
Plano de carreira: por que ele é essencial para reter talentos?
🚨 RH: Percebeu que os colaboradores estão se desligando da empresa, e não sabe como reverter isso? Chega mais, porque hoje vamos mostrar o papel do plano de carreira nesse combate!
Na vida profissional, tomamos várias decisões que moldam o nosso futuro. Quando escolhemos fazer parte de uma empresa, por exemplo, acreditamos que essa escolha será um trampolim para a gente crescer, aprender e, claro, conquistar melhores oportunidades.
Mas a realidade nem sempre corresponde a essa expectativa, né? Muitas vezes, os profissionais acabam se desvinculando por motivos como:
- Salário estagnado;
- Falta de alinhamento com a equipe;
- Ausência de desafios e aprendizado;
- Pouca perspectiva de crescimento e desenvolvimento de carreira.
E é justamente esse último ponto que pega muita gente! A falta de um plano de carreira claro pode desencadear diversos sentimentos negativos, como frustração, e fazer com que os melhores talentos simplesmente busquem oportunidades em outro lugar. 😓
“Plano de carreira? Conte-me mais!”
Plano de carreira nada mais é do que um roteiro estratégico que definimos para guiar o crescimento dos nossos colaboradores.
Nele, colocamos todos os possíveis caminhos que o profissional pode trilhar no ambiente da empresa, deixando claro quais são as oportunidades de evolução, o que ele precisa desenvolver e quais as expectativas para cada etapa.
É algo obrigatório? Não… Mas sem ele, os nossos talentos podem ficar beeeem perdidos, sem saber qual direção seguir, e, principalmente, o que esperar do futuro dele dentro da empresa.
“E por que o plano ajuda a reter talentos?”
Já percebeu como as pessoas se dedicam mais quando enxergam um propósito naquilo que fazem? 🧐 Pois é, a gente percebe isso diariamente aqui na Umentor, e também na rotina de muitos dos nossos clientes.
Quando o colaborador entende que existe um caminho de crescimento a ser seguido, ele tem mais motivação e razões para permanecer atrelado à empresa e dar o seu melhor. E isso porque despertamos nele aquele senso de pertencimento e segurança, sabe?
Ele enxerga que não está estagnado, como uma pedra, e que realmente há uma estratégia bem clara para a sua evolução profissional.
“Legal! Mas agora, como posso estruturar um plano de carreira TOP?”
É aqui que geralmente a coisa aperta. 🫠
Como as empresas geralmente têm na sua base muitos talentos, fica difícil para o time de RH estruturar um plano top para cada colaborador.
Mas calma lá, que a gente está aqui para te ajudar com isso. O segredo é começar aos poucos, indo por setor, e em seguida, seguir pelas dicas abaixo:
1- Defina trilhas de crescimento
O primeiro passo para definir um plano de carreira que satisfaça o colaborador e o ajude na sua jornada profissional, é mapear as possíveis trilhas de crescimento dele na empresa. Ou seja, desenhar os diferentes caminhos que ele pode seguir.
Aqui temos como exemplo, subir de cargo na mesma área, assumir novas responsabilidades, ou até mesmo mudar para outra função (que têm desafios igualmente relevantes).
2- Estabeleça critérios de evolução
Sabe aquele sentimento de “faço tudo certo, mas não sou promovido”? Ele surge quando não estabelecemos critérios transparentes para a evolução dos nossos colaboradores.
Portanto, para evitar quaisquer frustrações dentro do time, vamos ser detalhistas ao máximo nessa tarefa. Anote aí:
- Quais competências precisam ser desenvolvidas?
- Quais resultados são esperados?
- Quais treinamentos podem ajudar na jornada dele?
3- Invista em capacitação contínua
Tá, você prometeu crescimento, estabeleceu todos os critérios e tudo mais. Mas, como o colaborador vai ter certeza que a empresa realmente leva isso a sério e que o crescimento dele vai acontecer?
A resposta é simples: ferramentas!
Vamos disponibilizar todas as ferramentas necessárias para ele conseguir aprender, se desenvolver e evoluir. Coloque na lista:
- Cursos internos;
- Treinamentos técnicos;
- Mentorias;
- E até incentivos para especializações externas.
4️- Mantenha conversas sobre carreira
Embora o plano de carreira seja um documento, não podemos deixar ele esquecido na gaveta ou pasta, como se o trabalho fosse apenas preenchê-lo.
Para que ele funcione, precisamos fazer com que os colaboradores respirem e lembrem do plano constantemente, e aqui, o diálogo será ó, peça-chave.
Reuniões one-on-one, ciclos de feedback estruturados, avaliações de desempenho, etc. Essas são algumas iniciativas da gente acompanhar o progresso do profissional e entender quais ajustes podem ser feitos no plano dele.
5- Crie um ambiente de crescimento real
Digamos que você fez o trabalho de casa certinho e que pintou os planos de carreira como o artista Da Vinci (hehe), mas, quer ouvir uma verdade que dói? 🥲
Se a empresa não tiver um espaço para o crescimento acontecer na prática, isso pouco vai gerar retorno.
É preciso abrir oportunidades internas sempre que surgir a chance, e não apenas buscar talentos externos, como se essa fosse a única alternativa.
Sabe, quando mostramos que a nossa cultura valoriza o desenvolvimento dos nossos profissionais, eles imediatamente enxergam um futuro positivo na empresa e logo pensam:
“Poxa, que legal, estou sendo reconhecido de verdade aqui dentro. Quero muito ficar e evoluir junto com o meu time.”
Curtiu o conteúdo? Então, já corre ler o nosso material sobre “Criar uma cultura de desenvolvimento contínuo” porque ele também está top! 😎