Calendário de RH 2025: programando as datas
Ei, chega aqui um minutinho e me conta uma coisa: já se pegou perdido no meio de mil tarefas, olhando pro calendário e pensando "Meuuu Deus, como é que eu organizo tudo isso sem pirar? 😱"?
Relaxa, porque nós estamos aqui pra te dar aquela mão, e trazer sugestões de como deixar o seu 2025 redondinho.
Então, já pega o seu café, respira fundo e prepare-se porque vem coisa boa por aí! 😌
Calendário de RH 2025: bóra organizar esse negócio!
Janeiro: hora de afiar os lápis e planejar as ações 📝
Janeiro é aquele mês com cara de caderno novo, e por isso ele é ideal pra olhar o ano inteiro que vem pela frente e traçar as grandes metas. Mas, ó, calma que não precisa correr e sair desesperado espalhando mil post-its pela mesa.
O que vamos fazer em primeiro plano? Alinhar com as lideranças quais são as prioridades estratégicas pra 2025. Desde as grandes campanhas de endomarketing até os ciclos de avaliação de desempenho, tudo começa com planejamento.
Outra dica: Janeiro também é ótimo pra revisar as políticas internas e atualizar o que tá meio ultrapassado. E, se ainda der tempo, organizar aquela mini-reuniãozinha com o time pra reforçar os valores da empresa.
Fevereiro: pesquisa e mapeando de liderança 🕵️♀️
Depois de organizar e planejar as ações em janeiro, fevereiro é perfeito pra aplicarmos uma pesquisa de liderança. A mente dos colaboradores ainda tá fresquinha sobre o ano que passou, então podemos aproveitar disso pra descobrir como eles estão enxergando os gestores e aplicar ações de melhoria (caso houver necessidade).
Na pesquisa, pergunte sobre comunicação, clareza de metas e suporte oferecido pelo líder. Não precisa ser muito longo, ok? Mas tem que ser certeiro!
Por que aplicar a pesquisa agora? Se os feedbacks indicarem pontos fracos, dá tempo pra planejar treinamentos específicos ou até mentorias individuais para os líderes antes que as demandas mais urgentes do ano comecem.
Março: pesquisa de clima 🌦️
Já passou o carnaval, a rotina voltou com tudo e a equipe tá a mil por hora. Então, porque não embarcar nessa vibe alto astral para puxar aquela pesquisa de clima e entender como anda o moral do time?
Aqui, crie perguntas que vão direto ao ponto. Nada de encher o formulário com questões que ninguém entende ou não fazem sentido! 🤪 Pergunte sobre satisfação com o trabalho, alinhamento com os líderes, e até aquele "de 0 a 10, como você tá se sentindo aqui?".
Abril: hora de conectar o time com a cultura 🧡📢
Se março foi o mês para descobrir como está o moral e o engajamento do time, abril é perfeito pra gente dar aquele boost nas ações de endomarketing. Afinal, você vai ter tudo nas mãos para definir medidas criativas para aumentar o engajamento e reforçar a cultura.
O que pode rolar?
Planeje campanhas que conectem os valores da empresa com o dia a dia do time. Pode ser uma série de conteúdos internos mostrando histórias inspiradoras, competições saudáveis entre os setores, ou então eventos pós trabalho pra aproximar todo mundo (o que melhor que salgadinho e cervejinha pra gerar conexão? 🤤).
Maio: treinamentos pra que te quero! 🚀
Maio é o mês pra dar aquele gás na equipe. Afinal, já estamos nos aproximando da metade do ano, e precisamos correr pra começar os treinamentos para fortalecer as skills.
Aqui, você pode planejar trilhas de aprendizado e workshops sobre temas que fazem os olhos da galera brilharem. E, pra deixar a jornada ainda mais divertida, inclua dinâmicas, palestras curtas e treinamentos gamificados para todo mundo ficar se sentir gamer!
Julho: avaliação de desempenho🎯
Chegamos ao meio do ano e é momento de desacelerar um pouco, dar uma pausa e refletir sobre tudo o que foi feito até aqui. Mas, calma lá, avaliação de desempenho não precisa ser aquele processo “pesado” que todo mundo tem medo ou odeia. Dá para deixar as coisas mais leves, sim!
Para isso, priorize feedbacks construtivos e ações práticas. Por exemplo, depois de apontar um ponto a melhorar, já sugira ao colaborador um plano de desenvolvimento personalizado para ele sair motivado e confiante.
Você também pode organizar uma roda de conversa para o pessoal trocar experiências, o que acha? Assim, todos podem dar sua própria visão sobre o que acertaram e o que podem melhorar.
Setembro: mês da criatividade e vibe zen 🧘🧠
Ahhh, a primavera! O mês mais leve do ano chegou, e depois de um cronograma agitado, nada melhor do que relaxar um pouco e dar um gás na criatividade.
Mas não confunda relaxar com perder o foco, hehe. A ideia aqui é dar aquela atenção redobrada para a saúde e o bem-estar mental dos nossos líderes e colaboradores.
Fazer isso vai nos ajudar a “resetar” o cérebro do pessoal, e estimular todo mundo a pensar fora da caixa. Como tornar esse mês mais relax e criativo?
- Que tal promover uma pausa criativa com atividades de mindfulness?
- Você também pode reunir colaboradores de diferentes departamentos para um hackathon focado em soluções criativas para desafios internos;
- Montar um painel digital, onde o time compartilha suas práticas saudáveis e os resultados alcançados com a rotina mais fit também é interessante;
- Preparar um happy hour para os colegas trocarem ideias e comer aquele bolinho ou cupcake, vai trazer mais leveza para as demandas. Aqui, nós amamos bolo de cenoura, e por aí?
Outubro: planejamento 2026 – sim, tá na hora! 🔥
Depois que as baterias forem recarregadas, outubro é o mês pra começar a planejar o próximo ano. E ó, não tá cedo não, hein? Depois daqui, as demandas começam a acelerar e só perdem velocidade lá por dezembro, no período de recesso.
O que organizar?
Faça reuniões com os líderes pra entender o que funcionou bem (e o que flopou) em 2025. Esse é o momento de criar um rascunho das metas do próximo ano e revisar os processos que precisam daquele upgrade.
Ahh, também é um período ótimo pra pensar em ações de fechamento do ano, tipo premiações internas, um coffee break especial ou uma retrospectiva bem-humorada dos melhores momentos.
Dezembro: o fechamento perfeito! 🎊
Dezembro é o mês que praticamente grita por "pausa e confraternização". Depois de um ano inteiro de trabalho duro e esforço do time, nada mais merecido do que reconhecer as conquistas de todos e comemorar juntos.
Aqui, você pode organizar um evento de final de ano que vá além do básico. Pode ser um happy hour em um boliche, um amigo secreto engraçado ou um troféu criativo para "o maior tomador de café" ou "o rei da fofoca".
Reserve também aquele momento informal para os gestores reforçarem o quanto o trabalho de cada um fez diferença. Essa dose de estímulo e reconhecimento vai deixar todo mundo inspirado para começar o próximo ano com tudo. 😎
Curtiu nossas dicas para deixar seu calendário de RH 2025 potente? A gente sabe que sim! Por isso, já corre ler o nosso outro conteúdo sobre “Calendário de endomarketing para 2025”, que ele também está, ó, in-crí-vel!