectos positivos talvez tenham sido deixados de lado.
Será que entregamos tudo aquilo que prometemos na contratação? Cumprimos com o nosso papel como uma boa empresa para trabalhar?
3- “O que mais te agradava em trabalhar aqui?”
Pode ser a cultura, os benefícios, a flexibilidade ou até mesmo o clima que existia entre os colegas. Entender o que está funcionando certo dentro da nossa empresa é tão importante quanto saber o que precisa ser melhorado.
Mantenha essa informação em destaque para implementar outras ações que sigam essa mesma proposta! 😀
4- “Quais foram os maiores desafios que você enfrentou?”
Os desafios enfrentados pelo colaborador podem revelar que existem problemas na nossa estrutura, comunicação ou até mesmo disponibilidade de recursos.
Portanto, se muitas pessoas acabarem se queixando dos mesmos desafios, atenção! Esse é um indicador que mostra onde devemos melhorar e por quê!
5- “Você sentiu que tinha as ferramentas e o suporte necessário para fazer seu trabalho?”
Não ter os recursos nem suporte pode ser muito frustrante, e todos sabem disso. Isso afeta diretamente a nossa produtividade, motivação e, pasme, resultados.
Essa pergunta nos ajuda a identificar onde estamos falhando em oferecer assistência aos nossos talentos, seja em tecnologia, treinamento ou equipe.
6- “Como você descreveria a relação com seu gestor?”
A relação com a liderança é um dos maiores fatores que influenciam na decisão de um talento ficar ou sair de uma empresa, sabia? Se o gestor não estiver oferecendo apoio ou criando um ambiente difícil para o colaborador se adaptar, por exemplo, isso pode ser um motivo para ele ter buscado novas oportunidades.
Entender essa dinâmica é peça-chave para ajustarmos a liderança e melhorar o nosso clima de trabalho.
7- “Você sentiu que seu trabalho foi reconhecido e valorizado?”
Se o colaborador não se sentiu valorizado, é natural que ele perca a motivação com o passar do tempo e pare de entregar um resultado satisfatório.
Fazer essa pergunta pode ser difícil, afinal podemos descobrir falhas que não queremos, mas é importante. Isso vai nos ajudar a perceber se estamos falhando em promover uma cultura que realmente reconhece e agradece os esforços de cada colaborador.
8- “A comunicação interna era boa?”
Muitos problemas na empresa surgem por falhas na comunicação. Por isso, se fizermos essa pergunta na pesquisa de desligamento, podemos também identificar se existem barreiras ou ruídos entre diferentes níveis da empresa.
Ah, caso identifique que existe esse problema, já comece pensando em medidas para solucionar! 🤓
9- “Você sentiu que poderia crescer e se desenvolver aqui na empresa?”
Se o talento disser que não viu essas oportunidades, isso pode mostrar que, ou a nossa empresa não está investindo o suficiente no desenvolvimento de carreira, ou não está transparecendo bem essas possibilidades.
Fazer uma análise sobre esse ponto é interessante para estudarmos melhores formas de mostrar mais essas chances!
10- “O ambiente de trabalho parecia saudável?”
Um ambiente de trabalho ruim pode levar qualquer colaborador ao esgotamento. 😭
Fazer essa pergunta vai nos ajudar a entender se ele se sentia em um ambiente saudável ou não, e quais problemas podem ter prejudicado o seu bem-estar e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
11- “Você recebeu feedbacks regulares sobre seu desempenho?”
Feedbacks são essenciais para o desenvolvimento e boa performance dos nossos talentos. É eles que demonstram se o talento está no caminho certo ou não.
Portanto, aplicar essa pergunta na pesquisa de desligamento também é importante para nos ajudar a identificar se a liderança estava (ou não) oferecendo a orientação necessária.
12- “Se pudesse mudar alguma coisa na empresa, o que seria?”
Às vezes, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na experiência de trabalho. “Um grão de arroz é o bastante para virar a balança!” (disse o Imperador da China, personagem da animação da Disney, Mulan!)
Saber o que nosso talento mudaria nos ajudará a entender quais são as prioridades de quem realmente vive a rotina da empresa.
13- “Você recomendaria essa empresa para amigos ou familiares? Por quê?”
Parece pesquisa de satisfação após uma compra, não é?! Mas, essa é uma maneira indireta de medirmos o quanto o colaborador estava satisfeito e orgulhoso de trabalhar com a gente.
Se ele dizer que não recomendaria a empresa, isso pode sinalizar problemas sérios na nossa cultura, liderança e reputação. Então, bóra mudar isso para não prejudicar o employer branding (linkar artigo sobre o tema)! 👀
14- “Quais benefícios você considera mais importantes para os funcionários?”
Saber quais benefícios realmente fizeram diferença na vida do colaborador vai permitir que atuemos de forma mais inteligente e estratégica.
Muitas vezes, os pacotes de benefícios que oferecemos não estão alinhados com as necessidades reais da nossa equipe, e isso pode ser facilmente ajustado com base no feedback.
15- “Como você descreveria a cultura organizacional da empresa?”
A cultura organizacional define o ambiente de trabalho e o comportamento dos nossos colaboradores. Se cultura não foi percebida por quem está saindo, pode ser interessante reavaliarmos comportamentos e práticas porque elas podem estar desalinhadas com nossos valores.
16- “Você tem algum comentário adicional ou algo que gostaria de compartilhar?”
Dar ao talento a oportunidade de acrescentar qualquer outra informação importante é uma maneira de oferecermos espaço para receber feedbacks mais amplos. Inclusive, essa abertura pode acabar revelando pontos que as perguntas anteriores não foram capazes de mostrar.
Aceite qualquer complemento e agradeça!
Se você gostou das perguntas para pesquisa de desligamento, não deixe de conferir nosso artigo: 14 perguntas para aplicar em sua reunião one-one! O conteúdo está IN-CRÍ-VEL!