Pesquisa de Liderança: desenvolvimento e feedback para líderes
A pesquisa de liderança vai ajudar os seus líderes a crescer e evoluir. Vem entender como desenvolver a pesquisa e como passar o feedback!
Quando o assunto é feedback, a gente sabe: ele é peça-chave no desenvolvimento de qualquer profissional. Inclusive, já falamos muito aqui no blog sobre a importância de dar essa devolutiva aos colaboradores porque é com ela que eles crescem, aprendem e voam mais alto. ✈️
Mas, espera aí... e os líderes? Será que eles entram nessa roda? Spoiler: sim, e como! Líderes também precisam de feedback – e não só porque ninguém é perfeito, mas porque eles são responsáveis por guiar as equipes, definir rumos e inspirar resultados. Sem uma devolutiva, a liderança pode achar que tudo está sempre perfeito e estagnar.
E é aqui que entra a estrela do nosso show de hoje: a pesquisa de liderança. Ela permite mapear como nossos líderes estão se saindo, identificar pontos de melhoria e, claro, reconhecer as suas conquistas.
Então, que tal mergulharmos com a gente nessa ferramenta, entender como ela funciona e descobrir como usá-la para transformar a liderança na sua empresa?
Pesquisa de liderança: por que aplicar?
Sabe aquele líder que acha que está arrasando, mas o time já nem sabe como disfarçar os olhares cruzados nas reuniões? Pois é, acontece (e até mais do que você imagina).
Liderar, assim como a gestão de pessoas, é uma arte, mas até os maiores artistas precisam de críticas construtivas às vezes para chegar na obra-prima. E no ambiente empresarial, essas críticas são dadas a partir de feedbacks, que dependem de pesquisas como a de liderança, para saber o que está indo bem e quais áreas precisam de uma repaginada.
E olha, se tem uma coisa que poucos sabem sobre a “pesquisa de liderança”, é que ela é praticamente uma ferramenta de mão dupla. Ela vai servir para dar aquele toque no gestor que está perdendo o ritmo, mas também vai abrir espaço para o time compartilhar suas percepções de forma honesta sobre como melhorar a relação entre a equipe e liderança.
Além disso, a pesquisa, quando bem aplicada, pode revelar tendências que passam despercebidas no nosso dia a dia de trabalho. Por exemplo, já pensou que talvez as expectativas dos colaboradores sobre seus líderes tenham mudado? O que era top há cinco anos pode parecer ultrapassado…
Então, com feedbacks reais em mãos, conseguimos reverter qualquer cenário negativo e de “insatisfação”. Dá pra alinhar a liderança com o time, e manter todo mundo alegre e na mesma página.
Como desenvolver uma pesquisa de liderança
Show! Agora que já vimos a importância de aplicar a pesquisa de liderança, vamos colocar a mão na massa e saber como exatamente podemos desenvolver essa pesquisa.
1- O que sua pesquisa deve capturar?
Antes de sair distribuindo formulários por aí, respire fundo e pense: o que você quer descobrir? O foco é medir a comunicação? O nível de inspiração? Ou talvez o índice de confiança entre líder e equipe? Quanto mais claros forem os objetivos, mais certeiras serão as perguntas.
E lembre-se: um bom questionário é direto ao ponto, mas abrangente o suficiente para mapear as nuances do trabalho de liderança.
2- Todo mundo precisa entender o porquê
Ninguém gosta de responder pesquisas só por responder. Por isso, para que os colaboradores participem de verdade, explique com antecedência qual é o propósito da pesquisa de liderança: ela não é uma caça às bruxas, mas uma ferramenta para melhorar o ambiente de trabalho e a relação entre líderes e equipes.
Ahhh, não esqueça de garantir também o anonimato das respostas – isso aumentará a sinceridade e a qualidade dos dados.
3- Desenhando perguntas que realmente fazem sentido
Esqueça as perguntas genéricas e invista em questões que realmente refletem a realidade da sua empresa.
- "O líder está aberto a novas ideias?"
- "Ele se comunica de forma clara e objetiva?"
- "Como você acha que o líder manda bem (ou não) quando a coisa aperta?"
Misture perguntas quantitativas (com escalas de 1 a 10, por exemplo) com qualitativas (onde o colaborador pode detalhar suas respostas).
4- Chegou a hora: foco nos dados
Depois de receber as respostas, analise-as com calma e sem julgamentos. Você certamente não vai gostar de todas as devolutivas, mas lembre-se: elas são importantes e precisam ser compartilhadas para melhorar a experiência de todos.
Quais padrões aparecem nos dados? Existem pontos críticos que precisam de atenção? Use as respostas para traçar um panorama completo da liderança.
5- Transforme os resultados em ação
Nada mais frustrante do que uma pesquisa que termina na gaveta, né? Quer impedir que isso aconteça? Logo após aplicá-la, pegue os resultados, traduza-os em planos de ação e compartilhe-os com os líderes o quanto antes.
LEIA TAMBÉM | Desenvolvimento de lideranças: qual o desafio do RH?
Dando o feedback para os líderes!
Assim que tiver aplicado a pesquisa de liderança e avaliado as informações, finalmente chegou o momento de compartilhar o feedback com os líderes.
Como eles vão reagir às respostas?
A forma como você vai apresentar os resultados é muito importante para o desenvolvimento deles, por isso, será preciso que você realize uma abordagem estratégica. Confira algumas dicas que podem ajudar:
😌 Seja direto, mas com delicadeza
Nada de apontar os erros logo de cara; a ideia aqui é construir soluções juntos para que liderança, o time e a empresa prosperem.
Então, que tal começar explicando os pontos que podem ser melhorados em um tom que os encoraje, falando algo como: "Percebi que sua equipe sente falta de mais clareza nas orientações. Talvez reuniões semanais mais objetivas possam ajudar!"
💪🏽 Reconheça os pontos fortes
Antes de falar sobre as melhorias, pode ser interessante destacar os acertos e pontos fortes porque isso vai reforçar a confiança do seu líder. Por exemplo: "Você tem uma habilidade incrível de motivar sua equipe, e isso é um ponto forte que queremos potencializar ainda mais."
📋Traga exemplos concretos
Feedback sem contexto é como um barco sem remo, por isso, não deixe de usar dados da pesquisa ou situações do cotidiano mesmo para embasar suas colocações. Por exemplo: "No último projeto, as metas estavam meio nebulosas, né? Isso acabou dando um nó nos prazos. Como podemos ajustar isso no próximo ciclo?"
😎 Transforme o feedback em um plano de ação
Falar só por falar não ajuda muito, então, outra dica importante do time Umentor é sair do piloto automático e propor ações que fazem diferença.
O que acha de:
"Que tal a gente montar um plano de desenvolvimento, focado em comunicação e como lidar com conflitos? Daqui a três meses, a gente revisita tudo juntos!"? Isso mostra que você está acompanhando o crescimento do líder e ajudando a desempenhar o seu papel!
💡Crie um espaço de troca
Dar feedback não é monólogo. Portanto, deixe que o seu líder também traga suas percepções, dúvidas e até desafios, pois é a partir dessa troca que vocês vão conseguir chegar a uma solução juntos e descobrir como podem agregar ainda mais para o fortalecimento do time e empresa.
E aí, já sabe quando vai aplicar sua pesquisa de liderança? Se você gostou do artigo, compartilhe com um colega de RH que também precisa saber das dicas!